Oficina Brasil


TEXACO e os desafios de atuar em um mercado cada vez mais diversificado e competitivo

Em uma entrevista exclusiva, Paulo Gomes, diretor de Marketing da Iconic, destaca sobre o crescimento da linha de produtos, a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante e o setor aftermarket

Compartilhe
Por Wellyson Reis


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Iconic integra os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, sendo responsável pela marca Texaco. Ao longo dos anos, a fabricante tem realizado inúmeros investimentos para consolidar cada vez mais a marca. Hoje, Paulo Gomes garante levar cada vez mais qualidade e inovação ao mercado automotivo.

Conte um pouco de sua trajetória profissional até ocupar a Diretoria de Marketing da ICONIC?

Minha trajetória profissional começou há pouco mais de 23 anos na Texaco, onde iniciei como estagiário e posteriormente atuei como suporte comercial para as equipes de vendas de combustíveis e lubrificantes, na Central de Serviços. Segui minha carreira como Consultor de Negócios no interior de São Paulo, atendendo à rede de Postos Texaco. Na sequência assumi a Gerência de Vendas no Nordeste, e logo após processo de aquisição do negócio de combustíveis da Texaco pela Ipiranga, fiquei responsável pela Gerência de Vendas no Centro Oeste. Passado alguns anos, cheguei ao Rio de Janeiro para atuar na unidade de lubrificantes da Ipiranga, passando pelas gerências comercial e de planejamento e marketing, participando do processo de formação da joint venture. Portanto, desde a formação da ICONIC, assumi a diretoria de Marketing com a responsabilidade de gerenciar as duas marcas que a ICONIC atua no mercado, Ipiranga Lubrificantes e Texaco Lubrificantes. Certamente minha trajetória profissional e conhecimento das 2 marcas ao longo deste período têm sido muito importantes nesta nova empresa que iniciamos há 2 anos.

A Texaco é uma marca que vem crescendo no mercado ano após ano. Quais são os desafios que esse desempenho traz para a empresa? 

O principal desafio da Texaco é estar sempre à frente do seu tempo. Somos uma marca global e com mais de 100 anos de atuação no mercado brasileiro, mas sempre fomos pioneiros e buscamos novas tecnologias para trazer inovação e performance para nossos produtos. Estamos sempre em busca de unir tecnologia, pioneirismo e a tradição de uma marca que nunca para de evoluir.

O mercado de lubrificantes automotivos no Brasil é bem concorrido e com muitas marcas tradicionais. Como a Texaco se diferencia em comparação às concorrentes e qual a estratégia para se destacar no mercado aftermarket?

A Texaco se diferencia porque tem no DNA da marca o desenvolvimento de tecnologia de ponta e o compromisso de oferecer ao mercado produtos que trazem melhor performance, economia de combustível e maior vida útil dos motores e equipamentos em geral. Estamos presentes nas principais montadoras do Brasil e do mundo, o que mostra que o mercado reconhece a nossa tecnologia, juntamente com os serviços que compõem toda a nossa proposta de valor da marca.

Os lubrificantes, acompanhando a evolução dos motores, deram um verdadeiro salto de tecnologia, como a Texaco enfrenta este desafio?

Estamos sempre trabalhando alinhados às mais modernas tecnologias do mundo para o setor automotivo e suas respectivas demandas, e para isso contamos com profissionais da mais alta qualificação e experiência no desenvolvimento de produtos, através de nosso Centro de Tecnologia localizado no Rio e Janeiro. Além disso, como uma marca global, temos todo o suporte e trabalhamos em conjunto com os demais Centros de Tecnologia do mundo.

Neste sentido e levando em conta o público reparador automotivo, o programa Oficina do Futuro leva informação técnica para auxiliar estes profissionais, neste desafio, esta estratégia tem trazidos resultados para a marca?

Acreditamos que podemos mudar o futuro por meio da capacitação. Por isso, investimos na capacitação do mercado e dos nossos clientes. Acreditamos que, ao ter mais informação e mais conhecimento sobre a tecnologia disponível, os reparadores poderão oferecer melhores produtos e melhores serviços para os seus clientes

Ainda na esteira da ação Oficina do Futuro, há uma parte do programa dirigido aos donos de oficinas, disseminando conteúdos de gestão, o que igualmente vai ao encontro das necessidades deste público. Vocês percebem esta sintonia no diálogo com os proprietários das reparadoras independentes que participam dos treinamentos?  

Sim, os treinamentos têm o objetivo de contribuirmos para o desenvolvimento dos negócios de nossos clientes, e essa relação acontece também com os donos de reparadoras. Ao oferecer conhecimento para uma melhor gestão de seus negócios, nós contribuímos para construir um futuro melhor.

Mirando um pouco o mercado além de veículos leves e comerciais, há perspectivas de lançamentos de produtos neste e em outros segmentos? 

Sim, estamos sempre alinhados com as tendências do mercado e com as mais modernas tecnologias para o setor automotivo, além de outros setores importantes como o industrial por exemplo. E o lançamento de novos produtos é parte fundamental de nossa estratégia de oferecer aos diversos setores que atuamos.

De maneira geral quais as expectativas da marca Texaco para 2020?

Em 2020, vamos estar ainda mais perto dos nossos clientes, com novas edições das Oficinas do Futuro e novos temas nas Videoaulas Texaco, nosso curso online voltado para mecânicos, estudantes de mecânica automotiva, profissionais do setor de manutenção automotiva, proprietários de oficina e centros automotivos e profissionais de autopeças. Com isso, vamos ajudar nossos clientes a ter mais conhecimento e construir seu futuro.

Fique à vontade para mandar sua mensagem aos nosso mais de 200 mil leitores, todos profissionais de mecânica automotiva.

Quero agradecer a todos os profissionais de mecânica automotiva pela confiança que tem demonstrado na marca Texaco ao longo de toda sua trajetória. Certamente vocês têm um papel muito importante que é cuidar dos veículos dos brasileiros. Da mesma forma, o compromisso da marca Texaco é cuidar, juntamente com vocês, não somente dos veículos através de nossos lubrificantes, mas também temos o compromisso de levar a vocês profissionais de mecânica cada vez mais informações e conhecimentos que possam apoiá-los no desenvolvimento de seus negócios.

Comentários