Oficina Brasil


Renault Fluence 2.0 2015 não informa a posição das marchas

O sedã da montadora francesa, equipado com o motor M4R 2.0 16v de 143cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de apresentar marcha lenta irregular, e não mostrar no painel a posição da transmissão, como D, R, ou P.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

A primeira providência tomada pelo reparador foi verificar a presença de algum DTC gravado na memória da ECU e nortear para seu plano de ação, assim constatou a presença da falha U0401, referente a falha de comunicação da rede CAN entre ECM e PCM. 

Sabendo que esta falha pode ser causada por diversos fatores, o profissional passou a testar o veículo com o scanner conectado, e assim verificar o que ocorria com os parâmetros de funcionamento. Ao tentar determinar o tipo do câmbio no scanner, o ABS foi desconfigurado, ao posicionar a alavanca em D, a luz de ABS pisca no painel, e ao consultar os DTCs, aparece uma falha de codificação de ABS.

O reparador relatou que já havia trabalhado neste carro, em uma situação que ele parou de funcionar na rua, e acusava luz de injeção e antipoluição acesas no painel, na ocasião durante suas pesquisas, encontrou uma informação de que curto na unidade de ABS pode gerar estas falhas de comunicação com a can, e por isso acessou a UC de ABS, informando que o carro possui câmbio CVT, porém no scanner afirma que não comunica, como se o veículo usasse outra transmissão, e por isso gerou a falha de codificação de ABS.

Por se tratar de um caso atípico, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil e compartilhou as informações com os colegas de profissão, e imediatamente prestaram seu auxílio na resolução do caso.

O primeiro técnico questionou se havia algum acessório instalado no veículo, como sensores ou câmeras de ré, pois este tipo de equipamento pode atrapalhar a comunicação da rede can. O reparador então respondeu que estava tudo original.

Outro colega destacou que daria uma atenção especial ao TCM, verificando o chicote do câmbio, alimentação e rede can, visto que o código no scanner apontava para ele, e em teoria ele que seria responsável por aparecer as marchas no painel, e não faria sentido o módulo de ABS causar estar falha.

O reparador agradeceu a dica e informou que iria por esta linha de raciocínio, e que aparentemente a falha no ABS foi causada por ele, mas não conseguia identificar seu motivo.

SOLUÇÃO

Consultando seu scanner, percebeu que o primeiro item que aparecia, na hora de selecionar qual o câmbio do veículo, era CX.V.A, e ao selecionar esta opção no lugar de CVT, como seria o correto, o scanner acessa normalmente a UC, assim conseguiu realizar as configurações necessárias para eliminar as falhas do veículo. Retornou ao fórum e publicou uma imagem com a tela do scanner e esta configuração de transmissão para auxiliar os colegas que depararem com um caso semelhante. 

Comentários