Oficina Brasil


Benefícios para quem participa da rede de cooperação Âncora

A Rede Âncora Brasil, associação de comerciantes de autopeças do Brasil, nasceu em maio de 1998, em São Paulo, com o objetivo de atingir um volume considerável de compras, permitindo diminuir custos e ampliar benefícios aos seus associados.

Compartilhe
Por Vivian Martins Rodrigues


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Rede Âncora Brasil, associação de comerciantes de autopeças do Brasil, nasceu em maio de 1998, em São Paulo, com o objetivo de atingir um volume considerável de compras, permitindo diminuir custos e ampliar benefícios aos seus associados. A rede possui abrangência territorial, contando com mais de 750 lojas, que oferecem produtos e serviços em 14 Estados, além do Distrito Federal, nas linhas Leve e Pesada.

Seu sistema de compras é totalmente informatizado, permitindo acesso a mais de 100 mil itens, entre peças e acessórios, 24 horas por dia.  Os pedidos são atendidos, em grande parte, a pronta entrega por um dos centros de distribuição regional.

História
Foi criada em 21 de maio de 1998 em São Paulo (SP), quando seu fundador, Álvaro Pereira, uniu-se a outros doze empresários com o objetivo de elaborar soluções conjuntas para a administração de suas empresas. Hoje, após 14 anos de atuação no mercado brasileiro, é a maior associação de comerciantes de autopeças do país e a única com abrangência nacional.

O grupo foi desenvolvido com base no modelo norte-americano de redes de varejo de autopeças. Mantendo-se a individualidade e autonomia de cada membro, cuja administração é independente, a gestão integrada de produtos e a atuação em conjunto possibilitam elevar o volume de negócios, permitindo menores custos e outros benefícios.

Sua estrutura conta com centros de distribuição regionalizados, onde é possível encontrar amplo estoque para pronta entrega, um sistema web para pedidos 24 horas com aproximadamente 100 mil itens cadastrados e parceria com cerca de 86 fábricas.

Para o presidente da empresa Ogeny Pedro Maia Neto, a cooperação tem se revelado uma ótima opção de sobrevivência, crescimento e ampliação de lucros. Na Rede Âncora, empresas do mesmo ramo, antes concorrentes, tornam-se aliadas estratégicas e passam a trocar informações e tecnologias, em gestão, vendas e marketing.

Jornal Oficina Brasil: Conte um pouco da sua experiência profissional e criação da Rede Âncora.
Ogeny Pedro Maia Neto: Em 1988 comecei trabalhando com implemento rodoviário no setor de engenharia. Em 1994, montei uma empresa de peças e serviços em linhas pesadas e adquiri experiência na área. Já em 2005, fui um dos fundadores da Rede âncora no Paraná.  Na segunda gestão 2008 e 2009, assumi a presidência da ancora Paraná e 2010 e 2011, permaneci como vice presidente. Em 2011, a convite de Claudio Brondani, que então era o presidente,  e Sebastião bastos, vice- presidente, fiz um trabalho na linha pesada dentro da rede. Desenvolvi um bom trabalho e fui eleito presidente da gestão de 2012.

A rede tem 14 anos e começou em 1998 com 12 lojas em São Paulo, visando uma compra conjunta. Com o crescimento, expandiu-se para o Sul, Minas Gerais e outros estados. O trabalho de expansão surgiu da necessidade dos lojistas de autopeças sobreviverem no mercado. Foi criada a rede Âncora Brasil, o escritório nacional para tomar conta dos estados, tornando-se uma rede única e nacional. Todos os estados seguem as mesmas normas e diretrizes, a Âncora Brasil segue o que é determinado pelo conselho diretor que define o planejamento estratégico da empresa.

JOB: O que a Rede Âncora oferece ao lojista?
Ogeny Neto: Temos dentro da rede condições diferenciadas de prazos, preços e negociações. Além disso, oferecemos identidade visual, marketing no ponto de vendas, e auxilio na gestão para lojas. Disponibilizamos apoio e aproximamos a Indústria do associado, que vai ao ponto de vendas, fazendo ações e promovendo a loja. O lojista se beneficia disso e fica visto no mercado como uma loja que tem credibilidade.

