Oficina Brasil


Miragem

1-“efeito óptico que ocorre nas horas mais quentes, esp. nos desertos, produzido pela reflexão da luz solar, que cria uma imagem semelhante a um lago azul, onde por vezes se refletem imagens” 2-“aquilo que se apresenta como algo muito bom, mas que não é verdadeiro; falsa realidade, ilusão, quimera, sonho”. Definições de Oxford Languages.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Há um tema recorrente em conversas nas rodas (hoje virtuais) de executivos e líderes da indústria de autopeças referentes à “digitalização” do setor de reposição. Ouvimos frases do tipo “a digitalização é um caminho sem volta”, “as oficinas irão perceber as vantagens das compras pela internet, afinal compramos quase tudo pela internet”, etc...  

De nossa parte estudamos este tema ininterrupta e obsessivamente desde o primeiro simpósio sobre o tema promovido pela antiga AAIA (Automotive Aftermarket Industry Association) no distante ano de 2000 na cidade de Las Vegas. O evento contou com presenças de representantes do Google, Ebay e Amazon, na época empresas “novatas” pois tinham sido fundadas há questão de quatro ou cinco anos, mas já havia consenso que estes grupos estavam “escrevendo o futuro” da humanidade, o que realmente se confirmou.

Porém, quando lembramos das previsões desses gigantes sobre o futuro do aftermarket automotivo, como testemunhas podemos dizer que todas as predições desses “oráculos do Olimpo” estavam furadas, pois, passados 21 anos, não se confirmaram! 

Esses “monstros”  acertaram em tudo que previram e fizeram acontecer em quase todos os segmentos econômicos e suas conquistas foram além e hoje dominam o mundo. Suas propostas de valor mudaram o dia a dia da humanidade, porém após duas décadas a oficina (aqui e nos EUA) recusa-se a embarcar na onda digital.

Mais recentemente, para ser mais preciso, no ano de 2017, na mesma Las Vegas, na feira da AAPEX estávamos lá para assistir à Amazon lançar um plano arrojado para “dominar” o mercado de reposição a partir da oficina. (veja matéria em nosso portal - http://bit.ly/aapex-dez17).

Passados 12 meses no mesmo evento em 2018, a gigante capitulou e não se ouviu mais nada sobre o projeto do Jeff Bezos (CEO da Amazon) para mudar o dia a dia das oficinas mecânicas nos Estados Unidos... 

Convenhamos que esta situação é quase bizarra, pois a Amazon estuda o mercado de reposição por 17 anos e apresenta um plano que é rechaçado pelo mercado, pois a oficina mecânica nos Estados Unidos não embarcou em sua proposta.  

No Brasil nos últimos anos, assistimos alguns milhões em investimento virarem pó na construção de Market Places totalmente moldados para sanarem as “dores da oficina”, que na verdade não existem, a não ser na cabeça dos arquitetos desses empreendimentos. 

O fato de termos assistidos, aqui e nos Estados Unidos, a estas iniciativas em apresentações de PowerPoint “perfeitos” em interpretações empolgantes feitas por profissionais “com brilho no olhos” típico dos visionários que estão enxergando o “oásis” no futuro, porém diante da areia estéril da realidade presente nos veio à mente a palavra “miragem”, que dá título ao nosso editorial. 

Voltando às conversas entre executivos e líderes do nosso setor é comum ouvirmos que a “explicação” para o comportamento anti “E-Tailing” da oficina recai sobre os profissionais da mecânica com comentários do tipo “eles ainda não perceberam as vantagens ou ainda não aceitam bem o ambiente digital”. Ledo engano... quem conhece o dia a dia de um dono de uma oficina mecânica de linha leve, seja nos Estados Unidos ou aqui no Brasil sabe que este profissional é 100% digitalizado e um “heavy user” da internet. Ele só não compra peças pela internet por uma simples e lógica razão: este canal não traz produtividade a sua operação e o sistema analógico é muito mais eficiente.

Porém chegou a pandemia, os negócio do comércio eletrônico que já estavam em alta dispararam como um foguete no mundo todo. E na oficina?

O PULSO DO AFTERMARKET ,criado pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva unidade de consultoria, pesquisa e BI (Business Intelligence) do Grupo Oficina Brasil, identificou que as compras de autopeças pelas oficinas na internet cresceram 360% neste período! Saltaram da média de 2019 que ficava em torno de 2% (e sempre focada nas peças “mosca branca”) para inacreditáveis 7,5% na última medição no início de abril (veja matéria na página 14). Detalhe: 96% das compras no onipresente Mercado Livre. 

Será que o reparador acordou? Finalmente descobriu a cura para suas dores? Porém quando verificamos que na experiência de compra no canal digital  (também medido na pesquisa) é indicado que 58% compraram a peça errada fica evidente que esta “corrida” ao canal digital só tem uma explicação lógica: o desespero. Desespero provocado pela falta de peças, que está batendo recorde em medição na mesma pesquisa. 

Diante desses dados e fatos nossa previsão amparada na racionalidade é a seguinte:  assim que o abastecimento de peças voltar ao normal, as compras da oficina no canal digital  retornarão ao patamar de 2 a 3% sempre e com foco em itens do tipo mosca branca.

Superado este momento, a miragem continuará não passando de uma miragem.

Grupo Oficina Brasil

Comentários