Oficina Brasil


DIRETO DO FÓRUM - VW Fox 2010 com problemas no relé principal e valores da borboleta de aceleração fora dos parâmetros

O compacto da montadora alemã Volkswagen, equipado com o motor EA111, apresenta defeito de corte no relé principal e valores da borboleta de aceleração fora dos parâmetros adequados

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:

O veículo Volkswagen Fox 2010 em questão tem apresentado um problema intrigante, que envolve o corte do relé principal, levando à interrupção do funcionamento da bomba de combustível e à desativação das bobinas de ignição.

O diagnóstico através de um scanner não revela nenhuma indicação direta do problema, no entanto, há indícios de uma anomalia na eletrônica do veículo.

Notadamente, o sinal proveniente da pista 2 do sensor de posição da borboleta do acelerador está exibindo leituras anormalmente elevadas, sugerindo que esta pode ser a origem da falha.

Com o objetivo de resolver a complexidade inerente e esse problema automotivo em questão, nosso profissional técnico conduziu uma série de intervenções de natureza minuciosa.

Durante esse processo, procedeu-se à substituição de componentes-chave, como o sensor de rotação, as bobinas de ignição, a unidade de controle eletrônico (ECU), e até mesmo todos os cabos e velas, incluindo a inspeção meticulosa do regulador de pressão.

Contudo, apesar desses esforços, o mistério em torno do funcionamento do veículo permanecia indecifrável.

Diante da ausência de opções para prosseguir com a investigação do veículo, o técnico optou por apresentar o caso no Fórum, com o intuito de buscar orientações de outros profissionais que possam ter enfrentado uma circunstância semelhante e possam oferecer uma solução.

Considerando o tempo decorrido, que já se prolongava sem avanços na resolução do problema, a colaboração dos colegas seria altamente valorizada.

Após a postagem do caso, as primeiras recomendações começaram a surgir:

  • Trilhas do circuito elétrico da UCE: Os colegas usuários do Fórum compartilharam suas experiências passadas e encontraram casos semelhantes, destacando problemas comuns, como trilhas de circuito danificadas e problemas de aterramento inadequado. Esses insights podem ser valiosos ao abordar problemas complexos.
  • Teste da Bomba de Combustível: Foi sugerido por um reparador que seja feito um teste de integridade na bomba de combustível, pois ela pode ser a causa de um curto-circuito intermitente. Isso enfatiza a importância de verificar componentes-chave, mesmo que não haja evidências claras de falha.
  • Análise do Chicote Elétrico: A análise detalhada do chicote elétrico do motor foi ressaltada por um outro reparador como uma etapa essencial na resolução de problemas. Problemas nessa área podem causar anomalias difíceis de detectar. Portanto, é fundamental examinar minuciosamente o chicote elétrico.
  • Avaliação Abrangente da ignição e dos injetores: Os especialistas recomendaram uma avaliação abrangente dos sistemas de ignição e dos injetores de combustível, além de verificar a condição da bateria e do alternador e sinal de rotação. Isso realça a importância de abordar todos os possíveis pontos de falha antes de considerar soluções mais complexas.
  • Substituição de Componentes Críticos: A substituição do relé por outro foi sugerida como uma medida sensata. Além disso, a sugestão de trocar a bobina de ignição por uma unidade previamente testada e funcional acrescenta uma variável importante ao processo de solução de problemas.
  • Unidade de Controle Eletrônico (ECU): Os especialistas apontaram que, se todas as abordagens anteriores falharem, a ECU deve ser considerada como última opção. Recomendaram encaminhá-la a um técnico especializado para análise avançada, enfatizando a complexidade dessa etapa.

SOLUÇÃO:

Após ler todas as sugestões dos colegas o técnico partiu para novas verificações no veículo, com o caso finalmente solucionado e o Volkswagen Fox restaurado à sua funcionalidade total, nosso técnico expressou seu sincero agradecimento à comunidade pela valiosa colaboração. Em um contexto de sistemas automotivos complexos, a cooperação entre especialistas em mecânica desempenha um papel fundamental no êxito. O problema foi identificado como o sensor de rotação de qualidade inferior, resolvendo assim o problema.

Comentários