Oficina Brasil


RAM 1500 Rebel 2022 passou pelas oficinas e encantou nossos reparadores com a sua robustez

Não precisa ser um entusiasta de automóveis para admirar e querer dirigir uma picape RAM, pois a sua imponência contagia e desperta o interesse em saber mais sobre a muscle truck equipada com motor V8

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Oficialmente no mercado nacional desde 2005, a RAM já tinha se destacado como um veículo com características próprias e conquistou o seu espaço pelo porte e potência.   

Na sua 5ª geração, está bem representada pelo modelo Rebel 1500, que vem equipado com o lendário motor HEMI V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e consegue atingir 56,7 kgfm de torque.

Essa usina de força faz a Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, considerando que é uma picape com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso.

A qualidade do sistema de áudio combina perfeitamente com a picape, que está equipada com uma marca também lendária, Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Também é primazia na categoria o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo.

Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional. 

Nenhuma outra picape no mercado (além da RAM 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras.  

A lista de itens que acompanham a picape RAM Rebel 1500 é longa e para facilitar, fizemos um resumo: 

Rambox – os compartimentos são exclusivos das picapes da marca. Localizados nas laterais da caçamba, eles têm 107 litros de capacidade cada, além de iluminação interna e tomada de 115 voltas em uma delas, que podem ser abertas com a chave presencial.

Porta-objetos – dentro da RAM 1500 tem compartimentos para guardar objetos, que totalizam 151 litros de capacidade volumétrica, distribuídos entre vários porta-objetos espalhados pela cabine. 

Assoalho traseiro – o assoalho é plano, mas oferece conforto e muito espaço para quem estiver sentado no banco. 

Console central – tem várias opções de configurações, com duas tomadas de 115 volts e saídas usb, sendo 4 de carregamento rápido. O console oferece 39 litros de capacidade, com espaço até para colocar um notebook. 

Grade ativa – as grades dianteiras fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível. 

Mais economia – para reduzir o consumo de combustível, a RAM 1500 conta com tecnologia como a desativação de 4 dos 8 cilindros, corte de injeção de combustível em desacelerações e variador do comando de válvulas. 

Proteção assoalho – as proteções são importantes para superar qualquer obstáculo sem danificar a suspensão dianteira, o sistema de direção, o tanque de combustível e a caixa de transferência. 

E-Locker e Hill descent – mais duas características para superar obstáculos, o bloqueio eletrônico de diferencial traseiro (E-Locker), que equilibra a força do motor entre as rodas e o Hill Descent Control, que aplica automaticamente os freios exigidos para realizar uma descida segura. 

Central multimídia – com 12 polegadas, é a quinta geração desta tecnologia com Apple carplay e Android auto, com conexão sem fio e é a maior tela do segmento com navegação embarcada.

Câmera 360 graus – A câmera transmite uma imagem completa dos arredores do carro, facilitando as manobras de estacionamento. 

Carregamento wireless – na picape RAM 1500 é possível carregar o celular por indução, sem a necessidade de utilizar cabos. 

Head-up display – com este display, o motorista não tira os olhos da estrada. Ele projeta as informações no para-brisa, com possibilidade de personalização. 

Espelho traseiro digital – com este espelho é possível enxergar o caminho atrás do carro, mesmo com passageiros ou objetos bloqueando a visão traseira. 

Keyless enter in go – a partida remota permite você ligar a picape RAM 1500 à distância e resfriar ou aquecer o interior do carro, antes de entrar, além de permitir entrar no carro sem usar a chave, basta estar com ela no bolso. 

Estacionamento semiautomático - este sistema auxilia em manobras paralelas e perpendiculares, basta ativar, procurar uma vaga e controlar apenas o freio e o acelerador. O resto a picape RAM 1500 faz sozinha. 

Controle de cruzeiro adaptativo – este controle detecta veículos à frente e o sistema de frenagem automática de emergência identifica pedestres, acionando automaticamente o freio para impedir colisão ou manter uma distância segura. 

Assistente de faixa – esta tecnologia impede uma mudança de faixa sem intenção ao emitir um alerta visual ou sonoro e aplicar uma leve força no volante, caso a picape esteja saindo da rota. 

