Oficina Brasil


Melhores do Fórum – Junho de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Toyota Corolla 1.8 16V apresentava problemas na partida

O reparador Leandro Braz Elguy diagnosticou um defeito complexo, mas com a ajuda do Fórum conseguiu a orientação que faltava para resolver mais este caso

 Veículo - Toyota Corolla 1.8 16V

Defeito – Motor “embaralhava” na partida com motor frio.

Diagnóstico – Estive “quebrando a cabeça” com um defeito em um Corolla 1.8. O carro apresentava falhas no motor e estouros no coletor de admissão, somente durante a primeira partida. Após alguns minutos em funcionamento e ao atingir a temperatura normal de trabalho, o defeito desaparecia. Já verifiquei os bicos injetores, corpo de borboleta e não encontrei nada de anormal. Após passar o scanner, também não foi identificada falha registrada no módulo.

Solução – Após compartilhar meu caso no Fórum, fui orientado a analisar o sensor do VVT. Diversos reparadores falaram que é comum esta peça apresentar defeito, travando com o decorrer do tempo e causando estes tipos de problemas. Retirei o componente e identifiquei que o mesmo estava danificado. Após a troca da peça, o carro voltou a apresentar seu funcionamento correto.

 

Doblo 1.4 sem potência não passava dos 100 km/h

O reparador Charles Machado Pires estava com dificuldades em resolver um caso curioso em sua oficina e, graças a ajuda de seus companheiros do fórum, encontrou a solução de sua “dor de cabeça”

Veículo – Fiat Doblo 1.4

Defeito – Falta de Potência

Diagnóstico – O cliente nos trouxe o veículo na oficina alegando que o carro não passava dos 100 km/h. Este defeito ainda estava atrelado a uma falta de potência. Tudo começou após o veículo rodar com pouco combustível e, ao abastecê-lo, começaram os problemas.  Iniciei a busca por alguns defeitos na linha de combustível, onde substitui a bomba e a válvula reguladora de pressão. Nesta etapa, a pressão se estabilizou, porém a falha permanecia. Então, comecei uma análise de todo o veículo como pontos de correias, bicos, sensores, filtros, pressão do coletor de admissão, entrada de ar falsa e catalisador, mas tudo estava normal. Quando verifiquei as velas, percebi que estavam mais brancas que o normal, demonstrando que a mistura estava pobre, e a sonda acusava uma mistura ar/combustível sempre superior a 800mv.

Solução - Após “quebrar a cabeça”, notei que a polia do comando estava fora do ponto, porém como um dia antes tinha verificado o mesmo componente, voltei minhas atenções para a peça, pois achei isso muito estranho. Não deu outra, o parafuso de fixação da polia estava praticamente “solto”, pois consegui removê-lo com minha mão. Após retirá-lo, percebi que o casquilho da polia estava quebrado.

Realizei a troca da polia e o motor voltou a apresentar sua potência original.

 

Doblo

 

Motor do Fiat Palio 1.0 morria após 10 minutos

O reparador Carlos Alves encontrou a ajuda que precisava para resolver um problema atípico em sua oficina, através do Fórum

Veículo - Fiat Palio 1.0 MPI 1998

Defeito – O motor do carro apagava após 10 minutos ligado.

Diagnóstico – O carro foi entregue na oficina com um defeito fora do comum. Após ficar em funcionamento, o veículo simplesmente morria cortando a centelha das velas. Só conseguíamos ligá-lo novamente após várias tentativas. Verifiquei primeiramente o sensor de rotação, onde fiz a substituição da peça. Substituí também o relé duplo da injeção, mas o defeito permanecia. Passei o scanner no sistema e este não detectou nada.

Solução – Seguindo os conselhos que foram passados pelo Fórum, busquei por falha nos sensores MAP, temperatura, etc. Ainda analisei aterramentos, bobinas, cabos de vela, bomba de combustível. Após trocar o sensor de rotação, agora por um modelo genuíno, a centelha voltou a funcionar, porém ainda havia falta de combustível na linha. Ao remover a bomba e analisar os filtros, verifiquei que dentro do reservatório, obstruindo o pré-filtro de combustível, havia um pedaço de estopa. Após removê-lo e trocar o refil da bomba o veículo voltou a funcionar normalmente.


