Oficina Brasil


Chevrolet Corsa 1997 com defeito estranho

Foi detectado no nosso Fórum um defeito no motor do Corsa. Saiba como foi solucionado.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Defeito: Chevrolet Corsa chegou de guincho na oficina porque o motor parou de funcionar depois de ficar alguns dias fazendo reparos na lataria. O motor até ameaça pegar mas não funciona.

Diagnóstico: Os testes iniciais foram nos bicos, regulador de pressão, bomba, sensor de rotação, bobina, cabos e velas e aparentemente estão funcionando bem, mas o carro continua sem condições de pegar.

Não podemos esquecer de verificar a bateria pois ela tem que estar na voltagem correta e no momento da partida é que ela será mais exigida.

Uma bomba de combustível necessita de no mínimo de 10 volts e em alguns casos quando está com 9,5 volts, a bomba não funciona.

Como tudo deve ser verificado, o filtro de combustível poderia estar obstruído e isso impede o fluxo de combustível necessário para o funcionamento do motor. Verificar também a compressão de cilindros é importante neste caso porque o carro ficou parado por algum tempo e pode ter causado travamento dos anéis.

Ouvindo o cliente foi possível descobrir que este carro já tinha passado por 4 oficinas e não conseguiram achar o defeito. Continuando na busca da solução, foi verificado os aterramentos e o chicote dos bicos injetores, o sinal chega mas os bicos não pulsam e por isso foram solicitados bicos novos para instalar.

Solução: com a chegada dos 4 bicos injetores novos e estes instalados, motor funcionou mas a história continua com o cliente informando que em alguma das quatro oficinas anteriores, os bicos foram testados diretamente na bateria e provocou a queima de todos.

Como os 4 bicos pararam de funcionar ao mesmo tempo e não se sabia do “teste” na bateria, deu a impressão de ser problema no módulo mas é sempre recomendável ouvir bem o cliente, pois o histórico do carro é muito importante para um diagnóstico correto.

Regrinha básica para testar um bico injetor:
• Testar a resistência;
• Fazer a limpeza na cuba de ultrassom;
• Verificar estanqueidade;
• Verificar o leque;
• Verificar a equalização.

Comentários