Oficina Brasil


Wega Motors promete ampliar seu portfólio ainda em 2019 e aposta em novo gerente de vendas para manter o processo de crescimento no aftermarket nacional

A previsão da empresa é de anunciar mais de 50 lançamentos ainda neste ano e outros 50 já no primeiro trimestre de 2020, com a intenção de continuar crescendo no mercado e levando soluções aos reparadores através de seu amplo portfólio

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conversamos com o mais novo gerente de vendas da Wega Motors, Thiago Messuca, que recentemente foi promovido ao cargo e nos falou sobre os principais desafios à frente do cargo e muito mais. Thiago é formado em Administração de Empresas e possui MBA em Marketing, com mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo.  

Oficina Brasil: Conte um pouco de sua trajetória profissional 

Thiago Messuca: Comecei minha carreira aos 18 anos, em uma agência especializada em trade marketing do setor de autopeças. Nesta agência tive a oportunidade de conhecer nosso segmento, visitando por três anos todos os elos da nossa cadeia de distribuição. No ano de 2001, fui trabalhar em uma indústria de correias e tensionadores, que na ocasião tinha acabado de chegar no Brasil, participando ativamente durante oito anos de todo o crescimento da marca, passando por diversas posições até chegar à supervisor de vendas nacional. 

Foi um grande aprendizado, onde pude desenvolver boa parte do relacionamento com os principais clientes. Em 2010 fui convidado a trabalhar em outra indústria de correias e tensionadores, também como supervisor nacional de vendas, com a missão de reestruturar a política comercial da empresa. Após cinco anos de grandes conquistas, fui chamado para trabalhar em uma grande empresa de rolamentos como gerente de contas, atendendo os maiores distribuidores da reposição automotiva. Estou na Wega Motors desde agosto de 2017 com a responsabilidade de dar continuidade ao processo de crescimento da empresa no aftermarket brasileiro. 

OB: A Wega é uma empresa que vem crescendo no mercado ano após ano. Quais os desafios que esse desempenho traz para a área de vendas? 

TM: Nosso maior desafio é fazer a empresa continuar crescendo de forma sustentável, em todas as linhas de produtos. Com 17 anos de presença no mercado brasileiro, a Wega tem um sistema de trabalho para atender todas as regiões do Brasil. Hoje temos três supervisores de vendas, cinco técnicos palestrantes, nossa equipe de marketing, equipe de suporte e atendimento ao cliente, quinze representantes, e ainda uma ampla equipe de promotores de vendas que se comunicam diretamente com os reparadores em todo Brasil, fortalecendo ainda mais o relacionamento da marca com o setor. 

OB: O mercado de filtros automotivos no Brasil é bastante concorrido e com marcas muito tradicionais, o que gera uma oferta abundante de produtos. Qual a estratégia da Wega para se diferenciar no mercado? 

TM: Com certeza nosso diferencial é ter a linha de filtros mais completa da América Latina, resultado da nossa constante busca para oferecer ao reparador o que há de melhor em variedade e qualidade. São mais de 1.900 itens, com mais de 38 mil aplicações para veículos nacionais e importados. Além disso, estamos atendendo os pedidos com o percentual de 98% despachados em até 24 horas após a entrada do pedido. Nos distribuidores que avaliam o atendimento dos pedidos pelos fornecedores, a Wega é premiada constantemente pela sua eficiência de entrega. 

OB: Esta estratégia tende a ser a mesma nos próximos anos? 

TM: Vamos manter o investimento em nossa operação, principalmente na divisão de pesquisa e desenvolvimento. Mesmo a empresa sendo líder na cobertura de linha de filtros, ainda temos grandes lançamentos pela frente. 

OB: Quais são os desafios atuais da empresa? 

TM: Atualmente nosso maior desafio é aumentar nossa participação de mercado na linha pesada, além de continuar investindo nos lançamentos de novos produtos. Nossa meta é chegar ao final de 2020 com o segmento pesado representando 20% do nosso negócio. Hoje temos cinco técnicos no Brasil que visitam transportadoras, frotistas, empresas de ônibus e usinas com o objetivo principal de homologar nossos produtos, além de dar treinamentos aos aplicadores. 

OB: Como a empresa enxerga o reparador independente? 

TM: O reparador independente é o elo mais importante do produto com o consumidor final e tem um papel fundamental no mercado de reposição. Por este motivo a Wega tem um grande investimento na comunicação com os aplicadores para entender todas as suas necessidades. Hoje temos um time de mais de 30 profissionais para visitar os aplicadores em todo Brasil, levando informações e treinamentos para os reparadores. 

OB: Quais os principais lançamentos e novidades da empresa para o final do ano? 

TM: Até o final de 2019 vamos lançar mais de 50 novos produtos e a principal novidade é o lançamento da linha de filtro de câmbio automático. Este é um segmento que já tem grande demanda no mercado de reposição e a tendência é crescer ainda mais. Em 2019 os carros com câmbio automático, CVT ou automatizado já representam 50% da venda de carros novos, isso mostra o potencial de manutenção para os próximos anos e a Wega mais uma vez está saindo na frente. 

OB: E para o próximo ano, o que podemos esperar de novidades? 

TM: Já temos em nosso cronograma mais de 50 lançamentos para o primeiro trimestre de 2020. Com a ampliação de modelos da frota brasileira e muitos lançamentos recentes das montadoras, temos uma oportunidade grande de continuar expandindo nosso portifólio. Além disso, teremos em breve uma grande novidade voltada para o relacionamento com os reparadores, aguardem! Nas redes sociais manteremos nosso foco em marketing de conteúdo para os seguidores, como informações de aplicações, conversões, curiosidades e lançamentos, estando cada vez mais próximos do nosso público. 

OB: Quais os eventos do setor a empresa participou neste ano? Pode nos falar a importância destes eventos e o saldo final para a empresa? 

TM: A Wega Motors participa dos principais eventos e feiras do aftermarket brasileiro. Em 2019 os destaques foram as feiras Automec em São Paulo, a maior do segmento na América Latina e a Autonor em Recife. Nestes eventos temos a oportunidade de compartilhar e fortalecer o relacionamento com nossos distribuidores, varejistas e reparadores, além de divulgar os lançamentos e novidades de nossa empresa. 

OB: E quais as expectativas para 2020? 

TM: Nossa expectativa é muito positiva, mesmo com o cenário nacional mostrando muitas dúvidas. Acreditamos que a reposição automotiva andará na contramão do mercado e tende a crescer muito em 2020. A Wega Motors tem uma estrutura diversificada de vendas e tem estratégia para estar sempre próxima do mercado e dos reparadores, avaliando e buscando atender as necessidades relacionadas aos nossos produtos. Em 2020 temos objetivos ambiciosos de crescimento e ainda temos uma fatia de mercado para conquistar. 

OB: Qual recado você gostaria de deixar para o público? 

TM: A Wega Motors acaba de celebrar 50 anos de existência e agradece a confiança dos reparadores na aplicação de nossos produtos. Manteremos nossa missão de satisfazer plenamente as necessidades do mercado brasileiro, fornecendo peças automotivas de alta qualidade. Fiquem ligados nas novidades em nossas redes sociais! 

Comentários