Monitoramento de ponto sego – este sistema, junto com o detector de tráfego traseiro, emite alertas visuais e sonoros para ajudar durante um tráfego intenso ou na saída de vagas perpendiculares. 

Airbags – A RAM 1500 tem proteção por todos os lados, além dos airbags dianteiros de múltiplos estágios, ela vem equipada com airbags laterais e cortina frontal e traseira. 

Chassi – 98% do aço usado no chassi da RAM 1500 é de alta resistência, combinado com alumínio no capô e na tampa traseira, com estrutura leve e resistente, além da capacidade de reboque de 4,9 toneladas. 

Teto solar panorâmico – Além de ampliar o espaço interno, o teto solar panorâmico permite mais visibilidade, praticamente traz o céu para dentro do carro. 

Rotary Shifter – o seletor de marchas é um botão e basta um leve movimento giratório para mudar para as funções P, R, N e D, permitindo desligar o carro em D, que ela coloca em P automaticamente.

Bancos e pedais com ajustes elétricos de posições – os bancos dianteiros são controlados por motores elétricos com 10 posições para o motorista guardar na memória do banco. Os pedais também permitem 3 ajustes de altura. 

Depois dessa robusta apresentação da RAM 1500 Rebel, vamos apresentar as oficinas que tiveram a oportunidade de conhecer a picape de cor vermelho flame. 

Auto Kaneko Moema está com endereço novo e o Marco ficou muito feliz quando viu uma picape tomando toda a frente da oficina e aproveitou para fazer fotos e divulgar nas redes sociais. 

 O Marcos está há algumas décadas na atividade da reparação automotiva e agora instalado em um novo endereço, ele percebeu a oportunidade de ampliar os serviços, investindo em equipamentos dedicados para ar-condicionado, troca de óleo de transmissão automática, sem deixar de dar atenção aos carros híbridos e elétricos.

A região da sua oficina, que é próxima ao aeroporto da cidade de São Paulo, já tem uma frota de veículos eletrificados e em algum momento será preciso atender este novo tipo de cliente. 

O Marcos disse o que ainda mantém o faturamento da oficina são os serviços frequentes de revisões e manutenção mecânica em suspensão, freio e a eletrônica que também ajuda a fechar a conta no final de cada mês.

Como a maioria dos carros estão saindo com transmissão automática, foi importante o investimento em equipamentos e treinamentos, mas quando o serviço na transmissão exige a abertura para trocas de componentes, é melhor terceirizar, enviando para um especialista em câmbios automáticos. 

Uma condição que o Marcos valoriza muito é o apoio de outras oficinas que sempre estão dispostas a colaborar com informações e até algum equipamento específico para veículos que aparecem pouco na oficina e a RAM 1500 Rebel é um desses veículos. 

Há alguns quarteirões fomos recebidos pelo Raul da Mecânica Kyodai, que também soma algumas décadas de atividades e a imagem abaixo representa a sua história no setor da reparação automotiva.  

O Raul tem muita experiência que vem acumulando desde os carros carburados, passando pelos injetados monopontos, multipontos, agora com os motores equipados com injeção direta e ele já se prepara para enfrentar os desafios dos carros híbridos e elétricos. 

A sua tranquilidade e disciplina oriental tem ajudado muito nas tomadas de decisões para manter a oficina sempre funcionando com todo empenho por tanto tempo e ele também está em um novo endereço, onde o espaço e a disposição do prédio facilitam a entrada e saída dos veículos, que acelera as manobras dos carros com os serviços concluídos.  

A região da oficina literalmente obriga o Raul a investir em equipamentos e treinamentos específicos para ter plena condição de atender o perfil de carros de alto nível. Estes carros estão cada vez mais complexos com a quantidade de controles eletrônicos e muitos já estão classificados como nível 2 de automação, praticamente andando sozinho pelas estradas, lendo as faixas, identificando o trânsito à frente, freando ou acelerando conforme o trânsito permite.  

