Oficina Brasil


A percepção de picape de serviço mudou com a Partner 2022, onde traz conforto e tecnologia

Os reparadores que conheceram a nova picape Peugeot Partner Rapid ficaram surpresos ao dirigir um carro de serviço equipado com ar-condicionado, controle de tração e até assistente de rampa

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para quem for dirigir a picape furgão Peugeot Partner Rapid, vai ter o mesmo conforto de um carro de passeio e dá até para afirmar que esta picape tem mais tecnologia que muitos carros que estão rodando pelas ruas e estradas. (Fig.1 e 2) 

Um detalhe no acabamento do capô na parte frontal, próximo à grade chama a atenção, pois parece até um defletor de ar para melhorar a aerodinâmica, mas ao abrir o capô, fica evidente porque tem aquele pedaço de plástico branco, ele serve apenas para disfarçar um contorno que na Fiorino vai o logotipo da FIAT.

Estamos falando de uma picape que tem uma similar, praticamente idêntica, que é o resultado da união da FCA com a PSA, formando o Grupo Stellantis. A picape Partner Rapid é o primeiro veículo desenvolvido na plataforma Stellantis e não há como negar que a Partiner da Peugeot é uma versão da picape FIAT Fiorino, praticamente só muda o logotipo da Peugeot e os dois modelos são produzidos na fábrica em Betim-MG. Não deixa de ser curioso ver um carro com a marca francesa sendo produzido na fábrica da FIAT.

A Peugeot, através da aliança com a FIAT, melhorou o nível da picape de trabalho oferecendo ajuste da posição do volante da direção e pisca auxiliar nos retrovisores, banco com opções de ajustes, direção hidráulica, travas e vidros com acionamento elétrico, chave modelo canivete com acionamento do alarme, que já vem de série em todos os modelos. 

A picape/utilitário da Peugeot possui equipamentos de série que não se espera em um veículo de trabalho como o controle de estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência que ativa automaticamente o pisca alerta e as luzes de freio, alertando quem está vindo atrás para evitar colisões traseiras. Quem trabalha com entrega de cargas pela cidade enfrenta alguns locais de difícil acesso, principalmente em subidas com o carro carregado, mas para esta situação o Peugeot Partner vem equipado com Hill Assist, que mantém o carro freado em rampas e subidas bem inclinadas.

Melhorando o nível de conforto do carro, certamente haverá um melhor desempenho dos serviços, pois o motorista ficará mais satisfeito e confortável em um carro com mais recursos, isso aconteceu com os caminhões que possuem conforto e tecnologia muito mais avançada que os carros de passeio. 

Ao abrir o compartimento de carga da Partner é possível ter a noção do espaço útil de carga, que é de 3,3 metros cúbicos, com capacidade de até 650 kg,  

No piso tem um tapete emborrachado e bem macio que protege o assoalho do carro e evita que a carga escorregue durante o percurso da entrega. Para ajudar no embarque e desembarque de cargas, as portas abrem em dois estágios, sendo o primeiro em 90º graus e o segundo em 180º. 

Pensando em atender melhor o cliente Peugeot que for comprar o novo utilitário da marca, foram desenvolvidos alguns pacotes de serviços que garantem a execução entrega do carro no mesmo dia e caso o cliente não fique satisfeito como serviço e que a argumentação seja aceitável, não precisa pagar a mão de obra, isso demostra a seriedade e compromisso da marca. 

Oficinas 

O setor da reparação automotiva sempre se adapta às condições do mercado e a oficina mecânica Só Frances é um exemplo desta adequação, nela  o Fernando que nos atendeu e falou sobre a atividade da oficina dedicada à marca de carros de origem francesa. Ele nos recebeu muito bem e no momento da chegada, ele achou meio estranho um carro da Fiat com o logotipo da Peugeot, até descobrir que era isso mesmo. A localização da oficina é na região de Santo Amaro, na zona sul da cidade de São Paulo. O Fernando comentou que atende muitos carros enviados por outras oficinas  e como ele é especializado nesses modelos, tem mais facilidade na manutenção e no acesso às peças. Enquanto alguns preferem não atender às marcas francesas, aqui na oficina nós atendemos, resolvemos e damos garantia de todo serviço executado, finaliza o Fernando.

