Oficina Brasil


Qual a função dos Termo Fusíveis em bobinas do sistema de embreagem de compressores de A/C

Acompanhe no decorrer da matéria qual a importância destes componentes nos sistemas de ar condicionado que o possuem acoplados aos compressores. Boa leitura!

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Esses termosfusíveis (fusíveis térmicos) são posicionados na face da bobina, muito próximo da polia e servem para desligar (romper) o funcionamento da bobina em caso de aquecimento demasiado do conjunto de embreagem. Geralmente isso ocorre quando o compressor trava em funcionamento e, como efeito, patina o conjunto de embreagem.

Cubo do sistema de embreagem do compressor / Polia do sistema de embreagem do compressorEsta “patinada” gera muito calor instantâneo, suficiente para queimar o termofusível. 

O termofusível queima e a bobina deixa de funcionar.

Termo fusível queima a 180°C

A função deste termo fusível é evitar que o motor do carro “apague”(desligue) repentinamente ou que arrebente a correia de acessórios do motor.

 

Isso poderia até causar um acidente, pois com o motor desligando de súbito, a direção hidráulica pode ficar mais “pesada”, o freio pode perder a assistência do servofreio.

Bobina do sistema de embreagem do compressor CVC / Sistema de embreagem do compressor CVC A temperatura de queima deste termofusível é de cerca de 180°C.

Em caso de queima deste termofusível, é uma prática muito comum nas oficinas, fazer um “JUMP” neste filamento rompido e reutilizar a bobina, mas o correto é procurar o motivo de aquecimento deste conjunto de embreagem.
Isto pode estar relacionado a:

• Alta pressão na linha de alta;
• Filtro secador entupido;
• Excesso de gás ou gás contaminado;
• Excesso de óleo no sistema;
• Problemas no acionamento do eletroventilador e ou ventoinha;
• Desgaste excessivo do conjunto de embreagem;
• Folga incorreta do conjunto de embreagem (recomendada entre 0,3 a 0,8mm);
• Rolamento da polia do compressor danificado;
• Desgaste na carcaça do compressor; 
• Quebra do compressor;
• Desalinhamento entre a polia e o platô de embreagem, etc.

Estes problemas podem ocorrer juntos ou isoladamente.

Sempre que esta bobina queimar o fusível térmico, ela deve ser substituída por uma peça nova e original. O motivo de sua queima deve ser analisado e sanado para que isso não ocorra novamente.  

A queima do termofusível da bobina do CVC geralmente está relacionada com superaquecimento do compressor, isso pode ocorrer quando o rolamento da polia está danificado ou quando o filtro secador está saturado. 

Sistema de embreagem do compressor CVC com a retirada da polia / Fusível em detalhe no sistema de embreagem do compressor

Emenda do fusivel térmico / Detalhe do posicionamento do fusível no sistemaUm caso típico é o ASTRA 98, no qual o transdutor de pressão que manda um sinal para o módulo ligar os eletros, fica na saída do filtro secador. Se o filtro secador estiver obstruído, a pressão no transdutor será baixa, e não haverá solicitação para a ligação dos eletros, causando pressões e temperaturas elevadas no compressor durante muito tempo.

Caso alguma oficina não troque a bobina que queimou o termofusível e faça apenas a ligação direta, por cima dele (o que é muito comum ), o sistema poderá voltar a funcionar, mas a bobina perde o seu sistema de segurança, por esse motivo esta prática não deve ser feita para evitar que ocorram problemas.

 

Comentários