Oficina Brasil


Corolla 2010 apresentando falha de comunicação entre módulos

O sedan da montadora japonesa, equipado com o motor 1ZZ-FBE de 136cv quando abastecido com etanol, apresenta código de falha P1603 e de forma intermitente, não entra em funcionamento.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou à oficina com um problema de forma intermitente, não entra em funcionamento, exibindo o código de falha P1603

O código de falha P1603 é específico para veículos da marca Toyota e indica uma falha no sistema de comunicação entre o módulo de controle do motor (ECM) e o módulo de controle da transmissão (TCM). Essa falha geralmente está relacionada a problemas de conexão elétrica ou mau funcionamento dos circuitos de comunicação entre esses dois módulos.

Essa falha pode resultar em sintomas como dificuldade para dar partida ao veículo, perda de potência, mau desempenho do motor ou até mesmo problemas nas trocas de marchas da transmissão.

É importante ressaltar que, embora o código de falha P1603 forneça uma indicação preliminar, a causa exata do problema pode variar, exigindo um diagnóstico minucioso. Partindo desse pressuposto, o reparador pediu orientação ao Fórum OB para ajudar na solução desse caso.

Após postar o caso, em poucos minutos as primeiras dicas começaram a aparecer: 

  • • Uma possibilidade a ser considerada é a presença de um curto-circuito em uma das bobinas. No entanto, é importante destacar que o pulso das bobinas permanece ativo, enquanto os bicos de injeção continuam injetando combustível.
  • • A falha poderia estar diretamente relacionada à pressão do sistema de combustível. Recomenda-se dedicar atenção especial a esse aspecto durante o diagnóstico.
  • • Seria recomendado verificar as bobinas de ignição, pois essa peça costuma apresentar problemas e pode levar a esse tipo de falha.
  • • É importante verificar a pressão e a vazão do combustível. Como está a pressão atualmente? E como está o teste de estanqueidade?
  • • Os bicos injetores desse modelo de carro costumam ter problemas de equalização e gotejamento. Seria bom verificar essa questão também.

Posteriormente, o técnico reparador iniciou a fase de investigação no veículo do cliente, solicitando que o cliente deixasse o veículo na oficina para a realização de testes.

Durante a análise, foi observado em determinado momento que a bomba de combustível não estava em funcionamento, e ao verificar a corrente elétrica, constatou-se a ausência de fluxo de corrente.

SOLUÇÃO

Após identificar a ausência de corrente elétrica, o reparador dirigiu-se à localização habitual dos bloqueadores e constatou que a emenda onde o bloqueador estava instalado apresentava oxidação completa. 

Em resposta a essa constatação, procedeu-se à soldagem adequada na emenda, o que resultou na completa resolução do problema. 

É válido salientar que o veículo era capaz de operar normalmente por até 3 dias ou mais antes da ocorrência do defeito previamente identificado. 

Comentários