Para atender um carro como a picape RAM 1500 Rebel é preciso estar preparado, pois a eletrônica praticamente domina o funcionamento e controles do carro, que tem recursos que permitem estacionar sozinho, usa retrovisor digital onde a visão no retrovisor não é refletida diretamente, mas usa uma câmera instalada na parte traseira do veículo, permitindo uma visão clara mesmo durante a noite. 

Para quem acredita no setor da reparação automotiva, não pode parar de investir em treinamentos e equipamentos pois só assim será possível continuar atendendo e executando serviços com competência nos carros atuais e nos elétricos e autônomos. 

Primeiras impressões 

É muita emoção ter uma picape RAM 1500 Rebel na frente da oficina esperando para ser pilotada, essa foi a reação do Marco ao ver um carro que ocupa duas vagas na oficina, mesmo assim o carro tem o poder de encantar quem dirige ou quem vai fazer a manutenção. 

Tudo no carro foge do padrão tradicional quando comparado com os demais modelos que frequentam a oficina, começando para entrar é preciso tomar cuidado pela altura da cabine e descer colocando direto o pé no chão, não será possível. 

Detalhes que são exclusivos da RAM, como as duas caixas montadas nas laterais da caçamba para colocar gelo e bebidas, fazem as pessoas já pensarem em diversão, pois o carro oferece todas as condições, inclusive este local dedicado às bebidas, sem deixar ninguém com sede. 

Para quem gosta de motorzão, ao ligar o V8 é como ouvir uma orquestra, pois o som deste tipo de motor é único e transmite a sensação de força e poder com o som grave saindo do escapamento. 

Este é o tipo de carro que dificilmente vamos encontrar alguma coisa para falar mal dele, a não ser que se incomode com a altura do carro, o consumo do motor V8 de 56,7 kgf de torque, o espaço que ele toma na garagem ou nas ruas e até pode se queixar que não tem mais privacidade, pois ao passar pelas ruas, todos ficam olhando a máquina vermelha desfilando, finalizando o Marcos disse: realmente essa é picape. 

No controle da sua tranquilidade, o Raul não resistiu e deu um belo sorriso ao ver a picape RAM 1500 Rebel estacionada na calçada, em frente à sua oficina e como qualquer pessoa que aprecia um bom carro, logo foi abrindo o capô de alumínio para ver o V8 (vê oitão) esbanjando potência e um absurdo de torque. 

Em momentos como este a gente não se preocupa em saber como é feita a manutenção em um carro com motor grande, boa parte dos carros estão reduzindo os motores para apenas três cilindros, o prazer de ver e ouvir um motor de oito cilindros está ficando raro nos dias atuais. 

As palavras do Raul recuperam um momento no passado em que ainda havia o espírito e o prazer de dirigir um carro com motor grande, mas a tecnologia e a necessidade de respirar um ar mais limpo impuseram uma limitação a este tipo de motor, dando espaço para os pequenos dominarem o mercado, então vamos aproveitar este raro motorzão que pode desaparecer logo e dar espaço para os silenciosos ou mudos motores elétricos.  

Nada contra a modernidade, apenas é o registro de um momento saudosista que teve a sua época, finaliza o Raul, que não é velho, ele apenas teve a oportunidade de conviver com várias etapas da evolução dos motores, chegando aos híbridos, elétricos e autônomos. 

Ao volante 

Este é o momento mágico que o Marco estava ansioso para colocar a chave no bolso (não mais na ignição), apertart o botão de partida e acelerar o motor HEMI V8. 

O tamanho da RAM 1500 Rebel exige um pouco mais de cuidados ao dirigir pelas ruas e fazer curvas, sempre lembrando que são quase 6 metros de comprimento, mas o Marco estava atento a tudo isso e dirigiu com toda emoção que um carro como a RAM e o seu motor V8 podem proporcionar. 

A vontade do Marco era dirigir o dia inteiro porque o carro provoca o motorista para acelerar e como o Marco disse, o bom mesmo seria andar em rodovias, na cidade não dá para andar mais forte porque o quarteirão acaba muito rápido e logo tem que frear. 

