Oficina Brasil


Conheça o sistema de ar-condicionado do Punto 1.4, que tem peças de fácil acesso no mercado

No hatch da Fiat é necessário tomar cuidado com o sensor de temperatura anticongelamento,pois ele pode não desligaro compressor e danificar o sistema. Quando isso ocorre, é recomendada a troca do condensador completo

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Nestes modelos, a carga de fluido refrigerante R134a é de cerca de 350 (acima de 2010) a 380 (abaixo de 2010), e utiliza cerca de 100ml a 150ml de óleoO sistema de ar-condicionado do Fiat Punto 1.4 Fire partilha algumas peças do sistema com o Palio, o Uno, o Linea e o Doblò, encontradas com facilidade no mercado de reposição.

O sistema é dotado de um Compressor Denso Scroll SCSB06C de 60 cilindradas e fluxo fixo, sendo necessário um sensor de temperatura anticongelamento no evaporador para desligar o compressor, quando o evaporador estiver a uma temperatura próxima de zero grau, evitando, assim, o congelamento deste.

Eventualmente, este sensor pode não desligar o compressor, o que causa congelamento do evaporador, diminuição da eficiência do ar-condicionado e redução da vazão de ar nos difusores.

Nestes modelos, a carga de fluido refrigerante R134a é de cerca de 350 (acima de 2010) a 380 (abaixo de 2010), e utiliza cerca de 100ml a 150ml de óleo (PAG 46).

O filtro secador é do tipo cartucho e fica embutido na saída do condensador. Em caso de troca do compressor por desgaste, é recomendada a troca do condensador completo, e não somente o cartucho secante e filtrante, pois nem sempre a limpeza interna é suficiente para remover as limalhas do compressor danificado dos dutos internos do condensador. O cliente deve ser alertado disso, pois é algo que aumenta o custo de manutenção.As válvulas de serviço são de fácil acessoO corte dos condensadores mostra as galerias e os microcanais/microtubos difíceis de limpar, por isso se recomenda a troca do condensador completo.

O condensador é auxiliado por um eletroventilador com duas velocidades, pelo sistema de ligação com resistor. Seu acionamento depende da leitura de pressão do pressostato (de 4 ou 5 pinos) ou pelo transdutor de pressão (3 pinos), que ficam após o condensador, na linha de alta.Compressor Denso Scroll SCSB06C de 60 cilindradas e fluxo fixo / Condensador utilizado nos modelos Punto 1.4 8 VálvulasO filtro antipólen fica localizado atrás do porta-luvas. A sua troca é recomendada a cada seis meses ou anualmente, dependendo do uso.

Ele vem original de fábrica, com filtro com manta de carvão ativado, para atenuar odores externos.

Comentários