Oficina Brasil


Volkswagen celebra os 60 anos da Fábrica Anchieta

Sempre lembrada como a unidade responsável por veículos icônicos como VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, a fábrica é marcada por sempre estar inovando em seus veículos e levando cada vez mais novidades ao setor automotivo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

5

A Volkswagen comemorou os 60 anos da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. Inaugurada em 18 de novembro de 1959, ela é reconhecida como a primeira unidade construída fora da Alemanha. Na época, estiveram na inauguração o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, e os presidentes da VW alemã, Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk.

Ao longo dessas seis décadas a marca reforça a importância de sua fábrica, que começou a ser construída em 1956, se tornando referência no setor. A fábrica é sempre lembrada por abrigar atividades como estamparia, armação, pintura, montagem, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. A Volkswagen sempre procura elementos que facilitem e tragam a inovação para o setor.

A fábrica já passou por muitas atualizações importantes, até se tornar o complexo industrial que é hoje. No início da década de 1970, por exemplo, foi construído o laboratório de segurança veicular, levando a montadora a realizar testes de impacto no Brasil, área que viria ser ampliada e modernizada em 2015. Mais tarde, no início dos anos 2000, foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial que trouxe para a fábrica modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.

Assim, a Volkswagen Anchieta se tornava uma das mais modernas unidades do mundo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais. A chegada do Polo foi um divisor de águas, inovador em inúmeros aspectos, como design, conforto, tecnologia, qualidade dos materiais e acabamento.

De 1959 para cá, muita coisa mudou. Mas o DNA tecnológico continua em constantes renovações. A Anchieta foi a fábrica escolhida, há pouco mais de dois anos, como o ponto de partida para o processo de construção da chamada Nova Volkswagen, uma empresa ainda mais próxima e conectada com seus públicos.

Em agosto deste ano, a Volkswagen anunciou investimento de R$ 2 bilhões, destinados aos lançamentos de novos veículos em 2020. Como marca dessa nova fase da montadora, o carro chefe será o New Urban Coupé, veículo que inaugura um novo segmento no Brasil, trazendo muitas novidades, como design, sistema de infotainment, usabilidade intuitiva e conectividade.

Em abril de 2019, foi criado o Laboratório de Protótipo Virtual, permitindo acelerar o tempo de desenvolvimento do New Urban Coupé, um modelo 100% desenvolvido no Brasil, que, segundo o fabricante, “traz um conceito inédito em seu segmento no mercado brasileiro e conta com grande potencial para exportação”. Os investimentos em digitalização são uma parte crucial na estratégia da Nova Volkswagen, que está acelerando os processos e mudando a experiência dos clientes com a marca. De acordo com a montadora, o veículo está sendo produzido com alta tecnologia, como impressoras 3D, processos digitalizados, alto nível de automação e inteligência artificial.

Comentários