Oficina Brasil


ZM comemora 40 anos e conta suas expectativas para o futuro no setor automotivo

Entrevistamos Poliana Zimermann, Coordenadora de Vendas e Marketing da ZM, ela destaca a história e futuro da empresa, inovação tecnológica e como encara os desafios do aftermarket

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente da Coordenação de Vendas e Marketing da ZM?

Iniciei minha carreira muito jovem na empresa como assistente de marketing, departamento a que dediquei minhas atividades por 13 anos. Com o resultado das ações bem-sucedidas e aproximação com clientes e atividades de vendas, a coordenação do departamento de vendas aconteceu de forma natural e muito esperada. Ocupo essa nova função, desde maio, com a missão de aproximar cada vez mais os clientes da empresa, gerando novos negócios, e claro, crescendo cada vez mais com os fiéis clientes da marca.

O novo desafio chegou em um momento muito importante da minha vida profissional e pessoal e junto ao meu time, tenho certeza que colheremos bons frutos.

A ZM completa 40 anos em 2023, gostaria de saber como vocês enxergam essa história e as expectativas para o futuro da empresa?

É um orgulho muito grande fazer parte dessa história tão linda e sólida que a marca vem construindo ao longo desses 40 anos. A ZM é uma empresa em constante movimento e evolução. Preza sempre por qualidade e entrega lançamentos semanalmente, com o propósito de atender aos clientes com excelência em suas necessidades. Vejo um futuro longo e sólido por muitos anos e isso reflete em todos os colaboradores que também prosperam e se dedicam no ritmo da evolução da ZM.

Já que nossos leitores são técnicos, como a ZM trabalha a inovação e tecnologia dos seus produtos?

Contamos com um time de 30 engenheiros que trabalham diariamente focados no desenvolvimento tanto de peças, quanto de equipamentos e apoio fabril. Através de investimentos constantes em pesquisas, aquisições e novas tecnologias, combinados na formação de pessoal, a empresa obtém sucesso em garantir produtos de alta confiabilidade, sempre seguindo aos mais rígidos e exigentes padrões de qualidade mundiais.

Quais os principais lançamentos e novidades para este segundo semestre?

Como citei anteriormente, a ZM está em constantes movimento. Além de entregarmos mais lançamentos das linhas já consagradas de produtos, lançaremos no próximo mês a linha de Impulsores de Partida no mercado nacional, com um mix importante que cobre as principais frotas do país. Além disso, novos desenvolvimentos estão em processo para a linha mecânica. Aguardem novidades!

Qual a participação do mercado de reposição nos negócios da ZM?

Atualmente, temos 85% de participação do mercado de reposição.

Para o reparador independente o portifólio de aplicação é um fator importante para preferir uma marca, neste sentido gostaríamos de saber se a linha de produtos direcionados à reposição transcende as aplicações oferecidas na linha de montagem das montadoras?

Com certeza. Nosso foco principal é o mercado de reposição. Dessa forma, nosso volume de peças do mercado de reposição é muito mais extenso que OEM.

Na esteira da pergunta acima, o mercado de reposição ganhou muita complexidade nos últimos 10 anos pela diversidade de modelos, o que dificulta a atuação para a maioria dos fabricantes de autopeças, como vocês enxergam essa realidade?

A grande diversidade atual de nossa frota demanda um catálogo amplo de componentes para suprir o mercado de reposição e evitar que o proprietário do veículo fique sem opção de reparação. O desenvolvimento de projetos em uma fábrica de autopeças deve ter um estudo amplo e sistêmico para que os recursos investidos em ferramentais e demais meios de produção possam ser aproveitados para o maior número de componentes possíveis. A segmentação do desenvolvimento por plataformas/famílias de peças com uso de soluções que permitam flexibilidade de aplicação pode ser o ponto chave para que um projeto se torne viável. 

Ao conseguir resolver este “complexo quebra-cabeças” a empresa consegue ter uma oferta completa de produtos e atender à expectativa de disponibilidade da linha de produtos para o cliente. Um catálogo completo permite fidelizar o cliente e evita que o mesmo tenha que procurar a concorrência atrás de uma falta e acabe encontrando outras oportunidades.

Como funciona o procedimento de garantia da ZM?

Para garantir a satisfação do cliente e manter a qualidade dos produtos ZM, todos os componentes são cuidadosamente inspecionados e o conjunto é submetido a rigorosos controles de qualidade.

Oferecemos aos nossos clientes uma garantia com prazos diferenciados do mercado, por entender que a qualidade superior dos nossos produtos vai além do prazo legal. 

Os atendimentos são centralizados em nosso SAC, em que tratam de todos os casos e encaminham para o melhor direcionamento para resolução.

Vemos que vocês recentemente mudaram o número de 0800, por que isso ocorreu e muda alguma coisa para o reparador?

Ocorreu apenas por conta da exigência da operadora que precisou acrescentar dígitos ao antigo número.

Como a ZM enxerga o processo de eletrificação dos carros no Brasil?

Acreditamos que seja um processo natural, mas não um processo imediato. Durante muitos anos ainda existirão os carros movidos a combustíveis, como conhecemos hoje, porque ainda também existem muitos outros fatores a serem definidos para que a eletrificação seja efetiva e vão muito além da questão de custos. Cabe a nós continuar mantendo a frota existente abastecida de peças de reposição, para que possa continuar circulando em bom estado de conservação, procurando manter as manutenções dos veículos em dia. Essa seria uma questão de horas de conversa...

Em 2022 foi registrado um aumento de 20,51% no número de passagens de veículos nas oficinas de acordo com o Pulso do Aftermarket. Tal fato prova mais uma vez que o Aftermarket é à prova de crise. Quais aprendizados foram absorvidos pela equipe da ZM nestes últimos 3 anos?

Aprendemos com certeza que, assim como a saúde, a manutenção dos veículos é realmente um serviço essencial. Os carros precisam continuar circulando para que as pessoas comam, sejam socorridas, trabalhem. Não tem como parar caminhões, ônibus, carros e enquanto existir frota circulante, existirá manutenção a ser feita, que precisará de peças, que precisará de mão de obra e assim, a vida segue. E que bom!

As ações de cunho intelectual são de grande relevância para o público reparador. Além de desmistificar certos preconceitos junto à marca os treinamentos técnicos são importantes para o crescimento de indicadores da Indústria como MARKET SHARE E SHARE OF MIND. Como a ZM enxerga os movimentos de treinamentos junto ao público que decide a compra de seus produtos – o reparador?

Nosso investimento em informação e conhecimento, principalmente no que diz respeito à aplicação de nossos produtos, é constante. Mantemos um canal oficial no Youtube e no Instagram, sempre atualizados com o LabCar e LabTruck, onde nossos técnicos explicam sobre nossos produtos e ainda a série Aplique Certo, para as dúvidas de aplicação. São vídeos muito bem aceito pelos reparadores e acreditamos estar contribuindo com o setor, tão carente de informações vindas diretamente dos fabricantes.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para a senhora transmitir sua mensagem aos nossos 200 mil leitores (todos profissionais da mecânica e alocados em 53 mil oficinas como atesta o Instituto Verificador de Circulação). Fique à vontade para expressar o que quiser.

Gostaria de agradecer a todos os reparadores que ao longo desses 40 anos acreditam em nossa marca e nos nossos produtos, contribuindo para que a empresa continue sua jornada, buscando sempre atender às demandas do setor, inovando, atualizando e ampliando seu portfólio para que eles também possam atender cada vez mais clientes, gerando demanda para suas oficinas. 

Comentários