Por ser uma picape de porte grande, ela oferece o conforto e a facilidade de dirigir como se fosse um carro de luxo, sem aquela sensação de suspensão dura e volante pesado. 

Para o Raul, estar ao volante da RAM significa estar pilotando o que há de mais avançado em tecnologia e robustez disponível em uma picape. Não só o tamanho da picape, do motor, mas o conjunto tem harmonia e leveza ao dirigir. 

Pelo porte da picape, a condução é muito fácil, mas sempre observando os espaços por onde passa, porque o comprimento e a largura da picape são muito diferentes dos demais carros que estão na rua. Se a picape RAM toma o espaço lá fora, dentro dela tem espaço de sobra, principalmente para os passageiros do banco traseiro. 

Outro componente que o Raul comentou é a transmissão automática de 8 marchas fabricada pela ZF, que recebe toda potência do motor e distribui suavemente para as quatro rodas, mas se pisar fundo, vai aparecer toda a brutalidade dos 56,7 kg de torque que o motor HEMI V8 oferece para a alegria do Raul que estava pilotando a “nave”.

Motor e transmissão 

O nome HEMI vem do formato da câmara de combustão que é hemisférica (HEMIsférica), o que explica o nome de batismo, o histórico motor HEMI V8 acumula quase meio século de tradição e uma enorme legião de fãs, o que não é difícil de entender.

Na RAM 1500 Rebel, o motor de 5,7 litros combina o poder de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, atuando em faixa de potência ampla, suave e linear, que evita a reação e os picos dos motores turboalimentados. 

Com a desativação de cilindros (MDS), a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.

Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantêm fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.

A sincronização do eixo de comando variável ajuda a maximizar a economia de combustível, reduzindo o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, o que aumenta o processo de expansão da combustão. 

O HEMI ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 watts usando a modulação por largura de pulso para adaptar o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento.

A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e o ruído do ventilador. Falando em questões sonoras, desta vez positivas, impossível não destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros em qualquer situação. 

A RAM 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico, com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa, seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine. 

Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade. 

A Nova RAM 1500 utiliza um sistema de gerenciamento térmico que se conecta ao líquido refrigerante do motor aquecido para acelerar o aquecimento do fluido da transmissão e do óleo do motor, para maximizar os benefícios de economia de combustível, mantendo a melhor densidade e temperatura desses líquidos.

O sistema ainda tem função de resfriamento sob condições de alta carga ou alta temperatura ambiente para garantir que a temperatura do fluido da transmissão fique sempre controlada. O diferencial também tem um gerenciamento que garante a melhor temperatura de operação. 

Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.

Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da RAM 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da RAM 2500 (7.861 kg). 

Desenvolvido para aumentar o desempenho, durabilidade e eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo.

Depois de todas essas informações do motor e do câmbio, o Marco e o Raul lembraram que a picape RAM também precisa de manutenção e troca de óleo e filtros, mas para isso tem que reservar duas vagas na oficina, usar valeta ou elevador de 4 toneladas, concluindo com a aplicação de peças e lubrificantes recomendados pelo fabricante do veículo. 

Suspensão, direção e freios 

Outro novo item para o Rebel 1500 2019 é um conjunto de amortecedores de reservatório remoto Bilstein, que resolvem o problema de falta de ação. É quando o óleo dentro dos amortecedores esquenta a ponto de os amortecedores não funcionarem como normalmente.

Os amortecedores ficam suaves e não respondem tão rápido quanto antes. Isso significa que aquela pequena protuberância que a picape atingiu há pouco, parece que agora é uma cratera.  

Com reservatórios remotos, esse óleo é circulado pelos amortecedores e por um cilindro externo para manter o óleo resfriado por mais tempo. Dessa forma, as pequenas protuberâncias permanecem pequenas como deveriam, e bater nelas o dia todo não prejudica a suspenção. 

Os amortecedores com reservatório remoto são uma atualização em relação aos amortecedores mono tubo Bilstein da geração anterior, que se adaptam constantemente à velocidade, aceleração, frenagem e direção, fornecendo controle total do carro em qualquer estrada e a suspensão é elevada, equipada com pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios remotos de óleo da Bilstein, que é a grife em suspensões de alta performance. 

