Oficina Brasil


CONAREM lança manual com medidas necessárias sobre segurança do trabalho para orientar empresas de reparação

Estudo em parceria com o Senai oferece o passo a passo para que retíficas e oficinas atendam às exigências da norma NR 12

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Em todo o país, empresários da reparação, incluindo proprietários de retíficas, recebem notificações virtuais da fiscalização do trabalho pedindo a comprovação do uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e da aplicação das normas de segurança do trabalho. As empresas ficam sujeitas à autuação e o prazo para adequação, em geral, é curto.  Para auxiliar os profissionais na adaptação das oficinas e retíficas, eliminando os riscos de acidentes, com o menor investimento possível, o CONAREM, Conselho Nacional de Retíficas de Motores, desenvolveu uma cartilha de 249 páginas com detalhes sobre os riscos de cada máquina e soluções de adequação

Desta forma, o presidente do CONAREM, José Arnaldo Laguna, explica que o reparador possui uma forma prática e econômica para poder estar em conformidade com as novas exigências da NR 12. “Há muita falta de informação sobre o assunto e o reparador acaba sendo surpreendido pela fiscalização e tem pouco tempo para fazer as mudanças necessárias. O mais difícil é obter as orientações corretas. Muitas empresas estão despendendo custos altíssimos para fazerem as modificações que nem sempre são as adequadas para atender à norma, além de terem prejuízo financeiro, não conseguem resolver o problema”, informa Laguna.

Por isso, o CONAREM, em parceria com o Senai-SP, desenvolveu a cartilha direcionada para o setor, em busca de uma solução capaz de atender os reparadores e retificadores pelo menor custo possível.  

Diferentes lideranças, como fabricantes de máquinas e indústrias especializadas em segurança do trabalho, optaram pela produção da cartilha, já que as normas são muito extensas, algumas até internacionais, tornando o tema muito técnico e complexo.

Para a concretização do projeto, a colaboração do Senai-SP foi fundamental, pois a instituição possui uma área específica para tratar de assuntos relativos à segurança do trabalho. 

Uma vez coletado o material, o CONAREM sistematizou as informações na cartilha que auxilia o empresário a atender a fiscalização do trabalho e apresentar as comprovações em apenas dez dias.

Segundo Laguna, este trabalho atende à demanda de retíficas e oficinas da melhor forma possível, evitando transtornos de possível fiscalização, pois o empresário seguirá as especificações detalhadas do que deve ser feito. “Já vimos casos em que empresas gastaram muito dinheiro e, ainda assim, não estavam concomitante com as medidas que constam na NR 12”, alerta.

Comentários