Oficina Brasil


Chevrolet Astra variando a tensão de trabalho

O Hatchback Chevrolet 2005, equipado com o motor Família II 2.0 8v Flex Power, chegou à oficina com a reclamação de que, mesmo com o ar-condicionado desligado, o compressor estava armando e desarmando diversas vezes ao conduzir o veículo.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Sabendo que estava diante de um caso atípico, o profissional logo iniciou o seu plano de ação com os testes que deveriam ser realizados nos sistemas elétricos a fim de descobrir a causa da anomalia do veículo. Ao finalizar essa importante etapa, partiu sem perda de tempo para sua execução.

Primeiramente acessou a ECU via scanner, e constatou o DTC P0560 gravado em sua memória de avarias, sabendo que este código se refere a variação anormal de tensão no módulo de controle do motor.

Diante disso, o reparador decidiu analisar os parâmetros via scanner a fim de confirmar se realmente estava ocorrendo a variação de tensão informada pelo código de falhas.

Ao acessar o menu referente ao monitor de dados da ferramenta de diagnóstico, constatou que realmente ocorria uma variação de tensão entre 8,00 e 13,00 volts mesmo com o sistema de ar-condicionado desligado, já com ele ligado percebeu que o relé armava somente acima de 12,00 volts e abaixo desse valor ele desarmava. Como ocorria essa variação o tempo todo o relé ficava armando e desarmando constantemente. 

Seguindo seu plano de ação realizou teste no sistema de ignição e constatou que as velas, cabos e bobina estavam em perfeito funcionamento.

Em seguida, verificou o funcionamento do sistema de injeção confirmando que não apresentava nenhuma anomalia.

Sem mais ideias de qual componente poderia causar este defeito, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao abrir o tópico no fórum referente a seu caso, explicou em detalhes quanto as características da falha bem como os testes que já havia realizado. 

O primeiro técnico sugeriu que o reparador realizasse a medição de tensão com o multímetro no pino que recebe o sinal do alternador na unidade de controle do motor, para confirmar na tela do equipamento se ocorria a oscilação de tensão.

Um outro reparador experiente neste tipo de situação sugeriu que o técnico verificasse o aterramento da unidade de controle do motor. O reparador retornou informando que iria realizar esse teste e agradeceu o parceiro do fórum.

Um terceiro reparador salientou a necessidade da análise dos seguintes itens: alimentação e aterramento da unidade de controle do motor, quantidade de fluido refrigerante do ar-condicionado, pressostato e, por fim, o chicote do sistema de ar-condicionado quanto a curto-circuito a massa.

Um quarto reparador chamou atenção para a possibilidade de ter um problema no botão de acionamento do ar-condicionado e sugeriu que o reparador acionasse o sistema via scanner para conferir se o mesmo está funcionando corretamente. 

O reparador realizou o teste e retornou informando que o acionamento estava em perfeito funcionamento.

SOLUÇÃO

Após ver todas as dicas e sugestões dos colegas e realizar os testes, o reparador decidiu fazer uma verificação visual do chicote e conectores do sistema de ar-condicionado e identificou que um conector, localizado abaixo do reservatório de água, estava oxidado, gerando mau contato e causando o acionamento do ar-condicionado de forma intermitente, ao substituir o conector o problema foi solucionado. 

Comentários