Oficina Brasil


Conheça os atrativos tecnológicos que despertam a atenção dos compradores modernos

Comprar um carro pela potência do motor ou economia de combustível ficou para o segundo plano, o que interessa agora é o pacote tecnológico do carro, dá até para comparar com a compra de um celular ou computador

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Os carros estão em uma fase em que a eletrônica tem participação ativa no funcionamento do motor e todos os demais sistemas também são controlados desta forma, mas há poucos anos os sistemas eletrônicos migraram para o habitáculo dos veículos, visando segurança, proteção, comunicação e principalmente conectividade. 

Andar com um carro pelas ruas das cidades exige cuidados do motorista, mas a tecnologia facilita a condução com sistemas que: 

Identificam quando um veículo está no ponto cego, mantêm o carro a uma distância segura do carro da frente, impedem que seu veículo se desvie para outra pista e um dos primeiros exemplos de um Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) foram os freios ABS, que se tornaram equipamento padrão em todos os carros novos. 

Cada montadora tem uma estratégia para atrair compradores e esses sistemas avançados de assistência ao motorista geralmente vêm em pacotes de segurança, como exemplos temos o Toyota Safety Sense, Subaru EyeSight, Ford CoPilot360, Honda Sensing e Nissan Safety Shield 360. 

Vamos descrever alguns sistemas que contribuem com a segurança no trânsito:

Controle adaptativo de velocidade - De certa forma, o controle adaptativo é semelhante ao controle de cruzeiro normal, mas o controle adaptativo permite manter o veículo em uma velocidade definida e também ele diminui ou acelera para manter uma distância segura do carro da frente. 

Alerta de ponto cego - Este sistema utiliza sensores no veículo para detectar se há um veículo no ponto cego e sinaliza que há um veículo nesta posição através de um alerta nos retrovisores laterais

Alertas de tráfego cruzado - Muito útil quando estiver saindo de uma vaga de estacionamento e não conseguir ver os veículos em ambos os lados, o alerta de tráfego traseiro informará se um veículo estiver se aproximando. Esse sistema geralmente usa unidades de radar no veículo para detectar tráfego cruzado. Em alguns casos um alerta é ativado e setas na tela central mostram de qual direção o outro carro está vindo. 

Aviso de colisão frontal - O aviso de colisão frontal detecta e avisa se estiver em risco de uma possível colisão com o veículo à frente, emitindo sons, pisca as luzes no painel de instrumentos e alguns até projetam o aviso de colisão no para-brisa. Este sistema utiliza sensores que monitoram os veículos que estão à frente e se o motorista não reagir com rapidez suficiente, o sistema de frenagem de emergência automática vai atuar para parar o veículo.

Aviso de saída de faixa - Este sistema alerta o motorista se o seu veículo começar a desviar para outra pista, pois os sensores monitoram a linha contínua ou tracejada das ruas e rodovias e o alerta pode ser um aviso no painel ou no volante que pode se mover levemente para o lado oposto da invasão da pista. Caso a seta esteja ligada, o sistema entende que há a intenção de mudança de pista e não vai atuar.

Auxiliar de freio em marcha ré - Se este sistema detectar um objeto atrás do veículo ao engatar a marcha ré, o sistema pode usar a frenagem de emergência automática para parar o carro, evitando uma colisão.

Frenagem de emergência automática - Mesmo com toda a atenção do motorista, em alguns casos, o tempo de reação e resposta para frear o veículo e somado à velocidade do veículo, pode causar um acidente.

Para reduzir esta possibilidade de acidente, foi desenvolvido o sistema de frenagem automática de emergência, que tem um tempo de resposta muito mais rápido que o motorista.

Quando o sistema detecta uma colisão iminente, ele ativa os freios do carro, antes de o motorista pensar em pisar no freio.

Nos casos em que o motorista estiver freando e se o sistema detectar uma possível colisão, este sistema vai aplicar mais potência nos freios para o veículo parar em uma menor distância.