Na mesma região de Santo Amaro, chegamos na Rede Nacional Automotiva, que tem mais vocação para centro automotivo com vendas de pneus, serviços de alinhamento 3D e a curiosidade do Paulo, que nos recebeu, foi perguntar se ele estava vendo direito porque o carro é FIAT, mas está com logotipo da Peugeot. Com uma breve explicação sobre a fusão da FCA e PSA que fazem parte do Grupo Stellantis, ele ficou mais tranquilo e até elogiou pelo fato da manutenção ser no padrão FIAT, que vai facilitar para todas as oficinas. 

Um pouco mais afastado, chegamos na Prochaskar Pompéia na zona oeste de São Paulo e lá fomos atendidos pelo Santos, que coordena atividades desta unidade. 

Como serviço autorizado Bosch, a Prochaskar atende a todos os serviços automotivos como suspensão, direção e sem perder o foco do serviço especializado em ar-condicionado. Como o Santos gosta do que faz na oficina, foi logo verificar se o novo utilitário da Peugeot estava equipado com ar-condicionado. Ficou feliz em ver o sistema de climatização instalado em um carro de serviço e já foi dizendo que isso é bom para o motorista que vai trabalhar com este tipo de carro e melhor para as oficinas que terão mais serviços de reparação, quando for a época das manutenções.

Primeiras impressões 

O utilitário da Peugeot causou o mesmo impacto nas três oficinas que conheceram o carro da FIAT com emblemas da Peugeot e a frase comum que surgiu nos comentários do Fernando, do Paulo e do Santos, é que a manutenção  do Peugeot Partiner será mais fácil e barata por ser um FIAT.

Na oficina do Fernando, que é especializada em carros franceses, ele pediu se poderia usar o scanner para descobrir se o carro seria identificado como FIAT ou como Peugeot. A surpresa apareceu na tela do scanner que reconheceu o carro como Peugeot, ou seja, o carro pode até ser um FIAT, mas para acessar via conector OBDII, será como Peugeot. 

Para o Paulo e o Santos, esta estratégia do Grupo Stellantis vai ser boa para as duas fábricas e também para as oficinas, quando for executar algum serviço e nas compras de peças também será mais fácil e com mais opções de compra de peças. Para eles, o carro de serviço da Peugeot vai agradar cada motorista que for trabalhar com ele, pelo conforto e desempenho. Ao volante 

O Fernando disse: dirigir este carro novo da Peugeot vai ser a comprovação que é um FIAT Fiorino Furgão e foi isso que ele comprovou ao dirigir pelas ruas próximas da oficina. Por ser um utilitário, o carro foi equipado com um conjunto de motor e câmbio compatível com o desempenho e bem conhecido pelos reparadores. Isso favorece no momento das manutenções e nas compras de peças.

O Paulo já conhecia o carro, mas não poupou elogios ao Peugeot Partner por herdar todo conjunto FIAT, que traz confiança na mecânica e eletrônica do carro e muita facilidade nas manutenções. Alguns podem até criticar a direção hidráulica do novo Peugeot Partner, mas para a nossa oficina isso representa a possibilidade de fazer mais serviços nestes modelos de carros, além do que, este sistema de auxílio de direção é robusto, durável e confiável, completou o Paulo. 

Na região da Prochaskar tem algumas ruas que são verdadeiras ladeiras para subir em primeira marcha e acelerando tudo e foi este trajeto que o Santos escolheu para testar o novo Peugeot Partner. Ele aproveitou para conferir o funcionamento do sistema de auxílio em rampa, que funcionou perfeitamente, sem deixar o carro voltar mesmo em uma subida bastante inclinada. Para um carro de trabalho, a Peugeot está de parabéns por oferecer um carro confiável para quem for dirigir e de manutenção descomplicada para as oficinas. 

Motor e transmissão 

Foi uma alegria para os três reparadores que andaram com Peugeot Partner Rapid ao descobrir que o velho conhecido motor 1.4 8V Fire EVO Flex, com um câmbio manual de cinco marchas, formam um dos mais confiáveis conjuntos de força disponível no mercado. 

Para atender aos novos limites de emissões, o passou por adequações para atender às exigências do Proconve (PL7). Mesmo com 86 cv de potência e um torque de 12 Kgf, o câmbio ajustado para força e não velocidade completa o conjunto que atende perfeitamente às necessidades do transporte de cargas pequenas. 

A preocupação da Peugeot com o meio ambiente fez o nono utilitário da marca ser merecedor da Nota “A” aferida pelo Inmetro, que garante economia de combustível e mais lucro para quem transporta.  

