Oficina Brasil


Transmissão 09G ou TF60-SC, vamos conhecer e entender porque usam identificações diferentes

A transmissão 09G ou TF60-SC é muito utilizada na linha Volkswagen, vamos descobrir os detalhes e as diferenças que podem haver, já que equipa uma gama muito grande de veículos que estão rodando pelas ruas

Compartilhe
Por Fábio Nagai


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A transmissão 09G utilizada na linha VW é muito popular, mas não é tão simples assim, essa transmissão tecnicamente é identificada como 09G / 09M / TF60 – SC e vejam  quantos tipos de veículos que são equipados com ela:

Beetle – 2008-2014 09G - 6 marchas FWD – L4 1.8L/2.0L

Bora – 2008-2012 09G - 6 marchas FWD – L4 2.0L

Golf – 2007-2013 09G - 6 marchas FWD – L4 1.6L/2.0L

Jetta – 2007-2016 2.5 / 2.0 - 6 marchas FWD – L5 2.5L/ L4 2.0

Passat – 2006-2010 - 6 marchas SP FWD – L4 2.0L FSI

Jetta – 2017 - 6 marchas FWD – L4 1.4T

Golf – 2017 - 6 marchas FWD – L4 1.4T

Polo – 2018 - 6 marchas FWD – L4 1.0 TSI

Virtus – 2018 - 6 marchas FWD – L4 1.0 TSI

Audi A3 sedan – 2017 - 6 marchas FWD – 1.4 TFSI

Tiguan – 2009 – 2016 - 6 marchas FWD – L4 2.0 TSI (utiliza a 09M) 

A Audi também utiliza estas transmissões automáticas e deve ter mais modelos utilizando esta transmissão, principalmente os carros mais novos.

Vocês puderam verificar que é uma grande quantidade carros que utilizam esta transmissão e é necessário ficar atento aos detalhes, sempre que chegar um carro novo na oficina. 

Nos veículos mais novos da VW, a transmissão é chamada de TF60-SC, mas seria só o nome ou muda alguma coisa nas transmissões?

Você leitor que acompanha nossas matérias todos os meses, pode ver na matéria passada em que expliquei bem que as transmissões têm diferenças e que temos que tomar alguns cuidados na hora de elaborar orçamentos e fazer as manutenções. Vou mostrar aqui vários pontos de atenção que, se forem bem observados pelo reparador na hora da manutenção, dificilmente haverá problemas.

Essas transmissões, independente da sua nomenclatura, usam três pacotes de embreagens, sendo eles K1, K2 e K3. Temos também os pacotes de freios, sendo eles B1 e B2, mais a embreagem do conversor de torque, lock-up. Prestem atenção nesse nome (lock-up), falaremos mais sobre ele nas próximas matérias. Nesse caso com apenas 3 pacotes de embreagens e 2 pacotes de freios, nós temos nessa transmissão 6 marchas a frente mais a marcha ré.

As principais mudanças mais visíveis dessa transmissão estão na carcaça em relação a trocador de calor, que é diferente no modelo 09G, quando comparado com o modelo TF60-SC e o fluido usado continua sendo o mesmo, Dexron VI.  

No manual da transmissão indica a capacidade de fluido de 7,5 litros, em trocas de fluido usando máquina se faz necessário o uso de 9 litros para fazer uma troca 100% e sobrar fluido para fazer aferição de nível.

Muita atenção no sistema de arrefecimento, o trocador de calor dessas transmissões é chamado de trocador de calor de alta performance, ou seja, ele tem uma capacidade de troca térmica muito boa, mas para isso ele também tem seus pontos fracos, suas paredes são muito finas tanto para o lado externo como da galeria de água para a galeria de óleo, isso vem nos dando problemas precoces nas oficinas mesmo com líquido de arrefecimento na proporção adequada e de boa qualidade, então tomem muito cuidado quando for fazer manutenção nesses carros, mesmo que seja uma revisão, tenham sempre um olhar mais técnico ao trabalhar nesse tipo de veículo. 

Para controlar o fluxo, é instalado um tubo distribuidor no lado da entrada do trocador de calor, apenas em alguns modelos, cuidado para não instalar o tubo distribuidor no lado de saída.

Outro ponto para quem faz troca de fluido de transmissão, escolham fluidos de boa qualidade, de preferência use original, é claro quando tiver valor que dê para usar e ganhar o seu dinheiro é claro. 

