Oficina Brasil


Novos sistemas de controles de poluentes, com foco na formação do perigoso gás NOx

Temos alguns recursos, como o radiador do sistema EGR, para melhorar a eficiência e até mesmo a limpeza e descarbonização e limpeza do sistema, quando temos um controle de temperatura de funcionamento

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

São muitos os recursos e sistemas para um melhor funcionamento dos motores atuais. A recirculação de gases do escapamento por si só muitas vezes não é suficiente para atingir os baixos índices e regulamentações de emissão de poluentes. Temos então uma redução das medidas de poluentes, é o sistema EGR com radiador controlado, para a redução dos gases poluentes, e neste caso é o perigoso NOx. Com base no desenvolvimento e na produção de sistema EGR, a Rheinmetall desenvolveu vários módulos de radiador EGR para um controle de gases de escapamento. 

Por que devemos usar os sistemas EGR arrefecido?

Quando falamos de gases, ainda mais os de saída no sistema de escapamento, temos uma relação entre pressão X temperatura X volume. Na saída dos gases o seu volume se expande! Ao esfriar ou tirar temperatura desse gás o seu volume diminui. Se o volume for limitado em uma questão de espaço disponível como em um cilindro, por exemplo, a pressão aumenta e sua temperatura também. Resultado, quanto mais esfriarmos um gás, maior será o volume possível dentro de um espaço controlado como o cilindro do motor.

Representação esquemática

Após os cilindros do motor e a quarta fase de funcionamento, a de escapamento, o gás é captado e adicionado novamente para o circuito de admissão. Nesta nova mistura de entrada, quanto mais gás de escape houver, menor será o teor real de oxigênio, e esse gás de escape canalizado pelo sistema EGR, como já foi queimado, não queimará novamente.

Esse gás do escape desviado pelo sistema EGR não participará da combustão, ou seja, será um elemento que ocupará espaço dentro da câmara de combustão, provocando uma redução dos picos de temperatura e a redução na formação de NOx.

Os resfriadores são utilizados em projetos de condições extremas

Os resfriadores EGR são utilizados em condições extremas, em que a condensação extrema dos gases de escapamento de até 3 bar de pressão, especialmente por esse motivo, esses componentes devem ser fabricados em materiais especialmente resistentes à proteção e temperaturas. Novamente a correta aplicação de aditivo para o sistema de arrefecimento que atenda às normas e recomendações do fabricante com a correta proporção de água desmineralizada é essencial nestas aplicações.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Amigos reparador e reparadora, muitos radiadores de sistema EGR possuem uma borboleta de by-pass, passagem, acionada eletricamente ou pneumaticamente, e essa borboleta de desvio permite que os gases de escape sejam direcionados após o radiador EGR na fase de desvio, para que o motor e o desvio cheguem rapidamente à temperatura ideal de funcionamento. Isto também reduz os ruídos e as detonações de diesel, e também a emissão de hidrocarbonetos na sua fase de envio. Um desvio, by-pass, também é possível quando temos altas temperaturas nos gases de escapamento durante a filtragem de partículas diesel.

E as linhas internas do radiador do sistema EGR Pierburg reduzem o risco de bloqueio do mesmo, através da otimização do fluxo da geometria em sua extremidade e desvio, pelo uso direcionado dos fluxos turbulentos. Na prática, no dia a dia da oficina, o que mais notamos são pontos de corrosão neste radiador, causados pela falta de manutenção no sistema de arrefecimento, ou aplicação de produtos errados ou inapropriados, e com esta falha, maior formação de carvão e até obstrução total ou parcial da válvula EGR.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários