Oficina Brasil


Citroën C3: quatro estrelas no teste de colisão da Latin NCAP, mas somente para passageiros adultos

Com quatro das cinco estrelas possíveis no quesito “proteção dos passageiros adultos”,modelo compacto da Citroën fica entre os mais seguros do mercado e até mesmo melhor do que modelos de segmentos superiores em avaliação de segurança

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Citroën C3 recebeu da Latin NCAP quatro estrelas (entre cinco possíveis) no quesito “proteção de passageiros adultos” nos testes de colisão realizados pela Latin NCAP. A avaliação coloca o C3 no mesmo patamar de modelos como Ford New Fiesta, Volkswagen Polo, Toyota Etios e Peugeot 208.

Na avaliação da Latin NCAP, o C3 se destacou pelo nível de proteção oferecido aos passageiros adultos pelos dois airbags frontais. Entretanto, para crianças o veículo não se saiu tão bem, alcançando apenas duas estrelas. Desenvolvido e produzido no Brasil, o índice de segurança do hatch se divide em:

• Segurança Ativa: o cuidado com a rigidez da carroceria do modelo otimiza a eficácia de suas suspensões, garantindo a estabilidade da distribuição dos esforços verticais sobre as quatro rodas. O sistema de freios, com ABS e REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) em todas as versões, foi desenvolvido para permitir frenagens seguras e controladas. 

• Segurança Passiva: o bloco dianteiro do modelo foi concebido para absorver, por via alta e baixa, a energia gerada no momento de uma colisão (Zonas de Deformação Programada). Já a rigidez do espaço interno é tenta evitar intrusões e deformações por meio da Célula de Sobrevivência. Cintos de segurança com limitadores de esforço e dois airbags frontais (obrigatórios) estão na lista de equipamentos; 

SOBRE O LATIN NCAP
O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional de testes de colisão de veículos independente e de qualificação de segurança para os locais citados. O Latin NCAP corresponde a programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicando os resultados de mais de meia centena de carros em várias fases de teste.

Comentários