Em 2022 o câmbio manual de cinco marchas foi melhorado para oferecer mais desempenho no transporte de cargas. A 2.ª marcha e a 3.ª foram ajustadas e ficaram mais curtas para garantir mais agilidade no trânsito das cidades. Um ajuste diferente foi realizado na 5.ª marcha, ela foi alongada e com isso o carro atinge mais velocidade com exigência de menos rotação do motor Evo 1.4. 

Para o Fernando, o Paulo e Santos, este conjunto de motor e câmbio foi a escolha certa para este tipo de carro de trabalho. Além de ser muito conhecido, é confiável e as oficinas receberão estes carros de braços abertos para fazer as manutenções. 

Suspensão, freio e direção 

Olhar a suspensão traseira deste utilitário faz qualquer reparador entender que foi desenvolvido para trabalho pesado. O diâmetro do amortecedor merece todo respeito de ser chamado de utilitário ou furgão de transporte de carga. Desde o modelo FIAT Strada que foi equipada com eixo rígido tipo ômega, este se tornou um sucesso e também equipa a nova picape Peugeot Partner Rapid. 

Ela utiliza uma única lâmina de aço de alta resistência conhecida como mola parabólica longitudinal.  

Para o Paulo que especializado em serviços de suspensão, não há segredos neste carro, é só chegar que o serviço será executado o mais rápido possível e com a qualidade garantida pela oficina. 

O Fernando pode continuar dizendo que é especializado em carros franceses e de quebra pode atender aos utilitários da marca FIAT, que o Grupo Stellantis juntou tudo, mas para as oficinas acaba ajudando e facilitando nas manutenções e compra de peças. 

Na Prochaskar os serviços de suspensão, direção e freios são realizados seguindo os treinamentos oferecidos pela rede que apoia a oficina, que garantem o padrão de qualidade. A direção hidráulica do Peugeot Partner significa mais serviços futuros para as oficinas mecânicas, assim como os freios que são a disco na dianteira e a tambor na traseira. Santos lembra que esse carro está com sistema de freios ABS e o assistente de rampa depende da manutenção adequada deste sistema, inclusive o fluido de freio.

Elétrica, eletrônica e conectividade. 

Para um carro de trabalho, o Peugeot Partner Rapid, tem muito a oferecer 

Freios ABS  

Airbags frontais  

Alarme antifurto perimétrico 

Controle de estabilidade  

Controle de tração  

Faróis com regulagem de altura  

Faróis de neblina  

Repetidores laterais das luzes de direção / Travamento central das portas  

Luz de condução diurna  

Assistente de partida em rampa 

Ar-condicionado 

Zonas de ar-condicionado: 1 

Ar quente 

Controle elétrico dos vidros dianteiros 

Luz no porta-malas 

Luz no porta-luvas 

Computador de bordo  

Conta-giros  

Termômetro do líquido de arrefecimento 

Peças de reposição 

É unanime a opinião dos três reparadores que avaliaram o utilitário Peugeot Partiner Rapid sobre a questão de peças de reposição deste modelo pelo fato de ser um carro FIAT e que já está há bastante tempo no mercado, é possível encontrar peças nas concessionárias, nas autopeças e nos distribuidores de autopeças, Um dos reparadores comentou que este é um raro caso de um carro que quebra pouco se forem feitas as manutenções corretamente e que tem estoque garantido no mercado de reposição.  

Recomendações 

Só Frances – Fernando: independente do modelo do carro e do seu uso, a manutenção deve ser realizada conforme o plano de manutenção do fabricante e quando isso não é respeitado, existe a possibilidade de criar uma espécie de rejeição do carro, isso certamente não vai acontecer com o novo Partner porque o carro na verdade é um puro FIAT.  

Rede Nacional Automotiva – Paulo: este carro representa tranquilidade para o proprietário e facilidade para a reparação, isso se deve ao sucesso da marca FIAT que conquistou o mercado com carros que foram evoluindo e conquistando a confiança dos brasileiros. Com o Grupo Stellantis assumindo o controle dessas fábricas de automóveis, ficou bem clara a escolha do Fiorino FIAT para ser o carro de conexão com a Peugeot. 

Prochaskar – Santos: que bom que a evolução e o conforto também chegaram nos carros de trabalho e o Peugeot Partner é o exemplo disso ao revelar um carro que tem aceitação de quem compra e de quem faz as manutenções. 

Para continuar com esta harmonia, basta fazer as manutenções corretamente e usando peças de procedência e confiança, que este carro vai oferecer trabalho por muito tempo. 

