Oficina Brasil


Revisão preventiva do veículo é essencial para a segurança no trânsito

Fluidos, iluminação, freios e componentes da suspensão e direção, entre outros, são itens essenciais na hora da manutenção

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Manter a manutenção do veículo em dia é fundamental para a segurança no trânsito e também para evitar paradas inesperadas nas vias. Por isso, é importante fazer revisões preventivas, especialmente, antes do feriado para não prejudicar o descanso tão merecido. 

Alguns componentes não devem ser esquecidos antes de pegar estrada, Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, afirma: “Os fluidos podem vencer a validade, por exemplo. Assim, é muito importante observar não apenas a quilometragem, mas o tempo que a troca foi realizada, pois, após determinado tempo o lubrificante começa a oxidar”. Guimarães, explica que sem a troca no tempo correto, o óleo cria borras, falta  lubrificação e o motor pode fundir.

Outros itens que devem ser analisados são o sistema de iluminação, o estado dos pneus, alinhamento, balanceamento e calibragem; componentes da suspensão, como amortecedores, terminais, barra, pivô, bandeja e buchas; freios, entre eles, disco, pastilha e lonas pois envolvem a segurança do veículo. 

As revisões periódicas também auxiliam na economia, pois, assim, tem a chance de antecipar problemas, evitar desgastes  em peças e a necessidade de substituição de componentes e, consequentemente, gastos adicionais.

A recomendação da Nakata é efetuar revisões, periodicamente, levando como orientação as dicas do manual do proprietário para ter segurança para rodar com o veículo.

Comentários