Oficina Brasil


NGK destaca os desafios e novidades para o mercado de reposição

Célio Takata, Diretor Comercial, destaca os planos futuros da fabricante, a ampliação das linhas de componentes do sistema de ignição, a popularização do veículo elétrico e a importância do reparador independente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente da Diretoria Comercial da NGK? Sou engenheiro e tenho mais de 25 anos de experiência no mercado automotivo. Trabalho na NGK desde 1996, com atuação em diversas áreas: comecei pelo departamento de vendas a montadoras, passando por vendas e exportação, aftermarket doméstico, marketing, assistência técnica e logística, até assumir a diretoria de vendas automotivas e logística.

O mercado de velas de ignição tem apresentado novas marcas, no entanto a NGK neste segmento registra mais de 70% de market share.  Como a empresa avalia o desafio de se manter nesta liderança tão expressiva?

Como especialistas, participamos desde a concepção do projeto até a produção da maioria dos motores, podendo garantir também no aftermarket a especificação e a qualidade original de nossos produtos. Consideramos que market share é consequência da nossa política de excelência na qualidade dos produtos e serviços de atendimento a nossos clientes. 

Hoje a NGK foca sua linha de produtos no sistema de ignição (velas, bobinas, cabos), também nas sondas lambda. Na reposição observa-se um movimento das indústrias no sentido do “one stop shop”. Está nos planos futuros da NGK a ampliação das linhas?  

Sim, também acompanhamos o movimento de diversificação de produtos, porém sempre seguindo a nossa política de ofertar produtos com garantia de qualidade original.

Na aplicação OEM observamos velas de outros fabricantes, porém na reposição a preferência dos reparadores é por NGK. Considerando a diversificação de propulsores, qual a cobertura de aplicação do parque de motores no Brasil? 

Temos o compromisso de atender integralmente à necessidade de nossos clientes, somente com produtos que tenham garantia de aplicação, qualidade original e disponibilidade no mercado.

Considerando a complexidade de aplicação e tecnologia agregada entendemos que a sonda lambda é o produto mais desafiador para ser trabalhado. Nossa percepção procede? Caso positivo, como a NTK enfrenta este desafio junto aos reparadores para manter a liderança de market share? 

Este produto tem características técnicas adicionais a serem consideradas, porém os clientes NTK têm a garantia de nossa tecnologia para ofertar somente produtos adequados à sua aplicação.

Falando um pouco sobre bobinas, neste segmento a participação no OEM da NGK acontece em quais montadoras? 

Toda homologação NGK NTK somente é dada para produtos de aplicação e qualidade original. Neste caso, não temos fornecimento OEM diretamente.

Como a NGK está visualizando o desafio da popularização do carro elétrico? 

Este desafio está sendo considerado nas estratégias futuras, seguindo a nossa política de ofertar produtos adequados ao mercado; as análises e adequações corporativas estão em andamento.  

De acordo com o Pulso do Aftermarket (CINAU) o mercado crescerá dois dígitos em 2021. A NGK está percebendo este movimento na linha leve e comercial leve? 

Para este ano, concordamos com os dados da CINAU, porém não podemos deixar de considerar os efeitos do período pandêmico na tendência de mercado.

Por outro lado 2021 tem sido um ano ruim para as montadoras, inclusive com a falta de componentes, nestes sentidos como anda a divisão de faturamento da NGK entre o mercado de OEM, reposição e exportação?

A NGK do Brasil tem o privilégio de ter balanceado os negócios entre os mercados. Mesmo com as variações entre eles, podemos dizer que teremos um resultado bastante satisfatório.

Falando em falta de peças, o mesmo problema está sendo sentido na reposição. O abastecimento da NGK de suas linhas para os distribuidores sofreu ou ainda está sofrendo com falta de componentes? 

Também tivemos dificuldades de abastecimento que conseguimos contornar para atender a nossa produção, que está adequada às necessidades do mercado.

Aproveitando o fato que essa entrevista está sendo veiculada em dezembro (quando se comemora o “dia do reparador”/ qual a mensagem da NGK para nossos leitores?

Sem dúvida, este é um dos principais focos da NGK, que agradece aos reparadores o reconhecimento de nossos esforços em atendê-los com excelência em produtos de qualidade e serviços de atendimento. Certamente, comemoraremos juntos esta data tão importante! 

Comentários