Oficina Brasil


Componentes e cuidados na manutenção do ar-condicionado do VW MAN 19.420 - Parte 2

O tamanho do veículo pode até assustar, mas a manutenção do sistema de ar-condicionado de um caminhão é até mais simples quando comparado com uma van que trabalha com maior quantidade de gás

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Continuando com a matéria sobre o sistema de ar-condicionado do caminhão Man, vamos abordar mais componentes que contribuem com o conforto oferecido aos motoristas que passam mais tempo dentro do caminhão do que em casa.

O filtro secador também fica em local de fácil acesso, bem ao lado dos filtros antipólen e tem funções importantes para o funcionamento do ar-condicionado:

1. Reter impurezas de desgaste dos componentes como o compressor.

2. Manter reserva de gás refrigerante para compensar a variação da rotação do motor, da temperatura ambiente e da quantidade de carga do gás, mantendo o fluxo contínuo.

3. Reter umidade presente no gás refrigerante, através de cristais higroscópicos. Esses cristais absorvem a água em circulação pelo sistema, evitando que, ao passar pelos pontos de baixa temperatura, venha a congelar, bloqueando o fluxo do gás.

O zeolito é usado como elemento dessecante, devido à polaridade iônica do gás R 134a estar bem próxima à da água em função da presença do hidrogênio na sua molécula. Na parte superior do filtro secador estão conectadas as mangueiras de entrada e de saída do gás refrigerante liquefeito.

Na conexão de saída está instalado o pressostato que monitora o fluxo do refrigerante e tem a finalidade de desligar a embreagem eletromagnética nas seguintes condições:

• Ocorrência de despressurização ou vazamento no sistema, impedindo que o compressor succione impurezas.

• Ocorrência de pressão acima do especificado para o sistema, evitando rompimento de conexões e mangueiras.

Para o pressostato ser ativado, é preciso atingir níveis críticos de pressão como:

Desliga por despressurização 2,0 +/- 0,2 bar,

Desliga por alta pressão 19,0 + 0,5 - 2,0 bar.

Como parte integrante do sistema de ar-condicionado, a válvula de expansão tem como finalidade dosar o fluxo de refrigerante a ser liberado para o evaporador, conforme as condições em que o veículo fica exposto:

• Temperatura ambiente;

• Variação da rotação do motor e consequentemente do compressor;

• Carga térmica no interior do habitáculo, em função da quantidade de ocupantes do veículo;

• Período em que o veículo esteve exposto ao sol.
O refrigerante líquido sob alta pressão chega à válvula de expansão, sendo forçado a fluir por uma passagem controlada por uma válvula de esfera, comandada pela ação de uma mola. 

Ao sair de forma pulverizada em função da restrição da passagem calibrada, encontra uma câmara de grande volume, sofrendo brusca queda de pressão, dando início ao circuito de baixa pressão.

Com a sucção do compressor, o gás refrigerante segue circulando pelo sistema, passando pelo evaporador, retirando o excesso de calor do ar existente no interior do habitáculo. À medida que vai absorvendo o calor do ar, o refrigerante tem sua temperatura aumentada, iniciando mais uma mudança de estado físico do fluido, que passa agora de líquido sob baixa pressão, para gás sob baixa pressão. 

Na saída do evaporador, já se encontrará na condição de 100 % gasoso.

A retirada de calor do ar interno faz com que a temperatura dentro do habitáculo caia para os níveis selecionados através do termostato. Um sensor térmico, construído em material de alto coeficiente de dilatação, instalado no interior do corpo da válvula, analisa o valor dessa temperatura e sofre uma dilatação correspondente, indo atuar sobre a mola da válvula de expansão, alterando a vazão de refrigerante pela passagem controlada da válvula.

Quando a temperatura ana­li­sa­da pelo sensor térmico for muito alta, significa que a quantidade de refrigerante que está passando pelo evaporador é insuficiente para absorver o calor no interior do veículo.

Nessa condição manterá a passagem totalmente aberta, dando vazão máxima ao fluxo do refrigerante.

Ao detectar queda na temperatura, o sensor se contrai, liberando a ação da mola, a qual fechará gradualmente a passagem, reduzindo o fluxo de refrigerante, evitando congelamento do sistema.

A válvula de expansão conta ainda com uma passagem de equilíbrio, que atua na compensação entre as pressões dos sistemas de alta e de baixa pressão, quando a válvula de esfera se fecha, ou na equalização da pressão residual quando o sistema é desligado.

O evaporador fica dentro da caixa de ar, atrás do painel do caminhão e para chegar até ele, será necessário remover o painel, isso vai dar um pouco de trabalho e é preciso ter a certeza que o defeito esteja nele.

O evaporador e o condensador têm a função de trocar calor, sendo que o evaporador retira o calor do ar existente na cabine do caminhão, para que seja dissipado no ar ambiente da parte externa do veículo através do condensador. A válvula de expansão está fixada na entrada do evaporador e na saída tem a mangueira de retorno do gás que vai para o compressor. 

Na parte elétrica do ar-condicionado temos o relé do compressor, que está localizado na unidade lógica ou LU, que garante a tensão elétrica necessária para o funcionamento da embreagem eletromagnética. Quando recebe o sinal positivo do interruptor do ar-condicionado, ativa seu circuito de comando e fecha contato para a alimentação positiva da embreagem, a alimentação do circuito é realizada através do fusível 6 de 10 amperes. Tem também o fusível 15, de 20 amperes, que alimenta e protege o sistema de controle do ar-condicionado da cabine e ventilação interna. 

O funcionamento do sistema de ar-condicionado depende de algumas condições: 

• O sistema de ar-condicionado funcionará com ou sem o acionamento do servomotor do recírculo.

• A embreagem eletromagnética só entrará em funcionamento se o interruptor do sistema de ventilação estiver na posição 1, 2 ou 3 e o interruptor do ar-condicionado na posição de acionado.

• O relê da ventilação, do compressor do ar-condicionado mais o seu interruptor, o termostato, o pressostato e a embreagem eletromagnética estão ligados em série.

Portanto, qualquer irregularidade em um desses componentes poderá resultar em não funcionamento do compressor. Para se evitar picos de tensão da embreagem eletromagnética do compressor do ar-condicionado, existe no chicote elétrico do motor um diodo polarizado. 

 

Comentários