Oficina Brasil


Válvula EGR com controle eletrônico de funcionamento gera menor emissão de poluentes

Controlar a temperatura na câmara de combustão inibe a formação do perigoso NOx, o Óxido de Nitrogênio, na saída dos gases de escapamento e assim teremos um motor menos poluente e um ambiente mais saudável

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Não é por acaso que a Pierburg está presente como fabricante de equipamentos originais, com válvulas EGR e radiadores EGR, em muitos veículos modernos. Os materiais resistentes a corrosão e a temperatura dos produtos Pierburg garantem uma longa vida útil sob as condições mais difíceis, como por exemplo, a condensação dos gases de escape agressiva, temperaturas até 700 °C e até 3 bar de pressão.

A válvula EGR tem a importante função, dentro de um complexo sistema de controle de poluentes, em que até a temperatura na câmara de combustão deve ser controlada para uma menor emissão de poluentes.

A EGR, com significado traduzido como recirculação dos gases de escapamento, faz de forma eletrônica em veículos modernos um controle de uma pequena quantidade de gases de escapamento, sentido para a admissão, para “diminuir” o poder da combustão, e assim diminuir a temperatura na câmara de combustão sem influenciar no desempenho do motor.

Através de um controle eletrônico, efetuado pela unidade eletrônica do motor ECU, em que é determinada a temperatura, rotação, pressão atmosférica e demais controles, será possível identificar uma temperatura mais alta no motor, sendo necessário um controle para inibir a formação de um poluente mortal e tóxico ao ser humano, o NOx, Óxido de Nitrogênio.

Veículos em bom estado de manutenção e cuidados, com utilização em constantes rotações e uso em estrada, raramente apresentam falhas neste controle da EGR. Agora veículos com utilização em uso severo, como grandes centros e o famoso anda e para de grandes congestionamentos, combustível de qualidade duvidosa e/ou adulterada, e ainda negligência na manutenção do sistema de arrefecimento, fazem do sistema de controle de poluentes EGR uma verdadeira bomba de mau funcionamento, na qual a correção e/ou a carbonização irão fazer travar a válvula de ligação entre as tomadas de escapamento e admissão, paralisando ou travando um importante sistema de controle de poluentes.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Os maiores problemas e maiores comentários quando se fala em EGR estão relacionados à carbonização.

Mas é claro que em uma peça que interliga uma parte com gases aquecidos do motor, que é o sistema de escapamento com uma parte fria, que é o sistema de admissão de ar, teremos um efeito em que há a formação de carbono, ou seja, a carbonização. E isso gera falhas no funcionamento do sistema EGR e por consequência, até no correto funcionamento do motor.

Em sistemas mais modernos, esse mau funcionamento no controle de poluentes vai limitar o torque do motor, além de ser acionada a MIL, lâmpada indicadora de mau funcionamento do motor, vai por segurança limitar o torque ou rotação do motor. Assim, amigo reparador, há a necessidade de limpeza e manutenção no sistema, para remoção das crostas e impurezas para permitir um correto funcionamento desse importante sistema de controle de poluentes do veículo. E quando houver necessidade de substituição, sempre utilizar peças que mantêm a originalidade do veículo.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários