Oficina Brasil


Toyota Etios 1.3 2016 com dificuldade de partida

O hatchback da montadora japonesa, equipado com motor 1NR-FBE 1.3 16v de 90cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de apresentar dificuldade de partida, tanto frio quanto quente.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diagnóstico

Para iniciar sua linha de raciocínio, e localizar a fonte do defeito de forma assertiva, o reparador acessou a ECU do veículo via scanner, e visualizou gravada na memória o DTC P1604, referente a falha na condição de partida, gravado quando o motor não entra em funcionamento no momento exato da partida, ou seja, esta informação não poderia nortear a solução do defeito.

Dando sequência aos testes, o profissional verificou a saúde da bateria, substituindo o componente para teste, além das velas originais de iridium, sensor de rotação e de temperatura, todos funcionavam normalmente, aproveitou e testou pressão e vazão da bomba de combustível, e constatou que estavam dentro dos parâmetros da montadora, porém o defeito persistia.
Visto que todo o sistema de partida estava funcionando normalmente, e sem mais ideias de como proceder, o técnico acessou o Fórum Oficina Brasil, e compartilhou o caso com os colegas de profissão, sendo imediatamente auxiliado com sugestões.

O primeiro colega a contribuir com seus conhecimentos informou o significado do DTC gravado, e destacou que era importante verificar valor de AF, se o veículo possuía algum tipo de alarme ou segredo, e se o motor de partida estava em ordem, pois podia gerar campo magnético e atrapalhar o sistema de injeção.

Outro profissional destacou que deveria verificar todo o sistema de partida, como o comutador da ignição, saúde e cabos de baterias, relê de partida, sensor de rotação, etc.

A terceira contribuição recebida informava que era possível solucionar o defeito com o reset dos parâmetros adaptativos via scanner, e que no Etios este tipo de configuração é corriqueiro e costuma resolver estes defeitos.

O reparador então respondeu aos colegas que realizou o reset três vezes, mas o defeito persistia, ao dar a partida a rotação do motor de arranque parecia saudável, e o motor girava livre, mas demorava a ligar, por isso ainda estava realizando seus testes.

Solução

Após revisar novamente todo o sistema de carga e partida, e confirmar que tudo estava dentro dos parâmetros determinados pela montadora, o reparador chegou à conclusão que as únicas possibilidades eram uma falha na ECU, ou no motor de partida, e por isso resolveu substituir primeiro o motor de partida para teste, ao instalar o novo componente, o motor funcionou normalmente. O profissional então compartilhou a resolução com os colegas do Fórum, e agradeceu o auxílio de todos. 

Comentários