Nós sabemos que quando se fala de fluidos, existe o original, que você compra na rede de concessionárias da marca do carro e muitos que são homologados, que pode ser uma ação de marketing dos fabricantes para vender seus produtos.

Por isso devemos estar nos atualizando para conhecer bem como esse mundo funciona e poder oferecer ao cliente opções de fluidos compatíveis com o carro dele, sem que fiquem dúvidas e não traga problemas para o cliente e nem para a oficina.

Esse conhecimento você só vai adquirir estudando, pesquisando, foi assim comigo e será assim com vocês.

Agora falando um pouco mais sobre parte técnica, para quem já está mais envolvido nesse setor, caso você vá fazer manutenção em uma (09G/09M/TF60-SC) cuidado, parece tudo igual, mas não é mesmo. 

Vocês lembram do que falei em matérias passadas sobre conversor de torque?

Então agora junte tudo isso, se os conversores de torque de uma transmissão mudam toda vez que muda a cilindrada de um motor, torque e potência, vocês acham mesmo que os pacotes dentro da transmissão são mesmo todos iguais?

As transmissões 09G/09M/TF60-SC têm a mesma construção, embreagens.

K1, K2, e K3, freios B1 e B2, mais a embreagem do conversor de torque, (LOCK-UP), mas se voltarmos na tabela de veículos em que se aplica essa transmissão, veremos uma grande variedade de motores, com diferenças significativas de cilindrada e torque, então meus amigos, a folga do pacote de embreagem, a quantidade de discos de composite, a quantidade de discos de aço, a carga da mola de retorno do pistão que aplica o pacote, tudo isso muda na mesma transmissão, pelo simples fato de estar instalada em um Passat 2.0 16v turbo ou em um Jetta 2.0 8v aspirado ou em um Jetta 2.5 20v aspirado.

É meus amigos, dá até medo de comprar uma transmissão automática no ferro velho. Independente do já foi informado até aqui, temos também toda a parte eletrônica, que também foi desenvolvida de acordo com cada modelo de carro, certo? Errado, na transmissão AL4 mesmo, que é aplicada na linha Peugeot, Citroën e Renault por exemplo, nós não temos esse tipo de informação sobre software.

No caso do AL4 quando falamos de linha Renault a transmissão só tem diferença no conversor de torque, na transmissão não, pois os pacotes de freios e embreagens são idênticos, mas quando se dirige um Fluence com motor 2.0 16v ele tem uma tocada muito melhor que um Sandero 1.6 16v, por isso que pode haver um acerto de software para cada carro.

Já na linha VW também não tínhamos informações sobre esse tipo de acerto e logo que foi lançado o Golf 1.0 TSI com transmissão TF60-SC, a maioria das pessoas que testaram o carro se queixaram justamente disso, que o carro parecia não trocar as marchas corretamente ou no tempo certo, que o motor do carro trabalhava com giro muito alto, isso incomoda muitas pessoas.

Provavelmente não foi desenvolvido um software específico para o Golf 1.0 TSI ou tem falhas no acerto.

Quando veio o Golf 1.4 TSI em 2017, com a transmissão TF60-SC, que aposentou o DSG (DQ200), o carro é muito top, as trocas de marchas são tão rápidas e precisas que até parece com o DSG, quem já andou sabe o que estou falando, não é exagero meu não.

E esse acerto de software se estende para toda a linha a partir de 2017, Golf, Virtus, Polo, T-Cross e Nivus.

Bom pessoal estamos chegando ao fim de mais uma matéria, espero que o conteúdo que estou trazendo para vocês esteja sendo de bom proveito a todos e não deixem de buscar nossos canais de comunicação no YouTube e Instagram, onde costumo colocar informações diárias, procure por ‘Nippon Car Service’, nesses canais e vai encontrar.

Deixem comentários tanto nas minhas redes sociais, como nas redes aqui do Jornal Oficina Brasil, sobre que tipo de matéria de transmissão vocês tem curiosidade de saber mais, assim podemos trazer conteúdo ainda mais direcionado para quem quer entrar para esse mundo das transmissões automáticas.

Agradeço a todos, fiquem com Deus, trabalhem com mais inteligência e menos força, até o mês que vem. 

Comentários