Oficina Brasil


Sprinter 515 2015 apresenta falha de Injeção

A van Mercedes-Benz, equipada com motor OM651 2.216v Bi-turbo Diesel de 163cv, chegou à oficina desmontada para o motor ser refeito, e o proprietário informou ao reparador que antes da desmontagem, o veículo apresentava defeito de perder força em alta rotação, e piscar luz de injeção

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O profissional realizou a montagem do motor após retificado, com o bloco encamisado e todas as medidas dentro dos parâmetros exigidos pela montadora. Ao testar o veículo antes da entrega, constatou que ele funcionava perfeitamente em baixas e médias rotações, como no uso urbano, mas ao trafegar na rodovia, quando se exigia do motor, perdia força e piscava a luz de injeção, mesmo defeito relatado anteriormente.

O profissional, diante do caso, sabia que para identificar a causa do problema da forma mais rápida possível, deveria organizar um roteiro com o passo a passo com as verificações que deveria realizar, a fim de não esquecer nenhum sistema ou componente que poderia ocasionar a falha de injeção.

Retornando à oficina após o teste de rodagem, finalizou o processo de planejamento e seguindo rigorosamente seu plano conectou o scanner na ECU do veículo, verificou que havia gravada na memória a falha P226300, referente a pressão de reforço desviando do vácuo específico. 

Após pesquisar o significado do código de falhas presente no módulo de controle do motor e por se tratar de um motor recém-retificado, o reparador decidiu acessar o Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que tudo indicava ser problema relacionado a pressão no turbo, e complementou informando que a válvula Wastegate é acionada a vácuo.

O segundo colega do fórum a deixar sua ajuda sugeriu a remoção do turbo e sua avaliação quanto à carbonização do variador de geometria.

E finalizou informando que na dúvida, enviasse a uma boa empresa de reparo, e dependendo do desgaste o ideal seria substituir. O reparador, após ler as dicas e sugestões retornou informando que as turbinas estavam em perfeito estado. Informou ainda que observou que havia perda de vácuo no sistema que faz abrir as palhetas da geometria e salientou que não estava entendendo porque falha somente depois de quente, sendo que no seu entendimento o funcionamento do sistema não estava relacionado diretamente com a temperatura do motor.

Um terceiro colega do setor perguntou se o reparador desmontou e examinou a geometria dos turbos, e finalizou salientando que carbonização em excesso causa exatamente o defeito relatado.

SOLUÇÃO

O reparador retornou informando que havia resolvido o problema, e que o motivo da falha era a junta do coletor de admissão cortada, que em plena carga perdia pressão no coletor, ao substituir a junta a Van passou a funcionar normalmente. Assim, agradeceu aos colegas e finalizou seu tópico como resolvido.

Comentários