Oficina Brasil


GM Cruze 2013 não funciona devido pane elétrica

O sedã médio, equipado com motor 1.8 16v Flex, chegou de guincho na oficina, pois o veículo não dava partida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador sabia que este carro é dotado de uma eletrônica embarcada complexa com vários itens de segurança, conforto e conveniência, e desta forma, estava diante de um problema que exigiria planejamento prévio dos testes que seriam realizados. 

Assim, o primeiro passo foi organizar os testes que iria realizar para descobrir a causa do não funcionamento do veículo. 

Após realizar essa importante etapa, partiu para sua execução. 

O técnico acessou a unidade de controle do motor (ECU) do veículo, via scanner automotivo, e constatou os seguintes códigos de falhas: P0213, P0689, P120C, P120A, P120D, P1682, relacionados a partida a frio, bicos, bomba de combustível e ignição, ao testar os componentes apontados verificou que não chegava sinal positivo nos bicos e bobinas, apesar dos fusíveis e relês funcionarem normalmente. 

O próximo teste foi a verificação do funcionamento do sensor de rotação do motor e do sensor de fase através do osciloscópio, e após sua realização, constatou que ambos os sensores estavam funcionando normalmente. 

Sem mais ideias de como chegar à fonte do defeito o técnico acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao abrir o tópico na plataforma teve o cuidado de informar todos os detalhes pertinentes ao caso, a fim de ajudar os colegas reparadores a entenderem sua problemática.  

O primeiro colega reparador destacou a necessidade da verificação dos aterramentos, fusíveis, relés, imobilizador, alarme, chicote, dentre outros.  

Já o segundo colega do Fórum salientou que havia uma grande possibilidade de um possível curto-circuito em um dos componentes descritos nos códigos de falhas e/ou em seus circuitos. 

Sugeriu que o técnico desligasse um a um dos componentes citados nos códigos de falhas e observasse se os códigos de falhas mudavam. 

Ainda salientou a verificação criteriosa do chicote, plugues e tomadas desses componentes. 

O terceiro técnico a deixar sua sugestão chamou atenção para a alimentação positiva, ou a possibilidade de um fusível queimado ou algum positivo desligado. 

SOLUÇÃO

Após ver todas as dicas e sugestões o reparador registrou todas e partiu para a verificação mais detalhada.  

Depois de vários testes eletroeletrônicos, o reparador conseguiu encontrar o defeito do veículo. 

Ao retornar para os colegas do fórum, informou que o chicote que passava embaixo da bateria estava com oxidação interna, somente desmontando e abrindo o chicote conseguiu descobrir a causa do problema. Agradeceu todos os colegas do fórum pela ajuda e finalizou o tópico renomeando como resolvido. 

Comentários