Oficina Brasil


Citroën C4 Grand Picasso 2012 com falha elétrica

Veículo foi encaminhado à oficina pois o freio de mão elétrico não desativava, as luzes do ABS e controle de tração ficavam acesas, além de indicar bateria com nível baixo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao se deparar com essa complexa situação, decidiu antes de tudo realizar um planejamento do passo a passo que iria realizar a fim de resolver os problemas relatados pelo cliente da forma mais fácil e rápida possível.

Finalizada esta importante etapa, partiu para a execução, observando o primeiro teste que constava em seu plano de ação, que indicava a utilização do scanner para a verificação de algum código de falha que pudesse auxiliá-lo na identificação da causa da problemática relatada pelo proprietário. Assim, inseriu o scanner no conector apropriado e para sua surpresa o equipamento não se comunicava com o módulo de gerenciamento da bateria. 

Observou também que o módulo do ABS apresentava falha na rede CAN bem como em seu monitor de dados não indicava informações sobre o status do interruptor de freio.

Continuando a seguir sua sequência pré-estabelecida o próximo passo era referente à conferência do estado de todos os fusíveis, tanto da central elétrica do vão do motor (CVM) como central do painel (CP) quanto a fusíveis abertos ou em falta. 

Realizou a conferência de forma criteriosa, e certificou-se que não havia problemas relacionados a fusíveis, ou seja, nenhum partido e todos os locais reservados aos fusíveis de proteção do sistema estavam preenchidos. 

Dando continuidade e sempre seguindo seu planejamento, viu que era o momento de conferir a alimentação elétrica do sensor de bateria. 

Ao realizar esse teste confirmou que o sensor estava sendo alimentado corretamente.

Após estas tentativas, decidiu pedir ajuda aos amigos reparadores do fórum do Oficina Brasil, o lugar para você enviar/ responder dúvidas, consultar problemas e discutir de forma rápida e prática sobre todos os tópicos relacionados a oficinas mecânicas, que desde 2002 ajuda os técnicos automotivos na resolução de problemas diversos que ocorrem no dia a dia da oficina. 

Ao abrir um tópico referente a seu caso, explicou detalhadamente todos os sintomas bem como os testes que já havia realizado. 

Como de costume os colegas do fórum não demoraram para dar suas dicas e sugestões.

O primeiro reparador achou bem estranho esse defeito e indagou se o cliente havia relatado algo como começou esse defeito.

O segundo reparador a dar sua contribuição chamou atenção à possibilidade de ter perdido a referência do estado de carga da bateria, e para ter mais detalhes sobre a problemática perguntou como estava o estado da bateria bem como do sistema de carga, e destacou que esses modelos costumam dar muito defeito nos chicotes do cofre do motor.

SOLUÇÃO

 Após anotar todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o técnico decidiu realizar uma análise mais minuciosa da parte elétrica relacionada ao caso, constatou que restava uma caixa de fusíveis para checar quanto a fusíveis partidos ou em falta, a caixa de fusíveis que fica junto ao módulo de gerenciamento da bateria, posicionado sobre esta.

Sem perda de tempo, realizou a conferência e para sua surpresa estava faltando um fusível. Instalou outro com mesma amperagem, e constatou que o freio de mão voltou a funcionar assim como apagou a luz de anomalia do sistema do ABS, entretanto, a falha relacionada ao sensor de carga permaneceu. 

Para solucionar este último problema o reparador orientou o cliente a levar seu veículo a concessionária e fazer um telecarregamento, a fim de atualizar o software e, assim resolver o inconveniente. 

Comentários