Oficina Brasil


Ford Ka motor sigma 1.5 2015 superaquecendo

O hatch da montadora norte americana, equipado com o motor Sigma 1.5, de 110cv, quando abastecido com etanol apresentou superaquecimento do motor

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou à oficina com a luz de temperatura acesa e o fluido de arrefecimento borbulhando dentro do reservatório. 

A mangueira superior do radiador se apresenta quente e a de baixo fria, porém a válvula termostática é nova e a ventoinha está funcionando normalmente. 

Com esse problema totalmente incomum, o reparador resolveu compartilhar essa situação com os amigos do Fórum e debater até encontrar uma solução para o caso.

No início da troca de ideia o amigo reparador orientou analisar a válvula termostática mesmo que essa seja nova, presença de ar no sistema, radiador do AR quente, e o rotor da bomba d’água que possivelmente deve ter se soltado ou estar girando em falso 

Outro reparador indicou que poderia ser a junta do cabeçote 

Outra orientação repassada foi a seguinte: Se o líquido de arrefecimento está borbulhando no reservatório, é quase certo que seja falha no cabeçote.  

Indicou um teste prático para confirmar tal situação, bastando colocar um manômetro de pressão no reservatório: Se a pressão passar de 1 bar e continuar subindo, é certo que está passando pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento. 

A próxima orientação dada no decorrer da discussão foi desmontar o radiador e verificar se os tubos (brasados) não apresentam entupimento. 

SOLUÇÃO

Após analisar e ponderar todas as sugestões obtidas na discussão do Fórum, o reparador partiu para verificação no veículo, e de primeiro momento optou por remover o cabeçote. 

Ao analisar a peça viu que estava 15 centésimos de milímetro abaixo da medida mínima, e para compensar essa situação havia sido colocada uma junta de cabeçote feita sob medida (mais grossa). 

Seguindo a última sugestão citada na discussão, o reparador removeu o radiador do veículo e encontrou as galerias muito obstruídas, além de conter corrosão do material. 

Foi feita uma tentativa de limpeza (varetamento) mas sem sucesso, logo foi optado pela substituição completa da peça 

Depois de todos os procedimentos realizados como a remontagem do cabeçote com junta nova e instalação do novo radiador o problema foi sanado e o veículo entregue ao cliente. 

O reparador retornou ao Fórum e agradeceu todas as dicas dos seus colegas de profissão.  

Comentários