Ficha técnica 

Motor FIRE 1.4 8V EVO Flex 

Instalação - Dianteira  

Disposição - Transversal 

Aspiração - Natural 

Alimentação - Injeção multiponto 

Cilindros - 4 em linha 

Comando de válvulas - Único no cabeçote 

Acionamento do comando - Correia dentada 

Variação do comando - Admissão 

Tuchos - Mecânicos 

Válvulas por cilindro - 2 

Diâmetro do cilindro - 72 mm 

Curso do pistão - 84 mm 

Razão de compressão - 12,35:1 

Código do motor - Fire 

Cilindrada unitária - 342 cm3 

Deslocamento - 1368 cm3 

Potência máxima - 86 cv (A) 84 cv (G) 

Regime potência máx. - 6000 rpm 

Torque máximo - 12,2 kgfm (A) 11,8 kgfm (G) 

Regime torque máx. 4000 rpm 

Peso/potência - 13,15 kg /cv 

Torque específico - 8,9 kgfm/litro 

Peso/torque - 92,7 kg/kgfm 

Potência específica - 62,9 cv/litro 

Rotação máxima - 6500 rpm 

Tipo de emissão - Proncove L7 

Regime de marcha lenta 800 rpm 

Velocidade máxima (em circuito) 157,8 km /h 160,0 km /h 

Aceleração de 0 a 100 km/h 14,7 s 13,7 s 

Consumo 11,74 km /l |12,42km /l 8,11 km /l |8,38km /l 

TRANSMISSÃO 

Código da transmissão: C513 

Câmbio manual de 5 marchas 

Tração dianteira com juntas homocinéticas 

Número de marchas 5 a Frente e 1 à Ré 

Embreagem monodisco a seco e comando mecânico 

1a - 4,273 (47/11) 

2a- 2,429 (51/21) 

Relações de marcha 3a - 1,520 (38/25) 

4 -1,029 (35/34) 

-0,756 (34/45 ) 

RÉ -4,400 (42/10) 

Relação de redução 4.400 (66/15 ) 

Sistema de alimentação 

Tensão 12v 

Alternador 90A ( 14v) (sem A /C) 110A ( 14v) (com A /C) 

Bateria 50 Ah / 250A 

Motor De Partida 1.0 kW 

DIREÇÃO 

Sistema de direção mecânica hidráulica 

Suspensão dianteira Mc Pherson com rodas independentes 

Braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora 

Amortecedores dianteiros hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. 

Elemento elástico dianteiro com mola helicoidal. 

Suspensão traseira de eixo rígido. 

Amortecedores traseiros hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. 

Elemento elástico traseiro com mola parabólica longitudinal (feixe de molas) 

FREIOS 

Comando hidráulico  

Sistema dianteiro com discos ventilados 

Sistema traseiro a tambor 

Auxílio de frenagem com sistema ABS 

Freio de estacionamento mecânico nas rodas traseiras com compensação de desgaste 

Pneus e rodas 

Medida dos pneus 175/70 R14 88T 

Rodas de Aço 14 "  

Estepe com roda de aço 14" ( Homogêneo ) 

Pressão dos pneus 

Pneus dianteiros: 2.2 kg /cm2 / 32 lb/pol2 

Pneus traseiros: 3.0 kg/cm2 / 44 lb/pol2 

COMBUSTÍVEL 

Combustível Flex (Gasolina E Etanol) 

Tanque 55 Litros 

Dimensões do veículo 

Comprimento 4.407 mm 

Largura 1.643 mm 

Largura com espelhos 1.885 mm 

Altura (veículo vazio) 1.900 mm 

Altura (veículo carregado) 1.837 mm 

Vão livre do solo (veículo vazio) 176 mm 

Vão livre do solo (veículo carregado) 161mm 

Entre-eixos 2.716 mm 

Balanço (dianteiro /traseiro) 781 mm / 909 mm 

Diâmetro de giro 10.800 mm 

Ângulo de entrada 23º 

Ângulo de saída 26,9º 

Bitola dianteira 1430 mm 

Bitola traseira 1420 mm 

Dimensões do acesso ao compartimento de carga 

Largura de entrada 1177 mm da porta traseira bipartida 

Altura da entrada 1135 mm da porta traseira bipartida 

PESOS 

Peso vazio em ordem de marcha 1102 kg 1131kg 

Carga útil 650 kg 

Peso bruto total 1752 kg 1781 kg 

Eixo traseiro 672 kg 701 kg 

Eixo dianteiro 1080 kg 1080 kg 

Peso admissível eixo dianteiro 786 kg 

Peso admissível eixo traseiro 1120 kg 

Comentários