Oficina Brasil


Sistema de refrigeração dos motores da família Volkswagen EA211 versão 1,4 litro TSI

Conheça as particularidades deste sistema, a estratégia de funcionamento com dois circuitos independentes, especificações técnicas, principais componentes e dicas importantes para os procedimentos de manutenção e reparo

Compartilhe
Por Melsi Maran - melsimaran@ig.com.br


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Nos motores da família EA211, a refrigeração ocorre por um sistema de dois circuitos. 

O líquido refrigerante é conduzido por canais a diversas temperaturas através do bloco e do cabeçote. O controle da temperatura ocorre por meio de dois termostatos alojados na carcaça dos termostatos do líquido refrigerante. 

As respectivas temperaturas do líquido refrigerante dependem, neste caso, do motor.


Particularidades do sistema de refrigeração do motor: 

- Refrigeração por fluxo transversal no cabeçote para uma distribuição mais uniforme das temperaturas.

- Carcaça de termostatos do líquido refrigerante com bomba de líquido refrigerante integrada 

- Acionamento da bomba de líquido refrigerante mediante uma correia dentada da árvore de comando de válvulas de escape.

Particularidades do sistema de refrigeração do ar de sobrealimentação: 

- Refrigeração do coletor de escape integrado 

- Bomba do intercooler V188 

- Intercooler com fluxo de líquido no coletor de admissão 

- Refrigeração do turbocompressor

Sistema de refrigeração do motor

No sistema de refrigeração de dois circuitos do motor, o líquido refrigerante é transportado a partir de uma bomba integrada na carcaça dos termostatos do líquido refrigerante para o cabeçote e o bloco do motor.


O sistema de refrigeração de dois circuitos tem as seguintes vantagens: 

- O bloco do motor esquenta mais rapidamente, porque o líquido refrigerante permanece no bloco até que atinja aproximadamente 105°C. 

- Uma redução de fricções no mecanismo do virabrequim, devido ao maior valor de temperaturas no bloco do motor. 

- Melhor refrigeração das câmaras de combustão, devido ao menor nível de temperaturas no cabeçote.

Carcaça dos termostatos do líquido refrigerante com bomba de líquido refrigerante integrada

A carcaça dos termostatos do líquido refrigerante está montada no cabeçote, do lado do câmbio. 

A montagem da bomba do líquido refrigerante na carcaça da válvula termostática foi feita para tornar o projeto o mais compacto possível. A bomba de líquido refrigerante é acionada mediante uma correia dentada da árvore de comando de escape.

Termostato 1 para o cabeçote:

Abre a partir de 87°C e libera o trajeto a partir do radiador para a bomba de líquido refrigerante. Nos motores MPI abre a partir de uma temperatura do líquido refrigerante de 80°C.


Termostato 2 para o bloco motor:

Abre a partir de 105°C e libera a circulação para o líquido refrigerante quente a partir do bloco para o radiador. Todo o circuito de refrigeração encontra-se aberto.

Sistema de refrigeração do ar de sobrealimentação (Turbocompressor)


Quando o ar é comprimido pelo turbocompressor a pressão e a temperatura do ar de admissão aumentam significativamente. O ar quente tem uma densidade menor e chegaria menos oxigênio ao cilindro. Para conseguir o melhor enchimento possível, refrigera-se o ar de sobrealimentação. Além disso, também se reduz a tendência de ocorrer a “batida de pino” do motor. Para isso, instala-se no coletor de admissão um intercooler pelo qual flui o líquido refrigerante. O ar de sobrealimentação aquecido flui através dele e entrega uma grande parte do calor ao intercooler e ao líquido refrigerante.

Bomba do intercooler V188

O sistema de refrigeração do ar de sobrealimentação é um circuito de refrigeração independente, no qual também está incorporado o turbocompressor. A bomba do intercooler é uma bomba de circulação, que é ligada em função das necessidades. Ela succiona o líquido refrigerante do radiador de água adicional para o ar de sobrealimentação e o transporta para o intercooler, no coletor de admissão e ao turbocompressor. A partir daí flui novamente para o intercooler na parte frontal.


Correia dentada da bomba de líquido refrigerante 

Antes de desmontar a engrenagem de acionamento do comando e para efetuar o tensionamento da correia dentada, consulte sempre as indicações da literatura técnica ELSA. Somente uma correia dentada com o tensionamento correto garante a longa vida e o funcionamento da bomba de líquido refrigerante sem problemas. Para que a correia dentada da bomba de líquido refrigerante esteja corretamente tensionada, tem que pré-tensionar com um torque de aperto exato por cima da carcaça dos termostatos do líquido refrigerante com a chave dinamométrica eletrônica. 

Moldura de estanqueidade do intercooler 

Ao montar o intercooler, leve em conta que a moldura de estanqueidade assente corretamente. Se não estiver montada corretamente, são produzidas vibrações, o intercooler racha e perde estanqueidade.




Comentários