Oficina Brasil


Melhores do Fórum - Maio de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 

Fiat Siena 1.0 16V 2001 Fiat Siena 1.0 16 v 2001 estava com o motor falhando quando aquecido

Após utilizar nosso fórum, o reparador Washington Gomes Vieira obteve ajuda para solucionar suas dúvidas.

Veículo – Fiat Siena 1.0 Fire 16V 2001

Defeito – Após entrar em temperatura normal de trabalho, o motor do veículo falhava muito.

Diagnóstico – Estive com um Fiat Siena em minha oficina que falhava após o motor atingir a temperatura ideal de trabalho. Minha primeira observação foi notar que o catalisador estava incandescente, porém, após analisá-lo melhor, foi constatado que ele estava em funcionamento normal e o que estava avariado era o silencioso. Troquei-o, porém, o defeito persistiu. Analisei o sistema utilizando um scanner e este acusou falha no sinal da sonda lambda. Realizei a troca da sonda por um modelo genuíno Fiat, mas o defeito continuou. Parti para análise da bobina e pressão de óleo, ambas estavam em funcionamento normal. A falha sempre ocorria quando o motor atingia 80°C a 85°C. Verifiquei então o sincronismo do motor e detectei que este estava com diferença de 2 dentes. Corrigi a falha, mas o problema ainda persistia.

 

Solução – Decidi conferir a central de injeção eletrônica, relés, aterramentos e sensor MAP. Além disso, troquei todo o combustível do tanque, mas não obtive sucesso na solução da falha. Porém, durante a verificação dos sensores do veículo, encontrei o fio de que sai do sensor de rotação e notei que este estava prensado. Por conta disso, quando o carro aquecia o fio entrava em curto. Recolocando o fio na posição correta, o defeito foi solucionado.

 

VW Fox

 Volkswagen Fox tinha falha incomum para o reparador

O reparador Adriano esteve com dificuldades para solucionar o caso em sua oficina, mas com a ajuda de outros reparadores do fórum, chegou à solução.

Veículo – VW FOX 1.0 8V 2005

Defeito – Carro cortava ignição dos cilindros 2 e 3 após atingir 80km/h e, só voltava a funcionar, após ligar e desligar o veículo por diversas vezes. Além disso, o eletroventilador ficava com funcionamento constante.

Diagnóstico – Comecei a busca por defeitos verificando o chicote da injeção, bobinas, cabos, central de injeção e coletor de admissão, a fim de saber se havia alguma possível entrada de ar. Não encontrei nada nestes itens, mas na sequência dos processos, decidi retificar o cabeçote e substituir o corpo de borboleta, sensor de rotação e mangueiras em geral, mas mesmo assim o defeito persistia.

Solução -  Trabalho com reparação há mais de 20 anos e nunca desisti de encontrar a falha do veículo, porém, com este carro comecei a perder minhas esperanças. Graças à ajuda de diversos reparadores aqui do fórum encontrei um caminho para a solução.  Mesmo após confirmar o funcionamento do sensor de temperatura através de scanner resolvi, por indicação de colegas do fórum, trocar a peça. Com esta ação o eletroventilador voltou a funcionar normalmente. Porém, ao testar o carro novamente, o defeito voltou a aparecer.  Foi neste momento que entrou em minha oficina um VW Gol 1.0 8V 2005, e pensei: “vou confirmar se há algum problema na central do módulo”. Assim, troquei as centrais de um veículo pelo do outro. Foi aí que percebi que os módulos eram diferentes. O do Fox era um 4BV.BT e o do Gol era um  4BV.GR. Aí, já sem esperanças resolvi trocá-los mesmo assim. Para minha imensa felicidade o defeito sumiu, porém, não satisfeito, fui mais a fundo para conseguir entender a causa da falha e descobri que a central que estava aplicada anteriormente no Fox era de um modelo errado. Fica aí minha autocrítica por não ter a princípio investigado a aplicação correta da mesma. Enfim, muito obrigado a todos os participantes do fórum que me ajudaram com este caso. 

 

Peugeot 206

 Peugeot 206 estava sem aceleração

O reparador Reinaldo Nadim estava com dificuldades em encontrar o diagnóstico correto para o defeito de um carro. Ele divulgou suas dúvidas em nosso fórum e com a colaboração de todos conseguiu dicas que o ajudaram a solucionar seu problema.

Veículo – Peugeot 206 1.6 16V 2008

Defeito – Carro sem aceleração e com luz da injeção acesa.

