Oficina Brasil


VW UP! 2015 com motor superaquecendo

O compacto da montadora alemã, equipado com o motor EA211 1.0 12v MPI de 82cv, abastecido com etanol, chegou à oficina após o motor ferver, transbordando o líquido de arrefecimento do reservatório.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Verificando que o motor chegava aos 130°c, o reparador substituiu a bomba d’água e o sensor de temperatura, mas o defeito persistiu, e por isso retirou o cabeçote e o encaminhou para uma retífica de sua confiança, que diagnosticou um leve empenamento no componente.

Após realizado o reparo no cabeçote, o profissional instalou o componente, junto com bomba d’água e sensor de temperatura originais, já na primeira partida a luz de temperatura começou a piscar, ao desligar o motor e dar partida novamente, a luz apagou.

Testando o comportamento do sistema de arrefecimento, o técnico percebeu que mesmo com o painel marcando 90°c, no scanner constava 110°c e subindo, e ao testar o veículo na rodovia, chegava a 126°c e acendia a luz de temperatura, porém não fervia, o líquido de arrefecimento mantinha-se normal.

Sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao apresentar a problema no fórum com detalhes sobre os sintomas bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema.

O primeiro reparador a se pronunciar perguntou se o reparador não havia substituído as válvulas termostáticas e finalizou perguntando se acionando o eletroventilador via scanner as velocidades funcionavam normais.

O mesmo colega do setor chamou atenção para o reparador tomar ainda mais cuidado para tirar o ar deste sistema, pois como são dois circuitos de água requer maior atenção.

O reparador, ao ler as perguntas e dicas do colega, respondeu prontamente que a bomba de água com as válvulas foram trocadas e colocadas as originais, destacou ainda que a temperatura com o carro funcionando parado fica a 90 graus, entretanto, no scanner fica acima de 110 graus e concluiu informando que se trafega com o veículo a temperatura chega a atingir 126 graus no painel e a luz da temperatura no painel acende, mas a água não ferve. 

O segundo colega a deixar sua contribuição destacou que primeiro a temperatura do painel não é real, e que nestes modelos o reparador vai seguir apenas a indicação do scanner, e finalizou indicando que no painel de instrumentos o valor de temperatura é apenas um valor médio e não o que está realmente no motor.

O mesmo colega continuou chamando a atenção para o fato de se a temperatura está chegando a valores tão altos, precisa analisar a troca de calor do radiador, pois parte da saída deve estar pelo menos 10 graus abaixo da temperatura de entrada, e utilizando-se de sua experiência informou que para tirar ar neste modelo, utiliza um sistema que gera vácuo, fechando as mangueiras todas, e puxa a solução arrefecedora.

O terceiro colega do fórum a contribuir indicou que o reparador verificasse qual pressão que chega no reservatório do sistema de arrefecimento, destacando que poderia ser que esteja passando um pouco de pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento e para pegar isso é necessário instalar um manômetro de pressão no reservatório, deixar o motor funcionando ou até andar com o carro e verificar qual a pressão máxima que chega ali. Se tiver chegando coisa de 1,5 bar ou mais, desconfie de empeno no cabeçote e/ou bloco.

O quarto reparador perguntou se já havia feito a verificação de empeno do bloco.

O reparador retornou aos colegas informando que ao enviar o veículo ao eletricista pra ver a central do sistema de arrefecimento, o mesmo estava achando que o problema era o sensor de temperatura de água.

SOLUÇÃO

O reparador, após ler todas as dicas e sugestões, retornou informando que o problema havia sido resolvido e que a causa era o radiador entupido. Agradeceu todos os colegas que participaram, e finalizou o tópico como concluído.  

Comentários