O sistema de freio foi melhorado e está com 18% a mais de área de pastilhas, a picape apresenta os maiores discos de freios dianteiros do segmento, com 38 centímetros.

Um novo freio de estacionamento elétrico elimina 20 quilos do sistema anterior. Possui sistema de assistência à travagem, em situação de frenagem de emergência o sistema aplica a potência máxima de travagem, minimizando a distância de parada 

Freio de estacionamento elétrico (EPB): utiliza o interruptor do freio de estacionamento montado no painel de instrumentos, um motor na pinça (MOC) em cada roda traseira e um módulo de controle eletrônico.

Possui quatro modos de operação: aplicação e liberação estática, aplicação dinâmica, liberação de afastamento e retenção segura. 

Distribuição eletrônica da força de frenagem: auxilia o motorista a otimizar as distâncias de parada e controlar sob todas as condições de carga do veículo, regulando a pressão de frenagem da frente para trás, utilizando freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. 

A direção é elétrica e foi desenvolvida para a picape RAM 1500 Rebel com uma redução de peso de três quilos, que é ajustada para uma direção mais leve e rápida. Ao usar um motor elétrico para alimentar o sistema de direção de pinhão e cremalheira da RAM 1500, o motor V8 fica dispensado da tarefa de girar constantemente uma bomba hidráulica, melhorando a eficiência de combustível em até 1,8% e adicionando 5 cavalos de potência. 

O conforto da coluna de direção inclinável e telescópica: permite que a coluna de direção se incline e se aproxime ou se afaste do motorista para alcançar uma distância segura e adequada para cada tipo de motorista. 

Para proteger os componentes instalados sob o assoalho, a RAM tem uma placa deslizante, mesmo não sendo um recurso “tecnológico”, a enorme placa antiderrapante é um ótimo recurso e ela começa no para-choque dianteiro e vai literalmente até embaixo da cabine. Abrange todos os itens essenciais, como caixa de transferência, direção, motor e tanque de gasolina.

A maioria das placas de proteção off-road cobrem apenas o motor, mas essa cobertura adicional deve ajudar a evitar possíveis danos aos componentes que ficam expostos às colisões com obstáculos comuns em locais sem estrada. 

Elétrica, eletrônica e conectividade 

Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de redução de rolagem da carroceria, a RAM 1500 Rebel possui um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo.

Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A RAM 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus) e controle de oscilação de reboque (TSC).

Fazem parte da picape o controle de descida (Hill Descent Control) e o diferencial traseiro com bloqueio eletrônico. 

Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V. 

A lista de itens tecnológicos é longa e inclui ainda: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles 

Peças de reposição 

A marca Mopar, nascida em 1º de agosto de1937 como uma contração do termo “Motor Parts” (peças de motor), já tem 85 anos de atividades, marcando uma evolução surpreendente ao longo de mais de oito décadas. Introduzida pela primeira vez como o nome de uma linha de produtos anticongelantes para o sistema de arrefecimento, a Mopar transformou-se ao longo dos anos para abranger assistência técnica, peças e atendimento ao cliente. Hoje ela atende proprietários de veículos de todas as marcas do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles ao redor do globo. 

Marco e o Raul, que são muito criteriosos com a qualidade das peças, concordam em preservar a originalidade da picape RAM 1500 Rebel, dando preferência às peças Mopar. Eles lembram que é um carro novo e é uma situação normal encontrar peças na rede de concessionárias, até que o mercado se prepara para oferecer peças de reposição de forma mais ampla. 

Quem for fazer manutenção em um carro como esse não vai querer correr riscos aplicando peças de origem não confirmada e certamente o cliente vai entender que um carro dessa categoria precisa de componentes confiáveis para todo o desempenho para o qual ele foi projetado, o Raul e o Marco concluíram dizendo que é mais prudente manter a originalidade aplicando peças da própria marca. 

Recomendações 

Raul – Kyodai: ter clientes que confiam em deixar um carro desse porte para fazer manutenção na oficina já é um reconhecimento de competência para executar os serviços.  

