Oficina Brasil


Risco calculado...

“Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais long=e é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da ‘segurança’ nunca vai muito além da margem”. Dale Carnegie

Compartilhe
Por Cassio Hervé


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Inspirados pela citação acima, refletimos sobre a situação entre o barco que navega na segurança da margem e o navegador aventureiro que se lança no cabo das tormentas, sem ao menos conferir a previsão do tempo. Contudo nos perguntamos: onde encontrar o meio termo? Ele existe? Ou temos risco ou “acomodação” como num sistema binário? 

Diante destas questões, entendemos que expressão “risco calculado” talvez seja o que melhor traduz a provável existência de uma linha mediana entre as duas situações extremas. 

Este tipo de reflexão foi muito exercitada pela equipe da CINAU, em parceria com o time da Fraga Inteligência de Mercado,  assim apresentamos com exclusividade, na mala-direta Oficina Brasil, o  trabalho de pesquisa que iniciamos no mês de maio sob pleno impacto da pandemia e culminou com o a elaboração do  PULSO DO AFTERMARKET. 

Foi preciso muita coragem e ousadia para afirmar, naquele momento, que o segmento de reposição iria se recuperar rapidamente e seria um dos menos afetados na economia nacional.

Mais do que isso, montamos um modelo econométrico que apontava quando o mercado voltaria ao normal, e ousamos responder  “the million dollar question”, apontando a queda total do mercado de reposição para o ano de 2020. 

Fomos ousados e arriscamos, pois não faz parte do DNA de nossas empresas navegar na margem da prudência, pois sabíamos que se assim o fizéssemos seriamos mais uma voz a aconselhar prudência, cautela, vamos esperar para ver, ninguém sabe que eu vai acontecer, etc..etc...

Porém, proporcional a nossa ousadia vinha o risco ao realizarmos tal afirmação naquele momento, por outro lado este risco estava sustentado em informações, dados e um know how de mais de 70 anos de experiência no aftermarket (somados os anos de atividades das nossas empresas).  

O resultado de tudo isso é que estamos comemorando, por termos acertado em nosso modelo, pelo aftermarket automotivo que mais uma vez se prova uma indústria resiliente nas crises e por todos os profissionais do setor que nos prestigiaram com sua atenção.

Este episódio desafiador e esta conquista nos estimula a continuar trabalhando cada vez com mais afinco, pois informação é algo essencial na tomada de decisão para as empresas que operam no aftermarket automotivo, onde o risco, como é natural, acompanha o dia a dia de todos os negócios.

Mas já que o risco é inevitável, que seja “calculado” e neste sentido conte com nossos serviços de BI (Inteligência de Marcado), pesquisa, potencial de demanda, SIDE-5, DSIC, enfim uma relação de ferramentas inéditas de consultoria que podem colocar sua empresa na direção da oficina no conceito que batizamos de “Demand Driven Company”.
Sabemos que mudar a forma de fazer negócios envolve altos riscos, porém se forem calculadas as chances de sucesso são maiores e a perdas mitigadas. 

Diante deste cenário, estamos felizes e otimistas exatamente como os 67% dos donos de oficinas que responderam nossa última survey (veja na matéria da página 14, que dá continuidade ao trabalho iniciado em maio). Assim,  encerramos este editorial com a certeza de que os que foram ousados (de forma calculada) devem  finalizar 2020 comemorando, certamente não o melhor resultado dos últimos anos, mas o fato de terem vencido a tormenta pilotando o barco que não ficou na margem mas que se aventurou na procela munido de dados&fatos e pilotado dentro dos limites do risco calculado.   

Have a safe and profitable trip!

Comentários