Oficina Brasil


Válvulas Elétricas aplicadas em motores com alta tecnologia: Transdutor de Pressão e de Comutação

O controle através de comando pneumático por passagem é uma das formas mais utilizadas e mais eficientes do mercado automotivo

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As válvulas elétricas são componentes importantes para a comutação e o comando, assim como para a realização de funções de conforto e segurança. Elas são usadas para acionar atuadores pneumáticos ou para comutar entre dois ou mais estados. Em sistemas mais caros, teremos diretamente um comando eletrônico, como por exemplo uma válvula elétrica do turbocompressor ou uma válvula EGR com controle eletrônico, mas há ainda muitos modelos de veículos com comandos através de válvulas elétricas e acionamento por pressão ou depressão.

As válvulas oferecem grande potencial para o comércio de peças de reposição, uma vez que estas são monitoradas direta ou indiretamente pelo sistema OBD. A substituição é inevitável em caso de falha das válvulas. E o sistema de controle eletrônico vai gerar um código de falhas OBD e comandar o acionamento do atuador no painel MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento), já que as válvulas elétricas estão diretamente ligadas a controle de poluentes ou comandos de potência do motor, como a válvula elétrica transdutor de pressão da válvula de regulagem de pressão do turbocompressor.

A Válvula Elétrica tipo Transdutor de Pressão controla o turbocompressor!

Uma das presenças na linha automotiva, ainda mais aplicada em veículos Premium, é o Transdutor de Pressão. Com apenas dois fios, uma alimentação elétrica positiva e um controle de sua bobina interna com negativo controlado pela Unidade de Controle do motor, e duas tubulações para ligações por mangueiras, também uma de entrada, geralmente na linha do coletor de admissão do motor e outra no atuador, e assim temos o acionamento controlado para comando contínuo em aplicação de válvulas EGR pneumáticas, turbo compressor VTG e comutação radiador EGR de bypass.

A Válvula Elétrica de Comutação controla o acionamento de vários sistemas, como o controle de ar.

Já as válvulas de comutação são usadas em componentes nos quais uma função abrir/fechar simples dos atuadores pneumáticos é necessária, por exemplo, para o comando de válvulas de pressão de admissão (wastegate), válvulas de ar secundário, válvulas do tubo de aspiração e válvulas de bypass em radiadores EGR.

E a identificação de falhas da ECU unidade de controle eletrônico do motor, é determinada por uma sequência de sinais, por exemplo, se a ECU comandou o acionamento e a abertura da válvula elétrica de comutação do ar secundário, é esperado por questões óbvias um empobrecimento da mistura (vai entrar mais oxigênio no sistema de admissão) e teremos um sinal de sensor de oxigênio antes do catalisador em tensão baixa, indicando justamente uma mistura pós-queima mais pobre. Assim se a ECU comandou essa abertura e o sensor de oxigênio não indicou sinais de mudanças no sentido de mistura pobre, é identificada uma falha neste sistema, e um registro de falhas padrão OBD.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

As válvulas elétricas tipo transdutor de pressão recebem um controle eletrônico de precisão, efetuado pela ECU, Unidade de Controle Eletrônico, geralmente em sinal pulsante modular, ou PWM. Assim não se trata apenas de abrir e fechar esses modelos de válvulas elétricas, se trata de um controle duty circle em porcentagem de pulso, ou seja, a unidade comando controla esse sinal de comando e a válvula elétrica tipo transdutor será controlada de forma proporcional à necessidade real do motor com tecnologia atual, sendo um controle com uma precisão muito alta em componentes confiáveis e de baixo custo.

Já as válvulas elétricas tipo comutação recebem um controle simples, para abrir ou fechar, ou seja, ou estará 100% aberta ou 100% fechada, sem posições intermediárias, também efetuados pela ECU, Unidade de Controle Eletrônico, geralmente em sinal simples negativo, mas em raros casos pode ser com positivo. Elas são NF, ou seja, normalmente fechadas, sendo necessário seu comando para abrir, mas de acordo com sua função pode ser ao contrário, do tipo NA, normalmente aberta, e com alimentação elétrica estará na posição fechada.

Na prática seu teste é bem simples, já que se trata de válvulas elétricas de passagem de pressão e/ou depressão de ar, sendo o teste principal é saber se seu funcionamento está dentro dos padrões das seguintes formas:

- possibilidade de teste através do equipamento de diagnóstico (scanner automotivo) se o sistema do veículo permitir;

- teste de alimentação elétrica, normalmente com uma linha de alimentação positiva de 12 ou 5 volts;

- teste de saída do comando da válvula, podendo ser testada a abertura da válvula elétrica e alinhamento das pressões na entrada e saída da válvula;

- teste de estanqueidade, para saber se há um possível emperramento na válvula elétrica;

As válvulas elétricas são componentes raros na apresentação de falhas, mas os testes aqui apresentados facilitam o entendimento de seu funcionamento e testes de avaliação.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários