Oficina Brasil


Itens que devem checados na revisão do sistema de suspensão do caminhão

Barras de reação e direção, amortecedores, tirantes e terminais estão entre os itens que devem ser verificados na hora da manutenção já que, quando comprometidos, podem provocar ruído e até perda de dirigibilidade

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Vias esburacadas prejudicam os sistemas de suspensão e direção e ocasionam diversas avarias nos caminhões.  “Podem provocar problemas no alinhamento, barra de direção e reação inclusive desgaste prematuro dos pneus, bem como danificar amortecedores”, comenta Jair Silva, consultor técnico da Nakata. Itens de suspensão, como amortecedores e barras de reação, são fundamentais para garantir não só a segurança no trânsito, a dirigibilidade do veículo, mas também assegurar conforto ao motorista e ocupantes.

“A barra de direção é responsável por transmitir os movimentos da caixa de direção para as rodas. Portanto, merece atenção especial na hora da manutenção. Quando danificada, o veículo poderá ficar desgovernado”, alerta. Segundo o consultor, é importante analisar a estrutura da barra que não pode apresentar empeno ou deformação na ligação com os terminais pois componentes comprometidos podem se romper ou quebrar devido a movimentos bruscos, consequência da má conservação das estradas.

Com relação ao terminal de direção, Silva ressalta a importância de observar o estado da coifa. “O guarda pó, a coifa de proteção, pode rasgar ou mesmo se deteriorar pelo tempo de uso e facilitar a entrada de impurezas,  contaminando, assim, a graxa lubrificante. Abrasivos desgastam o pino esférico do terminal podendo até ter sacramento, perda de dirigibilidade e, consequentemente, gerar graves acidentes”, afirma.

Os tirantes e os pinos das barras de reação, quando desgastados não apresentam risco de perda de dirigibilidade mas vão provocar ruído e consequente incômodo ao motorista.

Outro item que deve ser verificado periodicamente são os amortecedores, eles são de fundamental importância para o equilíbrio e estabilidade do veículo, seja ônibus ou caminhão. Com o estado das ruas e estradas brasileiras o trabalho dos amortecedores é intensificado e consequentemente o desgaste natural acelerado, por isso um profissional habilitado deve avaliar o estado das peças.

Outro problema que pode ser verificado em caminhões é a falta de alinhamento, com isso pode ocorrer uma aceleração no desgaste dos pneus e comprometimento da estabilidade.

Todos os itens mencionados devem ser inspecionados seguindo o plano de manutenção do fabricante do veículo ou quando o motorista notar alguma mudança no comportamento do veículo.

Comentários