Oficina Brasil


S10 Flex 2015 falha de arrefecimento

A camionete Chevrolet, equipada com motor 4 cilindros de 2.5L flex e injeção direta, chegou à oficina com a reclamação de estar superaquecendo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Diante deste defeito que pode trazer sérios danos ao motor, o reparador iniciou o processo de diagnóstico com um planejamento dos testes que iria realizar nos componentes do sistema de arrefecimento do veículo.

Após concluído o plano de ação, o técnico partiu para sua execução seguindo rigorosamente o passo a passo com as verificações que iria realizar.

O primeiro item de seu roteiro consistia no teste da válvula termostática, que neste modelo opera através de sinal elétrico, ao realizar a verificação constatou que a mesma não estava funcionando, prontamente ele realizou a substituição do componente por outra peça original, porém o defeito voltou a ocorrer.

O segundo passo registrado em seu bloco de notas era a realização de uma limpeza no radiador, aproveitou para mandar “varetá-lo” a fim de garantir que não havia obstrução no mesmo, entretanto, mesmo após esse procedimento o problema persistia.

O terceiro item dizia respeito à substituição da bomba d’água, realizou a troca por uma peça nova original, testou o veículo e constatou que a falha continuava a ocorrer. 

Encerradas todas as suas possibilidades de diagnóstico, o profissional acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, salientando tudo o que já havia feito para chegar a solução do problema, para que assim eles pudessem compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O primeiro colega a deixar sua contribuição destacou que a válvula termostática instalada pelo reparador poderia estar com defeito, sugeriu que fosse instalada outra original do veículo e salientou ainda a necessidade de tirar bem o ar do sistema. 

O reparador, ao ler atentamente as dicas do colega, informou que havia realizado todo o procedimento necessário. Disse ainda que  verificou o sinal PWM enviado pela central e constatou que aparentemente o problema podia estar na unidade de comando, pois evidenciou que o sinal que vai para a válvula está diferente do que deveria ser, visto que ao simular o sinal via scanner, a válvula termostática aquece e se abre, entretanto quando esse sinal vem diretamente da central com o veículo em funcionamento, sem intervenção do scanner, a válvula não aciona.

SOLUÇÃO

Após ler as dicas e sugestões instalou o osciloscópio no fio do sinal PWM da válvula termostática e confirmou que o sinal enviado pelo scanner que  realizava a abertura da válvula sem problemas era totalmente diferente do sinal PWM enviado pelo módulo de controle do motor que não conseguia realizar a abertura da válvula, desta forma decidiu substituir o módulo de controle da injeção e  o problema foi solucionado. 

Comentários