JOB: Qual o tamanho da rede?
Ogeny Neto: Há 750 lojas em 14 estados e 302 municipios. São 206 lojas em linha pesada, e o restante, linha leve.

JOB: Qual o potencial de crescimento da rede?
Ogeny Neto: A Rede cresce em uma proporção de 20% a 30% ao ano, fugindo um pouco da curva, esse número é excelente em um mercado extremamente competitivo. Há estrutura para que a loja tenha apoio para se desenvolver no mercado e isso faz com que a Âncora atinja esses números de crescimento. Além disso, quando o lojista entra na Âncora, ele passa a ser sócio também, e sendo dono do negócio, ajuda a construir a rede Âncora.

JOB: Qual o caminho para quem quer se associar?
Ogeny Neto: O lojista deve procurar um Centro de Distribuição dentro do Estado.

JOB: Existe algum tipo de suporte para o reparador automotivo que compra na loja?
Ogeny Neto: As lojas promovem junto com as fábricas cursos de atualização. O nosso lojista convida o cliente reparador e são aplicados cursos e treinamentos de desenvolvimento profissional.

JOB: Há um projeto para a Universidade Âncora. Explique.
Ogeny Neto: Esse projeto tem previsão para vigorar em 2013 e o principal objetivo é transmitir cursos diretos das fábricas. Além de gestão de lojas, serão oferecidos cursos de gestão do Centro de Distribuição, atualização técnica do mecânico, entre outros, de forma online e presencial. O curso presencial hoje já é oferecido em lojas e agora o objetivo é desenvolver o projeto online.

JOB: Quais as principais dificuldades encontradas pelos lojistas?
Ogeny Neto: As principais dificuldades são de preços, atualizações, catálogos e informações.

JOB: Qual a importância da qualificação profissional dos reparadores para a rede? O que isso impacta?
Ogeny Neto: 70% a 80% das peças que retornam para a fábrica é por falta de informação na aplicação. Algumas vezes, a fábrica troca a peça, outras, negam a garantia. A indústria precisa investir mais em treinamentos para evitar situações como esta. O reparador precisa buscar as atualizações e o conhecimento, a qualificação profissional deve vir de todos os lados.
Acredito que o primeiro passo é o mecânico ser reconhecido como especialista, técnico automotivo, ou técnico em reparação Diesel. Isso para que a nova geração tenha vontade de seguir essa profissão. A fábrica deveria investir nisso.

JOB: Os lojistas conseguem atender os reparadores com peças?
Ogeny Neto: Como estamos ligados diretamente à Indústria, conseguimos fornecer informações técnicas direto do fabricante e repassar isso. Quando é lançada uma peça, automaticamente ela está disponível no nosso catalogo. No lançamento, o associado da rede já tem a possibilidade de adquirí-la e esse é um dos diferenciais oferecidos.

JOB: Como é vista a concorrência com o canal concessionário?
Ogeny Neto: Isso nos afeta bastante, até porque o concessionário tem vantagens de impostos sobre o nosso mercado de reposição.
Porém, acredito que a rede de concessionários ainda não possui potencial para atender a todos, pois as suas peças são de curva A.
Na rede Âncora, por exemplo, temos peças de A a Z.

JOB: O senhor assumiu a presidência em fevereiro. Quais são os projetos da sua gestão?
Ogeny Neto: A partir do final do ano lançaremos um site de vendas. O e-commerce atingirá todas as lojas do Brasil e o consumidor poderá escolher, no site qual a loja que deseja comprar. Haverá suporte de logística para todos os estados do Brasil e o projeto já está em fase final.

Outro diferencial apresentado é a rede de serviços multimarca da linha pesada, que contará com 206 pontos de apoio e 120 lojas com serviços agregados. Atenderemos o frotista de caminhão de norte a sul do país e teremos uma tabela padrão de atendimento, com mão de obra justa e garantia de peças. Além disso, há o desenvolvimento de expansão. Até o final do ano que vem,  a meta é atingirmos 1.200 lojas.

 

Comentários