Oficina Brasil


Sonic 1.6 com luz de bateria acesa constantemente

O veículo da Chevrolet, equipado com motor 1.6 16V, deu entrada à oficina apresentando luz de bateria acesa direto

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Ao iniciar o diagnóstico o reparador verificou a tensão da bateria, que estava trabalhando entre 12,5 a 15V, e mesmo após a troca da bateria a falha continuou. Visto o problema pesquisou no Fórum de Reparadores sobre possíveis causas para o problema e constatou que um reparador já havia relatado tal problema, foi então que decidiu relatar a situação para seus companheiros de profissão, questionou se o defeito poderia ser causado pelo alternador, já que a bateria era nova.

Diagnóstico 

Depois de ler o relato do reparador, um companheiro de Fórum respondeu que alguns carros costumam apresentar falha no conector ou no próprio regulador de tensão, mas que também havia a possibilidade de ser uma falha na rede de comunicação entre o alternador e as centrais e recomendou que fossem realizados testes com as ferramentas específicas.

Outro companheiro de Fórum relatou que em veículos mais modernos, nos quais o alternador é monitorado pela central, deve-se observar com atenção a qualidade das peças que se instala no veículo, pois ao colocar uma peça de má qualidade corre-se o risco de acabar causando outros defeitos ao se resolver uma falha.

Ainda no Fórum, um terceiro colega de profissão questionou se a bateria que estava instalada no veículo era nova, era a de correta aplicação para o modelo e se o regulador de tensão havia sido substituído anteriormente, pois reafirmando o que havia sido dito pelo colega anterior, existem casos que o regulador de tensão paralelo não funciona corretamente no sistema e faz com que a luz de bateria não se apague.

O colega ainda complementou recomendando que fosse verificado o sinal com osciloscópio para ver se estava coerente.

Solução

Alguns dias após o relato, o reparador retornou ao Fórum para relatar que o problema havia sido sanado. Relatou que mesmo com os testes dando resultados consistentes, o problema de fato era causado por uma falha no alternador.

Aconteceu que, após diversos testes o reparador notou uma leve queda de tensão em marcha lenta e com diversos consumidores ligados, mas ao bater 12v a luz de anomalia acendia, mesmo quando ao acelerar o veículo, a tensão voltava a subir, mas a luz não se apagava mais.

Após a troca do alternador, o defeito foi resolvido e então liberado para o cliente.

Comentários