Oficina Brasil


Maletas para organizar e armazenar ferramentas facilitam o dia a dia na reparação automotiva

A precisão de algumas ferramentas para montagem e desmontagem de sistemas é altíssima e os cuidados com elas também devem ser

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Quando falamos em tecnologias em motores, falamos também em ferramentas, algumas básicas, algumas de precisão, algumas usadas diariamente, e outras que são usadas de tempos em tempos. Por isso a armazenagem e organização de ferramentas é fundamental para a sua durabilidade e correta utilização.

Por isso as maletas são fundamentais para armazenagem e organização das ferramentas. 

Trabalhar com tecnologia em motores também está relacionado às ferramentas

No nosso dia a dia, é difícil ter todas as ferramentas para todos os serviços necessários. E temos duas frentes diferentes de trabalho: trabalhar como monomarca ou ser multimarca? Mas vou colocar mais alternativas! Ser monos serviços ou multisserviços? E agora, o que vai ser ou é a sua oficina?

Monomarca: Começamos pelas concessionárias, que no Brasil trabalham com marca ou grupo único. Mas também temos muitas oficinas independentes, que também trabalham com marca ou grupo único, o que é muito mais fácil na hora da manutenção, com menos ferramentas gerais e mais ferramentas específicas.

E essas oficinas independentes são formadas por ex-funcionários de concessionárias, mas tem um detalhe muito importante: quando ele era funcionário de concessionária o treinamento era constante e a atualização idem. Depois de sair e ir para a oficina própria, mesmo que especializada em monomarca, durante os primeiros anos ainda está atualizado, mas depois pode faltar um pouco dessas informações de montadora. E cuidar de uma marca única tem suas vantagens, ser especializado é ser mais rápido, mais preciso, mais eficiente.

Quando se trabalha com uma marca você será melhor com toda a certeza. Me recordo, quando ainda criança e jovem aprendiz, via muitos veículos Fusca na oficina, dos quais muitas vezes retirar o motor refrigerado a ar era tão comum, que o prazo para retirar esse propulsor ficava na casa de 12 minutos! E falhas comuns ficam bem mais evidentes e fáceis de diagnosticar quando se trabalha com apenas uma marca ou um grupo.

Multimarca: É a grande maioria das oficinas do Brasil, são guerreiros de verdade, os desafios são enormes, pois atendem desde um carro básico dos anos 70 até os importados e linha premium. Neste caso a quantidade de ferramentas necessárias é algo muito difícil de ser atingido.

Neste momento os grupos e união do setor podem ajudar bastante, e até a locação de ferramentas pode ser algo interessante. Para que, por exemplo, várias oficinas vão comprar as ferramentas de sincronismo de correia dentada, por exemplo, de uma Renault Scenic 2.0 16 válvulas? É muito melhor e mais viável a compra em grupo ou associações, assim os custos e a utilização são compartilhados.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Uma outra modalidade surgiu no Brasil nas últimas décadas, o monosserviço, que é a especialização por partes do veículo. Pode ser um especialista em motores (retífica de motores), em undercar (suspensão, direção e freios), pneus e alinhamento e balanceamento e em diagnóstico. Essa modalidade ficou mais forte com grande utilização de novas ferramentas como transdutores aliados ao bom e eficiente osciloscópio.

Aliás, é uma novidade dos últimos anos, baseado muito na área de medicina, na qual o médico pede exames extras ao seu paciente, e surgiram grandes redes de diagnósticos. E temos as empresas multisserviços, que na verdade é novamente a grande maioria das oficinas independentes do Brasil, que abraça qualquer carro ou qualquer serviço, por isso não temos carros parados em nosso país por falta de capacidade ou vontade técnica. Sempre teremos uma oficina pronta para solucionar falhas nos 45 milhões (aproximado) de carros para serem reparados.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Até a próxima edição. 

Comentários