Palio

 

Motor do Honda Fit não funcionava

O reparador Marlon Faria de Castro estava com um veículo que, após a troca do motor, não dava partida. Mas, ele encontrou a solução compartilhando seu caso no Fórum

Veículo – Honda Fit 1.4 8V Automático 2004.

Defeito -  Motor após ser trocado, não funcionou.

Diagnóstico – O proprietário trouxe este veículo a minha oficina inicialmente para realizar a substituição do motor, pois o anterior havia fundido. Realizamos a troca, porém o carro não conseguia dar partida. Iniciamos uma análise sobre o sistema de alimentação e ignição do veículo, mas não encontramos nenhuma falha. Ao verificar o módulo com o scanner em busca de possíveis códigos, encontramos o 042 (falha no sensor CKP 1). Acreditava que este componente seria o sensor de rotação, pois na primeira volta do motor, haviam pulsos nos bicos e nas bobinas, onde ele até ameaçava pegar, mas não funcionava e nem acendia a luz da injeção no painel. Troquei o sensor por outro, porém o defeito permaneceu.

Solução – Analisei se havia algum problema entre o conector do sensor, o chicote e o módulo, mas tudo estava normal. Seguindo o conselho de um colega do Fórum, identifiquei que há dois tipos deste mesmo sensor para o Honda Fit, variando de acordo com a transmissão do veículo. O novo sensor que tinha instalado era para a transmissão mecânica. Após colocar a peça correta, o carro voltou a dar partida sem dificuldades.


Honda Fit

 

Após troca do pivô, Toyota Hilux ficou

com pane elétrica geral

O reparador Flavio Gomes estava com problemas para resolver a questão da pane elétrica em veículo. Gomes conseguiu ajuda após colocar seu caso no fórum

Veículo – Toyota Hilux SRV 2006

Defeito – Luz do ABS acesa.

Diagnóstico -  Após realizar a remoção do sensor do ABS do cubo de roda para realizar a troca do pivô do carro, a luz do ABS ficou acesa constantemente. Além disso, houve uma pane geral nos sistemas elétricos do veículo, incluindo o ar condicionado. Iniciei uma análise em busca de algum componente queimado, mas não encontrei nada conclusivo. Verifiquei todos os conectores e cabos em busca da falta de aterramentos ou por algum fio rompido, porém tudo estava normal. Mesmo assim, o problema continuou.

Solução – Depois de receber algumas dicas dos colegas de Fórum, onde me orientaram em analisar novamente a caixa de fusíveis, encontrei um deles queimado. Ele estava sob a tampa de plástico. Após trocar o componente, o carro voltou a funcionar normalmente.


Hilux

 

Ford Nova Ranger 2013 com problemas no Air Bag

O reparador João Peddro conseguiu resolver um problema em sua Ranger graças a ajuda dos diversos colaboradores do Fórum

Veículo – Ford Ranger Limited 2013

Defeito – Falha no sistema de airbag

Diagnóstico -  O veículo foi levado à oficina após uma batida do lado esquerdo que disparou os air-bags. Foi feita toda parte de funilaria e pintura e substituímos o sistema de airbags. Ao instalar este conjunto, colocamos o motor para funcionar e saímos com o veículo para teste. Após o trajeto aproximadamente 800 metros, o carro perdeu a força e desligou. Em seguida, a Ranger não dava mais partida. Em algumas situações, o motor até ligava, porém não mantinha rotação e logo apagava. Foram revisados todos os procedimentos para instalação do sistema de segurança, e apagados todos os DTCS gerados no módulo do sistema, porém a falha persistia.

Solução – Graças a ajuda de diversos reparadores que me orientaram pelo Fórum, instalei novamente o módulo do airbag, e testamos a comunicação com a rede CAN através de sua continuidade e a alimentação do sistema. Dessa forma, notamos que havia alguns aterramentos que estavam danificados e fizemos a reparação destes. Ainda foi necessário reconfigurar o módulo e, após todo esse processo, o veículo voltou a funcionar normalmente.

Nova Ranger

 

Comentários