Conexão móvel - O uso de celulares se tornou praticamente uma extensão das atividades de uma pessoa e sabendo disso, as montadoras desenvolveram sistemas de conexão nos veículos que estão indo além da conexão de internet, pois possibilitam a interação entre o celular e o veículo, permitindo ligar o carro, travar e destravar as portas, verificar a pressão dos pneus e o nível de combustível e a esse sistema foi atribuída a denominação de chave digital.

O Ford Maverick 2022 é um modelo de carro no qual a chave ficou com atividade secundária, pois é possível realizar as operações através de aplicativo da montadora, que está atrelado ao número do chassi e uma senha fornecida pelo sistema do fabricante.

Através destes aplicativos é possível verificar os períodos de manutenção, a autonomia de um carro elétrico, encontrar uma concessionária, posto de combustível ou local de carga mais próximo. 

Assistência para abrir a porta do carro - Ao utilizar um carro é preciso estar atento a tudo que é próximo, quer seja na saída, trafegando, parando e até para abrir a porta é necessário ficar atento, mas a tecnologia está contribuindo com esta segurança que protege quem está no carro e quem está fora, como uma moto ou bicicleta.

O sistema usa sensores de visão traseira para detectar bicicletas e tráfego que se aproximam. Isso garante que um passageiro não abra a porta do carro assim que um ciclista passa.

Esse sistema também funciona quando um carro se aproxima e é detectado pelos sensores que impedem que alguém abra a porta enquanto o tráfego passa.

Mesmo com o carro desligado, o sistema continua funcionando por vários minutos. Se os sensores detectam um ciclista ou veículo se aproximando, eles alertam o passageiro com uma série de luzes brilhantes. Os sistemas mais avançados bloqueiam  a porta ativando a trava de segurança para crianças, para evitar que ela seja aberta. 

Conectividade e carregamento sem fio do smartphone - A conectividade se tornou mais importante que o próprio combustível no tanque e para completar o conforto dos usuários de veículos, o carregamento sem fio do smartphone torna tudo mais fácil enquanto está dirigindo, o celular está carregando.

Câmera de 360 graus - Quando alguém vê a imagem pela primeira vez, vai ter a impressão que tem uma câmera pairando sobre o carro. Na verdade esta imagem é o resultado obtido ao combinar câmeras em todos os lados do carro com a tecnologia do sistema de imagens, permitindo ter uma visão virtual de cima para baixo e do entorno do carro. 

Serviços de emergência/software de rastreamento de veículos roubados - Praticamente todo carro quando é comprado, o novo proprietário já se preocupa com o seguro contra roubo e acidentes, além do sistema de rastreamento, que pode facilitar a localização do veículo de forma mais rápida. 

Várias montadoras oferecem esse recurso de tecnologia de rastreamento de veículos roubados como Subaru Starlink, Kia UVO, Hyundai Blue Link e GM OnStar, que pode desacelerar remotamente um veículo roubado e impedir que ele funcione depois que for desligado.

Esses sistemas também podem ajudar a obter serviços de resgate após um acidente, identificando a localização exata de um veículo.

Monitor de visão de ponto cego - Além dos sensores que monitoram os veículos fora do campo de visão do motorista, também é possível ter uma visualização do que está em ambos os lados do carro ao mudar de faixa, através de uma tela que recebe imagens de uma pequena câmera em cada lado do carro.

Espelho retrovisor de vídeo - O espelho retrovisor contribui com a segurança no trânsito, mas em alguns casos não é possível utilizar este recurso, no entanto, um espelho retrovisor de vídeo resolve esse problema. Ele usa uma câmera montada na parte traseira do veículo, que exibe a visão na tela do espelho. Esse tipo de retrovisor fica no mesmo local da versão tradicional, mas é possível alternar entre a visualização normal e a de vídeo, além de oferecer uma melhor visão noturna ou com pouca luz. 

Comentários