Oficina Brasil


Trator agrícola com cabine é equipado com ar-condicionado pressurizado e filtro categoria 4

Esta realidade está presente na Europa e é o resultado do atendimento de regulamentação específica que visa à proteção do operador e a referência legal destas adequações é da EN 15695-1/2018

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para o cidadão que habita os grandes centros urbanos, quando vai ao supermercado e compra uma dúzia de laranjas, é provável que não imagina quanto trabalho foi necessário para produzir cada fruta e também não deve ter ideia da quantidade de agrotóxico, agora chamado de produto fitossanitário, que foi utilizado para proteger e deixar a fruta com boa aparência.  

Esta introdução foi necessária para justificar o trabalho dos operadores de máquinas e equipamentos agrícolas que ficam expostos ao sol, chuva e aos pesticidas durante todo o processo, desde o preparo da terra, plantio, manutenção e colheita.

É justamente na fase de manutenção da agricultura em que ocorrem as pulverizações com pesticidas, trazendo riscos à saúde de quem estiver envolvido na operação. 

Na Europa já foram estabelecidas as regras de controle e proteção dos operadores de equipamentos agrícolas com cabine, que pode ter sistemas de controle da qualidade do ar, dividido em 4 categorias estabelecidas pela EN 15695.
EN 15695-1 Tratores agrícolas e pulverizadores autopropelidos - Proteção do operador (motorista) contra substâncias perigosas 

- Parte 1: Classificação da cabine, requisitos e procedimentos de teste.
EN 15695-2 Tratores agrícolas e pulverizadores autopropelidos - Proteção do operador (motorista) contra substâncias perigosas 

- Parte 2: Filtros, requisitos e procedimentos de teste.

EN-European Standards 15695/2009 teve a última atualização em 2018 e se tornou a referência para a fabricação de cabines de veículos agrícolas que pode oferecer desde o modelo básico conforme definido pelas 4 categorias na EN, até o modelo mais completo. Além da cabine, esta regulamentação também é aplicada ao sistema de filtragem e ao sistema de ar-condicionado.

O regulamento da EU, através da revisão, aprimorou todas as versões anteriores, declarando a obrigatoriedade que qualquer máquina de aplicação de produtos fitossanitários esteja equipada com sistema de filtragem da Categoria 4.
De uma forma resumida, descrevemos a regulamentação europeia de filtração de ar de cabines:

Categoria 1 - nenhum nível definido de proteção contra substâncias perigosas;

Categoria 2 - proteção contra poeira;

Categoria 3 - proteção contra poeira e aerossóis;

Categoria 4 - proteção contra poeira, aerossóis e vapor.

Este regulamento estipula que pós aerossóis e contaminantes gasosos que surgem durante o uso de substâncias tóxicas e fertilizantes líquidos não podem entrar nas cabines dos veículos.

Além do setor agrícola, outros setores também estão investindo em segurança dos operadores de máquinas e equipamentos, como exemplo, as carregadeiras de compostagem são equipadas com sistemas de filtração Categoria 4 para proteção contra bioaerossóis enquanto na construção, as escavadeiras podem ser equipadas com sistemas especializados projetados para manter o operador protegido de perigos como a contaminação por mercúrio. 

A proteção do operador em tratamentos fitossanitários com cabine categoria 4.

Toda produção agrícola requer pesticidas para se defender do ataque de fungos, bactérias e insetos que podem ser utilizados na forma líquida ou na forma de pó. Os produtos fitossanitários são normalmente diluídos em mistura com água por meio de pulverizadores, que espalham o produto na forma de aerossol, carregando os diferentes princípios ativos na forma de matéria em suspensão que em contato com a pele, inalação ou ingestão em maior ou menor grau, é prejudicial à saúde do operador.

