Oficina Brasil


Hyundai HD 78 2012 com falha em dois cilindros

O caminhão da montadora sul-coreana foi encaminhado à oficina apresentando a seguinte anomalia: O veículo pega, porém, somente o 2º e 3º cilindros entram em funcionamento

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, utilizando-se de sua experiência e dos recursos que estavam a sua disposição, iniciou o procedimento de diagnóstico, substituindo o módulo de controle do motor do veículo que apresentava o problema por outro que estava funcionando perfeitamente em outro caminhão a fim de solucionar rapidamente o caso. 

Entretanto, ao instalar o novo módulo no caminhão que apresentava o problema e dar partida, constatou que o mesmo não pegava, ou seja, o problema não estava no módulo.

Para confirmar sua tese, pegou o módulo original do veículo problemático e testou em outro caminhão que entrou em funcionamento sem apresentar nenhuma anomalia.

Diante da situação, decidiu utilizar o scanner para verificar a presença de algum código de falhas que pudesse ajudá-lo a identificar a causa do problema, porém, a ferramenta de diagnóstico não entrava em comunicação com o módulo do motor.
Sem sucesso em suas tentativas, decidiu pedir ajuda aos colegas do fórum Oficina Brasil.

Ao apresentar o caso aos colegas do fórum explicou os detalhes do caso quanto a características da falha, bem como os testes que já havia realizado. 

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a surgir.

O primeiro reparador a contribuir sugeriu que o técnico realizasse o teste no chicote elétrico.

Já o segundo colega do fórum perguntou se tinha a presença de algum código de falhas e se o técnico sabia testar os injetores com o multímetro, e sugeriu que se tivesse dúvidas removesse os bicos e enviasse para uma oficina autorizada para testar os bicos.

O técnico, ao ler as perguntas, respondeu que testou o chicote, desligou alguns sensores que poderiam estar causando a falha, mas o veículo só entra em funcionamento com o módulo dele e somente o segundo e terceiro cilindros estão funcionando.

Informou também que nenhum scanner consegue entrar nesse veículo por isso não tinha nenhum parâmetro de funcionamento ou código de falhas.

O reparador esclareceu também que sua oficina é uma autorizada e que iria realizar o teste nos bicos.

SOLUÇÃO

Após ler e anotar as dicas e sugestões dos colegas reparadores, o técnico decidiu dar mais uma conferida no chicote elétrico. 

Ao realizar esse procedimento identificou um curto-circuito no chicote do pedal do acelerador, pois um dos pinos do pedal que era para chegar sinal negativo estava com tensão de 12V.

O pino do chicote que enviava o negativo do módulo ao pedal derreteu no módulo antigo, por isso quando se instalava o módulo novo o veículo não funcionava.

Resolvido o curto-circuito no chicote, conferiu os sinais positivo e negativo do pedal e deu partida, para sua alegria e satisfação o motor entrou em funcionamento sem apresentar nenhuma falha, confirmando a eficácia do diagnóstico. 

Comentários