Oficina Brasil


Fiat Uno 2015 com falha no ABS e Airbag

O hatchback da montadora italiana passou a ficar com as luzes de freio, abs e airbag acesas após a substituição da chave de seta

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Antes de iniciar o processo de diagnóstico propriamente dito, o técnico realizou algumas perguntas abertas ao proprietário do veículo a fim de colher algumas informações que seriam valiosas para a conclusão do caso.

Dentre as informações repassadas pelo cliente, duas foram fundamentais: a primeira era que o mecânico que realizou o serviço anterior funcionou o carro sem a chave de seta e as bolsas do airbag estavam desconectadas para que fosse examinado o ar-condicionado. E a segunda é que a chave de seta foi substituída.

Diante dessas informações, o reparador decidiu elaborar um plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de identificar a origem da falha.

Assim, como primeiro passo optou por reinstalar a chave de seta antiga a fim de saber se o problema poderia estar relacionado à instalação da nova chave de seta.

Para sua breve satisfação, após a instalação todas as luzes apagaram, entretanto, após certo tempo o problema insistiu em voltar.

O próximo passo em seu plano de ação consistia na verificação da presença de um possível código de falhas presente na memória de algum módulo de controle. 

Assim, instalou o scanner no conector de diagnóstico e ao acessar o menu referente à leitura de códigos de falhas não havia nenhum código de falhas.

Desta forma, decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil. Ao abrir o tópico no fórum referente a seu caso, explicou os detalhes quanto a características da falha bem como os testes que já havia realizado.  Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a dar sua contribuição chamou atenção para a possibilidade de o problema ter sido causado devido ao fato de terem ligado a chave de ignição com a chave de seta e as bolsas do airbag desconectadas, pois isso pode ter gerado uma interferência no sistema eletroeletrônico do veículo, e que se fosse o caso, para solucionar seria necessário realizar uma reprogramação do sistema com um bom scanner automotivo.

O reparador leu atentamente a dica do colega e registrou em seu bloco de notas.

SOLUÇÃO

Imediatamente de posse do scanner automotivo, fez o procedimento de reset do módulo, funcionou o veículo e para sua alegria e satisfação todas as luzes apagaram no painel. 

Após a conclusão do diagnóstico, enviou uma nova mensagem ao fórum agradecendo a dica do colega, informando que realizou o reset e que as luzes apagaram. 

Após esse retorno do técnico outro reparador destacou que nos veículos dessa montadora é comum acontecer esse tipo de situação após as desconexões de alguns componentes.

Citou que há pouco ele tinha desconectado tomadas da central elétrica do vão do motor de um outro modelo da mesma montadora, o que causou o não funcionamento das setas e lanternas mesmo após religar as tomadas, e que só conseguiu solucionar a situação após desligar e ligar a bateria. 

Comentários