Oficina Brasil


Ford KA 2010 com falha na aceleração

O Hatch da montadora Norte Americana, equipado com o Zetec Rocam 1.0 apresenta mistura pobre em aceleração e consequentemente falha

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O hatch da montadora norte americana, equipado com o Zetec Rocam 1.0 apresenta mistura pobre em aceleração e consequentemente falha.

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou à oficina o seguinte problema: ao acelerar apresentava um grande buraco na progressão da aceleração. De primeiro momento foi verificado que o sinal do MAP estava com valor alto e fora da faixa ideal, o motor de passo (atuador de marcha lenta) estava abaixo do limite e o tempo de injeção estava acima de 5 ms em marcha lenta. Com esses dados em mãos, foram trocados para tentar solucionar o caso a bomba de combustível, velas e cabos de ignição 

Foi testado em bancada o atuador de marcha lenta e ele apresentava correto funcionamento. Foi feita limpeza de bicos, porém após todas essas intervenções, o sintoma persistiu

Sem mais ideia do que avaliar no veículo, o reparador optou por postar seu caso no Fórum, para receber dicas sobre esse diagnóstico.

Após postar o caso em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer:. O primeiro colega indicou verificar o ponto da corrente de sincronismo. Outro colega indicou analisar os parâmetros de lambda e correlacionar com MAP, indicou verificar o sinal de sincronismo e fase, pressão e vazão dos cilindros e pressão da bomba, além de um teste simples de combustível adulterado.

A próxima contribuição orientou analisar se não havia nenhuma falsa entrada de ar no coletor de admissão, o que acarretaria a diluição da mistura ar/combustível.

Outro ponto importante ressaltado pelos amigos reparadores seria a questão de combustível adulterado.Indicaram ao reparador a tirar a gasolina que estava no tanque e colocar uma de procedência confiável e fazer um teste de rodagem do veículo.

Indicaram também a verificar a condição do regulador de pressão de combustível, pois este poderia estar avariado.

SOLUÇÃO

Após receber as dicas do Fórum, e trocar ideia com o pessoal participante, o reparador deu continuidade ao diagnóstico do Ford Ka, seguindo as análises viu que o problema do veículo era combustível, assim ele foi totalmente trocado.

Comentários