Na Europa o Equipamento de Proteção Individual (EPI), é a proteção primária do operador e tem classificação de acordo com três níveis de proteção diferentes: 

Categoria I, adequado para condições de baixo risco físico; 

Categoria II, adequado para níveis de risco mais médios; 

Categoria III, projetado para proteger o operador de riscos graves e / ou fatais.

Dentro da cabine de categoria 4 o operador está seguro, mas isso não o isenta da obrigação de usar EPIs necessários durante o manuseio de produtos químicos e durante o acoplamento e desacoplamento dos equipamentos de pulverização dos produtos fitossanitários.

Na prática, a cabine deve ser fabricada com sistema de ventilação equipado com um ou dois filtros de carvão ativado, certificados para proteção contra princípios ativos contidos em produtos fitossanitários. 

Como o volume de ar interno da cabine não pode ser estanque em relação ao ambiente externo, para o efetivo isolamento da cabine do ambiente poluído, também é necessário que o ar na cabine seja pressurizado.

O filtro de carvão ativado é o elemento chave de todo o sistema, a filtragem ocorre através de materiais com estrutura de carbono de origem vegetal ou mineral. Os filtros são inseridos em um invólucro de metal que pode ter diferentes tamanhos e formas, mas geralmente é caracterizado por duas superfícies grelhadas opostas uma à outra e transversais ao fluxo de ar, entre as quais está localizado um painel, ou um cartucho preenchido com carvão granulado ou em pó impregnando junto com o material filtrante. Os filtros são instalados em locais de acesso estratégicos para torná-los fáceis de substituir quando sua capacidade de filtragem estiver saturada e devem ser descartados através de empresas de coleta de resíduos perigosos que darão a destinação ambientalmente correta, provavelmente serão incinerados.

Devido à alta porosidade do carvão e às forças de atração no nível molecular, os ingredientes ativos dos produtos fitossanitários são retidos dentro do filtro enquanto o ar limpo é introduzido na cabine. Em alguns casos, é realizado um pré-tratamento do ar que entra, otimizando a temperatura e a umidade, a fim de melhorar a retenção de poluentes.

Normalmente, o filtro de carvão ativado é produzido por fabricantes especializados, que preveem sua homologação de acordo com as exigências. Por este motivo, o relatório de homologação da cabine categoria 4 inclui o certificado dos filtros instalados, no qual consta as suas características e desempenho.

Como exemplo, a fabricante de filtros Mann Filter desenvolveu o novo filtro de ar para cabine ENTARON CA categoria 4, que protege os ocupantes do veículo de forma confiável com uma camada de carvão ativado.

De acordo com a norma EN 15695, as cabines da categoria 1 não requerem filtro. 

A categoria 2 oferece proteção confiável contra poeira. Elementos de filtro com mídia de celulose ou não tecido atendem a esse requisito. 

Os filtros da categoria 3 devem separar a poeira e também os aerossóis. Para os elementos de filtro nesta categoria, a fabricante utiliza fibra de vidro, além de uma camada de celulose ou material não tecido. 

A categoria 4, a classe de proteção mais alta, prescreve proteção adicional contra gases orgânicos prejudiciais.

Para o novo filtro de ar de cabine categoria 4, são combinados três meios de filtro diferentes na caixa ENTARON HD. Com uma vazão de 55 metros cúbicos por hora, os meios filtrantes de celulose, fibra de vidro e carvão ativado garantem a mais alta proteção.

O fole de fibra de vidro oferece uma eficiência de separação de 99,95% para pesticidas na forma de aerossóis. A eficiência em comparação com os pesticidas gasosos é determinada usando um gás de teste em que o filtro deve resistir a uma alta concentração por um período mais longo. 

A alta eficiência de separação é atingida através do uso de um elemento de filtro redondo em vez do elemento de filtro plano normalmente utilizado, isso permite o uso de mais carvão ativado no elemento. Como resultado, este sistema de filtragem é aproximadamente 30 por cento menor do que outros filtros do ar para cabine com um desempenho de filtro comparável. 

Comentários