Oficina Brasil


Renault destaca a importância do pós-vendas e investe em aproximação com os reparadores

Em mais uma entrevista exclusiva, falamos com Régis Rodrigues, Gerente de Pós-vendas. Ele ressalta que haverá uma ampliação no portfólio da marca Motrio, a importância do reparador independente e as estratégias futuras da montadora no aftermarket automotivo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente do setor de Pós-vendas da Renault?

Iniciei minha carreira no setor automotivo em 2002 na Ford Motor Company do Brasil como estagiário da área de controladoria nas áreas de logística e manufatura, das plantas de São Bernardo do Campo - SP e Camaçari – BA. 

Nesta última, tive a oportunidade de morar por 5 anos em Salvador trabalhando na área de controladoria da manufatura.  

Em 2009, entrei no desafiador e empolgante mundo do Pós-Vendas, como um dos responsáveis por desenvolver a marca Motorcraft na América do Sul, sua estratégia de precificação, política comercial para a rede de concessionários e o desenvolvimento do portfólio da marca.

Em 2017, passei a gerir a área de atacado, com foco em ampliar a operação no mercado através de nomeações de Distribuidores Independentes. 

Esta fase foi muito intensa e me proporcionou adquirir conhecimentos muito importantes para a minha evolução profissional, passei a entender mais profundamente como o mercado independente funcionava.

Como resultado, as novas ideias que surgiram se transformaram em ações importantes aplicadas neste canal de tanta relevância.

Ao final de 2018 fui convidado a trabalhar na Renault do Brasil como gerente de marketing Pós-Vendas da América Latina com o objetivo de compartilhar meu conhecimento adquirido nesses últimos anos, sendo que desde o início de 2022, assumi a área no Brasil, sendo responsável pelo crescimento do volume de vendas de peças, pelo desenvolvimento da marca Motrio dentre outros projetos e atribuições.

Até aqui posso dizer sem sombra de dúvidas, um período de muitos desafios, mas também de entrega de grandes resultados, como gosto que seja.

A Renault é uma das principais montadoras do mundo, com uma das maiores frotas circulantes no Brasil. Neste cenário, como o senhor avalia a importância do Pós-Vendas nas metas de crescimento da Renault?

A Renault do Brasil tem um compromisso com o país e confiança neste mercado. Recentemente, confirmamos o investimento de R$ 2 bilhões no país para a produção de uma nova plataforma, a CMF-B, de um novo SUV e de um novo motor 1.0 turbo. Com isso, temos claro também que o Pós-Vendas na Renault, sem sombra de dúvidas, é um pilar de grande relevância em nossa estratégia.  

Atender bem ao cliente Renault independentemente de onde ele se encontra, seja em uma de nossas concessionárias, como no reparador de sua preferência, é vital para a visibilidade e evolução da marca.

Nosso foco é sempre fornecer a melhor e mais completa solução em peças e acessórios, seja Renault ou Motrio, mas também em serviços, com a qualificação de nossa mão de obra na rede de concessionárias, mas também compartilhando dicas e informações técnicas sobre a manutenção de nossos modelos aos nossos parceiros reparadores

Focando no mercado de aftermarket temos assistido um movimento da Renault de aproximação com o reparador independente, esta ação é considerada estratégica pela empresa? Por quê?

Sim. Como já citei, entendemos que o reparador independente é um parceiro muito importante em nossa busca incessante em atender bem ao cliente Renault independentemente de onde ele esteja com a aplicação correta da peça das marcas Renault ou Motrio.

Nosso “PULSO DO AFTERMARKET” apontou crescimento da demanda de peças nas oficinas em 2021 na ordem de 12,08%, e no primeiro semestre de 2022 em torno de 8,1%. Esta condição de mercado aquecido está sendo percebida nas vendas de peças Motrio para as oficinas independentes?

Com certeza. A atividade da nossa rede no varejo externo cresceu neste primeiro semestre 18,1%. Este crescimento acima da média de mercado é fruto do trabalho de aproximação que temos realizado com os reparadores através de conteúdos técnicos disponibilizados em nosso portal www.mecanico.renault.com.br, correta política de preços, além da qualidade percebida pelo mercado de nossas peças Renault e Motrio.

Apesar do mercado de serviços nas oficinas independentes se manter em alta, os efeitos da pandemia impactaram no abastecimento de peças de maneira geral, pois faltou até embalagem. Como a área da Renault lidou com este problema global? Atualmente podemos dizer que o abastecimento voltou ao normal?

