Oficina Brasil


Nissan Frontier 2012 perdendo potência

A camionete da montadora japonesa, equipada com motor YD25ETi 2.5 16v turbo diesel de 172cv, chegou à oficina com a reclamação de, ao acelerar, a luz de injeção acende, o motor entra em modo de emergência e limita a potência

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O reparador, a fim de encontrar a raiz do problema, iniciou os testes necessários conectando o scanner à central do veículo, com isso constatou a DTC P0089, referente à válvula de sucção, aproveitando que estava com o equipamento de diagnose instalado, verificou os parâmetros de funcionamento do motor, percebendo que a pressão no Rail era de 800bar em marcha lenta, quando o correto seriam 300bar.

Continuando os testes do sistema de alimentação do motor, constatou que com a chave em ON e o motor desligado, a pressão do rail permanecia em 0 bar, e ao dar partida no motor, a pressão de combustível subia, e o sinal na válvula de sucção ia para 1750mA.

Em seguida, o profissional testou o sinal PWM da ECM, verificando que estava correto, como a correlação da pressão do rail e sinal da ECM estava fora do padrão, o reparador solicitou a ajuda dos colegas no Fórum Oficina Brasil. 

O primeiro técnico sugeriu que o reparador removesse a bomba de alta pressão e injetores para teste em bancada.

Já o segundo colega destacou que se a bomba de alta estivesse falhando, por sua experiência constatou que quando a bomba está próxima de sua quebra é gerado o código de falhas P0089. Chamou atenção para a possibilidade de os bicos injetores estarem ruins com retornos altos. Informou também que o regulador de pressão e até mesmo filtro de combustível entupido também merecem atenção especial, pois poderiam estar causando o aumento de pressão de combustível. 

O terceiro reparador deixou sua dica afirmando que seria importante testar bomba e bicos injetores em uma reparadora de confiança que trabalha exclusivamente com este tipo de componente. 

Após ler todas as dicas e sugestões dos colegas o reparador deixou algumas informações adicionais, bem como ponderações acerca das dicas dadas. Inicialmente afirmou que discordava dos colegas quanto à necessidade de revisar bomba e bicos, explicando que o sintoma do defeito, indicado pelo código de falha apresentado, indicava um descontrole da PRESSÃO de combustível, ou seja, havia um excesso de pressão da bomba de alta. 

Continuou afirmando que em relação aos bicos injetores, havia aberto o cano de retorno para analisar seu fluxo, constatando que estava sem excesso, portanto descartou a possibilidade de bicos, e finalizou afirmando que o veículo não falhava nada, impecável no funcionamento em marcha lenta.

O reparador seguiu afirmando que os filtros eram novos, e não tinha ferrugem na bomba, inclusive havia removido a M-Prop para ver se estava nova e em perfeito estado.

Após os comentários do reparador um dos participantes do fórum deixou sua valiosa contribuição destacando que sabemos que é possível sim realizar um diagnóstico preliminar conclusivo sem retirar injetores e bomba, com o próprio uso do osciloscópio e uma boa literatura, você pega muito defeito de injeção commom-rail. Porém, quase sempre é mais viável remover, uma vez que algum bico pode precisar de reparo, e terceirizar esse serviço não fica muito oneroso.

SOLUÇÃO: Após ler as dicas e sugestões dos colegas o reparador retornou informando sobre como resolveu o problema, destacando que o sintoma do defeito não era falha na bomba ou fuga nos bicos, pois havia realizado um teste sem precisar desmontar quase nada, apenas fazendo um diagnóstico próprio para sistema common-rail, evitando assim mão de obra e gastos de altas cifras.

Destacou que fez uma revisão na válvula M-Prop em conjunto com a reinicialização via scanner, informou que após esses procedimentos o veículo voltou a funcionar normalmente.

Comentários