Oficina Brasil


O sistema de ar-condicionado do Voyage 2010 compartilha várias peças com Gol G5 e FOX

O sistema de ar-condicionado do sedã é equipado com um compressor CVC da DELPHI, com 6 cilindros e 135 cm³, de cilindrada variável, com 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 450g de fluido refrigerante R134a. A correia da polia do compressor é elástica PK3

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Este modelo de compressor dispensa a utilização de termostato ou sensor anti congelamento do evaporador, pois quando o fluido refrigerante retorna para o compressor com baixa temperatura, próximo de zero grau, o compressor diminui sua cilindrada, seu fluxo é reduzido por uma válvula compensadora de fluxo termostática (torre). Reduzindo a vazão de fluido refrigerante a eficiência no evaporador diminui momentaneamente, evitando o congelamento do evaporador. Este sistema reduz o consumo de combustível do motor e evita o desconfortável “liga e desliga” do compressor, durante o seu uso.

Um problema que já ganha expressão em oficinas de ar condicionado é o desgaste prematuro do alojamento do rolamento da polia do compressor CVC DELPHI, que na maioria dos casos pode implicar na troca do compressor com a carcaça danificada, por um novo.

Um dos sintomas deste desgaste é o ruído na polia do compressor ou queima da bobina do compressor. O que para o cliente pode ser apenas um pequeno ruído, pode se transformar em gasto inesperado com a troca do compressor.

Os engates de serviço são de fácil acesso, porém o engate de serviço da linha de baixa fica muito próximo à correia e não há proteção, requer muito cuidado com o manuseio se o motor estiver ligado. Em muitos equipamentos, se retira o conector de baixa com o sistema ligado para ficar menos fluido refrigerante na mangueira de serviço.

O engate de serviço fica no cano da mangueira de alta, antes do condensador. Caso a abraçadeira de fixação desta mangueira de alta não seja fixado, o condensador pode trincar.

A mangueira de alta também fica muito próxima do eletroventilador, podendo cortá-la se aproximar demais.

O eletroventilador fica atrás do radiador, muito próximo ao escapamento, e conta com um resistor para fazer as duas velocidades. 

O condensador possui filtro secador tipo cartucho na lateral do condensador (interno). Na troca do compressor, devido às limalhas e óleo contaminado, a recomendação é trocar todo o condensador com filtro secador. Mas pode ser encontrado para venda apenas o cartucho com o elemento dissecante e filtrante. 

Cabe ao reparador avaliar a condição de saturação interna do condensador e trocá-lo ou tentar lavar o condensador e tentar trocar apenas o refil do filtro secador. Devido à dificuldade de limpeza deste modelo de condensador (MULTI FLOW), A RECOMENDAÇÃO SEMPRE É A TROCA DO CONDENSADOR. Isto deve ser considerado no orçamento.

A travessa do para-choques, se amassada em pequenas colisões, pode atritar com o condensador e causar vazamentos. Para retirar o condensador é necessário retirar o para-choques.

Na saída do condensador há uma mangueira de alta, que em caso de vazamento e reparo, para ser retirada, há um engate giratório que se for “forçado” pode quebrar, pois requer uma ferramenta especial para a desmontagem. O reparo deste engate já se encontra no mercado de reposição para a troca.

A tubulação de alta que sai do compressor também pode eventualmente ser amassada durante uma troca do filtro de óleo do motor, caso o mecânico use o cano de saída do compressor como apoio, ou forçar o cano com a chave.

O transdutor de pressão é responsável por “comunicar” ao módulo de injeção a pressão na linha de alta (líquido) entre o condensador e a válvula de expansão. Esta comunicação se dá na forma de tensão de 0 a 5 volts, desta forma, o módulo de injeção permite ligar ou não o compressor e liga o eletroventilador na 1ª ou 2ª velocidades, somente quando for necessário.

Este transdutor pode apresentar vazamentos internos ou deixar de funcionar, aliás é um dos motivos de visitas a oficinas de ar condicionado deste modelo. Sugerimos não utilizar transdutores do mercado paralelo, que são famosos por não apresentarem grande durabilidade. 

O resistor da ventilação interna tem o acesso bem “escondido”, em cima da caixa de ventilação, antes do alojamento do filtro antipólen.

O filtro antipólen ou filtro de cabine é uma das peças de grande procura em oficinas especializadas, dependendo do uso, pode ser trocado de 6 em 6 meses ou anualmente.

Para a regulagem interna de temperatura, como na maioria dos carros com sistema analógico, se utiliza a dosagem de ar quente com o ar-condicionado ligado.

O sistema de reciclo a as outras portinholas são acionadas pelo comando por cabos de aço. 

O evaporador é um ponto que tem procura no mercado, pois pode apresentar vazamentos, mas cuidado existem dois modelos: um é fabricado pela DENSO e outro pela BEHR, geralmente o da BEHR tem mais procura nos distribuidores.

Se o radiador de ar quente vazar, para ser substituído, assim como o evaporador, o painel também deverá ser removido.

Outros vazamentos de fluido refrigerantes mais comuns são nas vedações do compressor e nas válvulas de serviço.

As peças de reposição são de fácil acesso nos distribuidores especializados.

Comentários