Oficina Brasil


General Motors inaugura nova linha de motores

A nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado dos novos Onix e Onix Plus

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

5

GM

Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a nova linha de motores da fábrica da GM de Joinville (SC) que foi inaugurada em cerimônia que também marcou a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade.

Marcos Munhoz, vice-presidente da GM revela: “A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação”. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes.

Muitos processos da nova linha de motores da fábrica de Joinville possuem nível de automação da indústria 4.0.

“Temos, por exemplo, empilhadeiras autoguiadas realizando o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa”, comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.

Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica, está: o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

“Esse controle tão preciso permite que consigamos nos tornar ainda mais eficientes ao medir os consumos de utilidades por unidade produzida e os impactos de cada processo, assim podemos atuar mais focados ainda também na sustentabilidade”, afirmou Duccini.

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.

“Isso significa que podemos realizar o rastreamento de todas as peças de qualquer motor em tempo real, o que garante muito mais qualidade e precisão ao processo de fabricação”, explica o gerente geral da fábrica. Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.

Comentários