Como previsto o problema continua e por isso, temos uma gestão dia a dia com as equipes sobre o tema. Temos de acompanhar esse processo quase que diariamente. O primeiro semestre ainda foi difícil. Acreditamos que a situação deve começar a melhorar no segundo semestre.

Ainda considerando os impactos da pandemia e falta de peças, o PULSO DO AFTERMARKET identificou um salto de 300% das compras das oficinas no ambiente on-line (da média de 2% para 6%). Porém, este patamar aparentemente se estabilizou. A Renault tem investido em lojas virtuais. Como é o desempenho deste canal? Há intenção de expandi-lo?

Sim. Atualmente temos nossa loja oficial no Mercado Livre com a participação da Rede de Concessionárias Renault atendendo a todos os clientes que queiram adquirir uma peça on-line. 

Temos concessionárias que participam ativamente deste canal de vendas presentes em cada principal capital de nosso país e a evolução das vendas que presenciamos é muito expressiva nesse último ano.

Quanto a expansão, sim, nosso objetivo é cada vez mais estar presente nas principais plataformas de e-commerce. Nos próximos meses falaremos mais a respeito. Temos muitas novidades legais chegando para nossos clientes.

No Brasil é sabido que o dono do carro costuma manter-se fiel aos serviços na concessionária até o fim do período de garantia, quando boa parcela dos proprietários migra para as oficinas independentes. Como a área de Pós-Vendas encara esta dinâmica do mercado brasileiro?

Internamente, buscamos sempre desenvolver estratégias para reter os clientes em nossas oficinas, mas como bem mencionou, este é um cenário conhecido por todos nós. 

Por isso, tomamos a decisão, há a alguns anos atrás, de nos aproximar cada vez mais dos reparadores independentes, oferecendo conteúdos técnicos (treinamento) através de nossos influenciadores e ofertas dedicadas de peças Renault e Motrio. Nossa responsabilidade é atender o cliente Renault independentemente de onde ele realize seu serviço.

Esse ano a marca Motrio ampliou seu portifólio tanto na parte de novas viscosidades como outros produtos também. O que o mercado pode esperar dessa marca nos próximos meses? Vocês pretendem investir na força dessa marca? 

Temos um time dedicado desenvolvendo produtos e estratégias específicas para a marca Motrio, acompanhando com muita atenção o mercado, nossos concorrentes, sua oferta e estratégias de vendas. 

Nosso objetivo é gerar ainda mais relevância da marca no mercado brasileiro e para isto nos apoiaremos no fortalecimento da relação entre Renault, nossa rede de concessionárias e nossos parceiros reparadores. 

Por isso, aguardem, pois o que fizemos até agora foi só o começo!

Considerando o cenário da pandemia, a Renault sentiu aumento da migração de clientes para o mercado externo mais rapidamente? A retenção desses clientes foi impactada? Visto que o mercado externo cresceu durante esse período, o quão proporcional a venda e entradas na oficina foram e estão sendo impactadas?

O parque brasileiro vem envelhecendo por conta do emplacamento dos últimos anos (efeito pandemia e falta de componentes). As passagens em nossas oficinas são reflexo do que acontece com este parque mais novo, mas respondendo sua pergunta, não sentimos a queda em

nossa retenção, ela se manteve de maneira proporcional ainda que as passagens, em termos de quantidade, tenham reduzido.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço livre para o senhor transmitir sua mensagem às nossas 53 mil oficinas e mais de 200 mil profissionais qualificados sintonizados em nossas múltiplas plataformas. Fique à vontade para expressar o que quiser!

Primeiramente gostaria de agradecer o espaço cedido para me apresentar aos profissionais leitores da Oficina Brasil, que ainda não me conheciam.

Em nome da Renault, reforço que o objetivo da nossa área de Pós-Vendas é estarmos juntos com vocês nessa jornada, buscando oferecer ao mercado independente uma solução completa, apoiando com informações técnicas, dicas de serviços e oferecendo sempre produtos de alta qualidade, com preços competitivos, das marcas Renault e Motrio, garantindo assim, que nosso cliente seja atendido com qualidade, na primeira vez, gerando menos custos e maior rentabilidade às oficinas.

Temos muitas novidades ainda para entregar ao mercado e tenham certeza de que podem contar com a Renault.

“ESTAMOS JUNTOS”! 

Comentários