Diagnóstico – Chegou a minha oficina, um Peugeot 206 1.6 16V 2008 Flex em um guincho. O carro não tinha aceleração e a luz da injeção estava acesa. Comecei a busca pela falha passando o scanner, onde foi indicado defeito no corpo de borboleta. Mesmo após a troca da peça por uma nova, o defeito permanecia e o carro não acelerava.

Solução – Iniciei a verificação dos conectores e do chicote que liga a ECU. Na “mosca”, o defeito era o mau contato no conector da central. Joguei descarbonizante no conector e depois ar comprimido, onde saiu muita sujeira de lá de dentro. Montamos novamente o componente e o carro funcionou perfeitamente. Agradeço a ajuda de todos do fórum pelas dicas e conselhos para resolver esse problema.

 

New Civic

 Volante do New Civic virava sozinho

O reparador Júlio César estava com um defeito pouco comum em sua oficina, mas encontrou a causa da falha e compartilhou com os demais profissionais do fórum.

Veículo – Honda New Civic 1.8 2007

Defeito – Volante virava sozinho.

Diagnóstico - Após a chegada do veículo em nossa oficina para efetuar alguns reparos, notamos que a caixa de direção estava com vazamento. Retiramos o componente e enviamos para uma empresa especializada para realizar o reparo. Porém, após recebê-la de volta, reinstalamos a caixa de direção, mas ao dar partida no motor e encostar no volante para qualquer lado, este virava sozinho de um lado para o outro com bastante força.

Solução – Ao conferir na caixa de direção quais seriam as possíveis causas, constatei que esta possuía 4 mangueiras, sendo que duas possuíam a mesma medida (6mm) e, na instalação, havíamos invertido suas posições. Ao reinstalá-las adequadamente, o defeito deixou de ocorrer. 

 

Celta

 GM Celta falhava muito enquanto não aquecia a temperatura de trabalho

O reparador Deive Farias esteve com um problema com este veículo e, com a ajuda de outros reparadores do nosso fórum, encontrou a solução para a falha.

Veículo – GM Celta

Defeito – Funcionamento irregular com motor frio.

Diagnóstico – O proprietário trouxe o veículo direto de outra oficina, pois lá não conseguiram resolver seu caso. Nesta, haviam trocado a bomba de óleo, correia dentada e engrenagens, porém o defeito permanecia.

Este problema era realmente incomum, pois quando o carro funcionava, ficava com o motor falhando como se estivesse fora de ponto ou com catalizador entupido mas, ao atingir a temperatura de trabalho, o defeito sumia.

Verifiquei o sincronismo do motor, sensor de rotação, sensor da borboleta, aterramentos e não havia nada fora do normal. Analisei o sistema com um scanner, mas este também não acusou nenhuma falha.

Solução -  Durante a busca pelo defeito, constatei que a polia do virabrequim estava com sinais de empenamento. Após retirá-la pude ver que a ponta do virabrequim estava danificada, deixando a polia fora do ponto.

Retirei então o conjunto do virabrequim e percebi que ele estava completamente empenado.

Após realizar a troca deste componente, o veículo voltou a funcionar e não apresentou mais nenhum tipo de problema relacionado a esse.

 

Ford FocusFord Focus estava com a marcha lenta muito acima do normal

O reparador Daniel Henrique Pereira estava com problemas para solucionar um defeito e encontrou boas dicas e ajuda, compartilhando seu caso através do fórum.

Veículo – Ford Focus 2.0 16V Zetec Rocan.

Defeito -  Carro com marcha lenta acima de 3.000 rpm.

Diagnóstico - Estivemos com este carro em nossa oficina com o defeito de marcha lenta em torno de 3.000rpm. Após passar o scanner, foi acusado defeito no sensor de posição da borboleta.

Verifiquei a resistência do sensor que apresentou curto no componente e efetuamos sua troca, porém o problema, mesmo amenizado, persistia. Passei novamente o scanner  e desta vez este não apresentou mais nenhum código de erro, mas o motor continuava acelerado.

Solução – Suspeitei de alguma possível entrada de ar falsa no sistema. Foram verificadas mangueiras, juntas, retentores. Tudo funcionando normalmente, porém, ao analisar a conexão entre o corpo de borboleta e o coletor de admissão, encontrei uma entrada de ar. Corrigi esta falha, mas ainda o carro ficava “acelerado”. Então, troquei o atuador da marcha lenta e o motor voltou a apresentar seu funcionamento normal.

 

Comentários