Oficina Brasil


Fera do Fórum: Osair Xavier

“Acompanho o Fórum Oficina Brasil desde 2009 e participo ativamente”

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O reparador Osair Xavier, que utiliza o mesmo nick no Fórum Oficina Brasil, teve o pai como o principal inicentivador de sua carreira: “tudo começou com meu pai, José Vicente Xavier. Em 1975 ele fez o primeiro curso técnico na Escola Megatec em São Paulo”, conta Osair. “Depois disso ele começou a trabalhar na concessionária Volkswagen Orla Veículos. Passou pelas revendas Ford Forbasa e Mercedes-Benz Araguaia, quando teve a oportunidade de fazer diversos cursos”, afirma Osair Xavier.

Osair Xavier

“Fera” do Fórum: Osair Xavier
Nickname: Osair Xavier
Entrou: 2009
Número de posts: 1433
Número de posts no último ano: 121
Empresa: Auto Mecânica Xavier (SP)

 

O profissional fez questão de contar a história do pai, pois segundo ele, depois que José Vicente decidiu montar a própria oficina na garagem de sua casa o filho pode ter contato com a reparação independente: “foi na oficina de casa que eu conheci a reparação, com sete anos, e já ajudava meu pai com alguns reparos. Em 2004 ele abriu uma firma e se mudou para um salão”, explica Osair Xavier.

“Muitas coisas que aprendi devo a ele. Em 2004 adquirimos nosso primeiro scanner”, conta Osair. Foi depois desse fato que o reparador tomou uma decisão importante: “foi quando parti com tudo para estudar e trabalhar com injeção eletrônica. Na época os scanners vinham acompanhados com literaturas que eram verdadeiros cursos, vários manuais e era possível aprender com esse material”, relembra o profissional. “Comecei a comprar quase todos os livros que apareciam no mercado, desde fitas a manuais; participei durante um bom tempo do curso superprofissionais bosch, participei da Universidade do Mecânico (UMEC).”

Assim como  a maioria dos usuários do Fórum Oficina Brasil, que procuram se instuir e contribuir com o grupo, Osair Xavier também compareceu a outros treinamentos: “participei de palestras ligadas à área automotiva no intuito de sempre estar aprendendo as novidades e, claro, faço parte do Fórum Oficina Brasil”, relata.

O reparador faz parte do site de colaboração há sete anos. “Acompanho o Fórum desde 2009. Mais recentemente renovei meu cadastro e tenho participado mais ativamente”, comenta Osair.

O reparador conta um pouco sobre as amizades que fez no site, provando que não é somente de tirar dúvidas que o Fórum Oficina Brasil vive: “neste mesmo Fórum conheci pessoas que já faziam diagnósticos avançados com osciloscópio. Aí decidi comprar um osciloscópio e foi com o pessoal do Fórum que recebi treinamento, sem pagar nada. Por isso a amizade com o pessoal é importante e proveitosa, nós trocamos informações sem pedir nada em troca”, ressalta Osair Xavier.

“Comprei o livro do professor Humberto Manavella e hoje traduzo literaturas de vários países para estar me aperfeiçoando cada vez mais, pois o aprendizado é diário”, comenta o profissional. Hoje o sobrinho de Osair já trabalha na oficina.

Em futuro próximo o reparador continuará estudando: “vou fazer engenharia, pois trabalho com o que gosto e isso é muito importante. Agradeço ao meu pai, aos que trabalham comigo, aos clientes, aos amigos reparadores e ao Jornal Oficina Brasil, pois juntos resolvemos”, finalizou Osair Xavier.

Comentários