Oficina Brasil


Tecnologia abre espaço para novas modalidades de motores híbridos para o mercado automotivo

Fabricantes de motores como a Perkins avançam na produção de motores diesel e incorporam novas tecnologias que combinam a robustez do motor tradicional com a tecnologia híbrida apresentada em três versões

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Ainda é forte a ideia de que o que é moderno está na cidade, mas isso mudou e muitos não perceberam que a indústria automotiva que tem foco na agricultura está muito avançada e supera outros setores automotivos com as tecnologias aplicadas nas máquinas agrícolas. 

O motor com tecnologia híbrida já está bem divulgado, mesmo ainda não chegando nas oficinas para a manutenção por ser novo já temos mais novidades além do híbrido que lembra o motor elétrico trabalhando em conjunto com o motor a combustão.   

 A próxima geração de máquinas agrícolas será equipada com motores mais eficientes e menos poluentes, isso parecia impossível há poucos anos, pois a potência estava relacionada diretamente com a quantidade de combustível consumida na combustão. 

O caminho encontrado foi de reduzir custos operacionais e diminuir o consumo de combustível, o uso do diesel que é predominante na agricultura, a solução foi de introduzir tecnologias híbridas nas máquinas e equipamentos em toda faixa de potência que varia de 8 a 800 hp. 

Essas tecnologias permitem que a recuperação e o armazenamento híbrido ocorram no sistema do motor, integrando o conjunto de forma simples mas com resultados vantajosos para o meio ambiente e para a economia. 

Utilizando o motor Syncro 2.8, foram desenvolvidas três soluções de energia híbrida para demonstrar modularidade e flexibilidade do sistema. 

Híbrido - elétrico: incorpora uma máquina elétrica e uma bateria de íons de lítio no sistema do motor. À medida que a máquina freia, o sistema elétrico pode recuperar a energia e armazená-la na bateria. Quando necessário, a bateria pode fornecer energia de volta ao motor através de um motor para fornecer energia adicional, através do uso de componentes elétricos de 48 volts. 

Armazena energia em baterias de íon de lítio reforçadas. O armazenamento de energia de longa duração o torna adequado para máquinas com ciclos operacionais menos previsíveis. A eletricidade de 48 volts oferece maiores oportunidades de integração e economia de combustível. 

Híbrido - mecânico: À medida que a máquina freia, o sistema armazena mecanicamente a energia. Quando necessário, o sistema pode fornecer energia de volta ao motor através de um mecanismo de embreagem para fornecer energia adicional. Isso é útil em máquinas de híbridação que executam uma operação cíclica e precisam de explosões muito intensas de energia adicional. Além da liberação de energia muito rápida, a vantagem sobre o híbrido-elétrico está no tamanho da instalação. 

Otimizado para máquinas com ciclos operacionais curtos e repetidos, como carregamento e liberação rápida de energia armazenada. Esta solução oferece um caminho atraente para reduzir o tamanho do mecanismo, pois ocupa menos espaço do que outras soluções. 

Híbrido - hidráulico: incorpora uma bomba hidráulica e um acumulador de pressão no sistema do motor (acumulador hidráulico). À medida que a máquina freia, essa bomba pode recuperar a energia e armazená-la no acumulador. Quando necessário, o acumulador pode fornecer energia de volta ao motor através da bomba para fornecer energia adicional. Em algumas máquinas, essa pode ser a solução híbrida mais prática e econômica, pois se integra facilmente aos sistemas hidráulicos existentes nas máquinas, liberando rapidamente a energia armazenada. É indicado para máquinas que possuem muita hidráulica, como escavadeiras ou carregadeiras de rodas. Software e integração de sistemas de máquinas são essenciais para obter grandes economias com essa tecnologia. 

O conceito destes motores com três opções híbridas é baseado no uso das máquinas e no ambiente onde serão utilizadas, visto que não há uma solução adequada para todas as aplicações. 

As tecnologias de energia híbrida-elétrica, híbrida-mecânica e híbrida-hidráulica complementam a linha de motores Perkins a diesel de 0,5 a 18 que garantem benefícios como máquinas mais produtivas, silenciosas e com menor consumo de combustível, independentemente da solução de potência desejada. 

Viabilidade híbrida  

A noção de usar a mesma tecnologia híbrida encontrada na estrada em veículos de passageiros para equipamentos de uso fora da estrada como na agricultura não é viável, pois os ciclos operacionais são muito diferentes, não há semáforos por exemplo, se tem um trator viajando a 4 km / h, não terá muita regeneração de energia ao frear. 

O uso de equipamentos elétricos tem lugar no futuro imediato, um exemplo são as microescavadeiras, as máquinas elétricas podem trabalhar em ambientes não acessíveis por máquinas a diesel. É provável que a transição para futuras soluções de energia aconteça primeiro naquelas máquinas em que as considerações práticas foram abordadas e os benefícios econômicos são óbvios ou onde as condições locais a incentivam por meio de regulamentação ou incentivo. 

Uma nova era do motor pode ser representada por fases de evoluções que o motor diesel percorreu, iniciando com os mais clássicos que foram produzidos entre os anos de 1930 e 2000, na fase seguinte que é representada pelo controle de emissões envolvendo tecnologias aplicadas ao motor e ao combustível, tornando o funcionamento do motor diesel mais limpo, chegando a reduções de 95% de NOx. Na fase mais desenvolvida, estão os motores com funcionamento híbrido e os elétricos, nesta matéria abordamos apenas três opções híbridas das oito que estão sendo desenvolvidas pela fabricante de motores Perkins. 

Assim não poderemos mais ouvir de alguém que pode se atrever a dizer que conhece tudo de motores. 

Comentários