Não importa que seja apenas uma troca óleo e filtros, tem que ser muito bem feita e para fazer com a qualidade desejada pelo cliente, temos que colocar peças reconhecidamente adequadas para o carro. Isso traz segurança para a oficina e o cliente não vai questionar a qualidade de uma peça indicada pelo próprio fabricante do carro.

Parece não ter importância, mas tomar cuidado com os torques de apertos dos parafusos, principalmente do bujão de óleo no carter, revelam a competência e cuidados de cada profissional da reparação automotiva. 

Marco – Kaneko: os proprietários de oficinas sempre desejam ter muitos serviços para executar, mas o desejo maior é que o cliente fique satisfeito e a maior prova acontece quando ele retorna para fazer mais serviços no carro ou em outro carro que ele tem. 

Para atingir este nível de satisfação do cliente é preciso trabalhar muito, investir em equipamentos e treinamentos, porque os carros tem diferentes tecnologias e chegamos em uma situação que até para fazer a troca de óleo é preciso verificar no manual, o que o fabricante do carro está recomendando para aquele modelo. 

Ficou para trás e há muito tempo aquela frase, que todo óleo é igual e se alguém ainda pensa assim, corre um grande risco de danificar um motor. Falamos do óleo, mas isso se aplica a qualquer serviço a ser feito no carro e a picape RAM 1500 Rebel exige mais conhecimento e cuidados em todas atividades de reparação deste modelo. 

Ficha técnica RAM 1500 Rebel 

Motor 

Posição: Longitudinal dianteiro 

Número de cilindros: 8 em V 

Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm 

Cilindrada total: 5.654 cm³ 

Taxa de compressão: 10,5:1 

Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm 

Torque máximo (ABNT): 56,7 kgfm a 3.950 rpm 

Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote 

Combustível: Gasolina 

Transmissão 

Câmbio automático: oito marchas à frente e uma à ré 

Relações de transmissão: 

1ª – 4,710 

2ª – 3,140 

3ª – 2,100 

4ª – 1,670 

5ª – 1,290 

6ª – 1,000 

7ª – 0,840 

8ª – 0,670 

Ré – 3,300 

Diferencial – 3,920 

Sistema de tração 

Caixa de transferência: BW 48-12 Part-time 

Modos de operação: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low 

Comando: elétrico 

Relação de reduzida: 2,640 

Freios 

Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC 

Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 378 mm) com pinça deslizante 

Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 375 mm) com pinça deslizante 

Suspensão dianteira 

Tipo: Braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora 

Amortecedores: Bilstein de tubo duplo 

Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva 

Suspensão traseira 

Tipo: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora 

Amortecedores: Bilstein de tubo duplo 

Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva 

Direção 

Tipo de assistência: Elétrica 

Diâmetro mínimo de curva: 14,1 m 

Rodas 

Medida: 8” x 18” 

Pneus: 275/65 R18 

Peso do veículo 

Em ordem de marcha: 2.610 kg 

Capacidade de carga: 610 kg 

Carga máxima rebocável (reboque com freio): 5.062 kg 

Dimensões e capacidades 

Comprimento do veículo: 5.929 mm 

Largura do veículo: 2.084 mm 

Altura do veículo: 2.012 mm 

Distância entre-eixos: 3.672 mm 

Bitola dianteira: 1.741 mm 

Bitola traseira: 1.729 mm 

Altura livre do solo entre os eixos: 249 mm 

Ângulo de entrada: 25,1° 

Ângulo de saída: 22,6° 

Ângulo de rampa: 19,1° 

Tanque de combustível: 98 litros 

Caçamba 

Comprimento: 1.711 mm 

Largura: 1.295 mm 

Profundidade: 543 mm 

Volume: 1.200 litros 

Volume dos compartimentos laterais (RamBox): 103,4 litros (cada) 

Desempenho 

Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente) 

0 a 100 km/h: 6,4 s 

Consumo 

Ciclo urbano: 5,3 km/l 

Ciclo estrada: 6,6 km/l 

Comentários