Oficina Brasil


Como detectar as correntes de fuga de uma bateria (superficial ou por consumidores do automóvel)

Uma bateria descarregada nem sempre é decorrente da perda de sua eficência. Ela pode estar sendo “vítima” de uma fuga de corrente indevida, que precisa ser corretamente diagnosticada e sanada. Acompanhe as importantes dicas desta matéria

Compartilhe
Por Melsi Maran


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Testes de corrente de fuga da bateria por consumidores do automóvel - Este teste deve ser realizado toda vez que houver a reclamação de bateria descarregando depois do veículo parado por algumas horas, ou do dia para noite. O problema aparece normalmente quando o veículo sofreu algum sinistro que afetou os chicotes elétricos ou foi preciso desmontar circuitos elétricos e componentes. Mas tambem existem aqueles casos em que houve instalação de acessórios de forma errada ou curto-circuito em chavescabos elétricos e consumidores.

O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).

Antes de desligar o cabo negativo da bateria, certifique se de todos os consumidores estão desligados. Alguns sistemas de injeção levam até 10 minutos para se desligar.

Desligue o conector do interruptor do capô, pois ele pode interferir e o sistema de alarme não se desliga. Em seguida feche o carro no controle ou chave e ligue o amperímetro do multímetro em série com o borne negativo da bateria e o cabo negativo, conforme foto 3.

Obs: Gire o seletor do multímetro para a posição “A” de Ampère (Foto 2) e mude o cabo vermelho para a tomada de 10A ou 15A. Atenção, agora não se deve fazer ligação em paralelo com os cabos, vai queimar o fusível do amperímetro, ligar somente em série conforme figura. Ligue o cabo preto no borne negativo da bateria e o cabo vermelho no conector do cabo negativo.

Observe que após a ligação dos cabos pode aparecer uma leitura de consumo de corrente um pouco alta como mostra a figura I=0,769 A, mesmo com o veiculo trancado, isso porque o sistema de alarme ainda pode estar fazendo uma varredurano habitáculo pelo ultrasom.

Aguarde alguns segundos/minutos e o valor de corrente deve cair para aprox. I= 0,015A a  I=0,070A, ou seja, de 10 a 70 miliamperes, que são valores aceitáveis, dependendo do modelo e sistemas elétricos como rede can, multimídia, alarmes etc. 

Se o valor apresentado estiver acima de I=0,150A (150 miliamperes), algum consumidor pode estar ligado, em curto-circuito, cabos elétricos ou ligações erradas de consumidores.     

Exemplo de valor ideal I=0,068A (Foto 4). Para identificar o problema, ou o consumidor que está em curto, basta ir retirando um fusível de cada vez da central elétrica e verificando se a corrente cai no amperímetro. Quando a corrente cair verifique a qual circuito o fusível pertence e faça as inspeções e testes elétricos com o multímetro, como continuidade em relação ao positivo e negativo, nas chaves, consumidores e cabos.

Obs: É bom lembrar que alguns veículos perdem codificação de rádio e algumas configurações, como vidros das portas, e até injeção, quando desligar a bateria. Leia antes o manual do carro.

Teste de fuga de corrente superficial da bateria - Este teste é muito importante, mas muito desprezado pelos mecânicos/técnicos de reparação automotiva, e muito simples e rápido de ser efetuado com o multímetro.

A descarga superficial da bateria ocorre por sujeiras depositadas sobre a bateria, como a poeira da pista que pode conter residuos metálicos e outros condutores elétricos, resíduos e gases do compartimento do motor e a umidade e vapores ácidos emitidos pelos repiros da bateria.

Primeiramente posicione o seletor do multímetro em “V” de Voltímetro (Foto 5), em seguida verifique a posição dos cabos pretos na tomada comum e o vermelho na tomada de Volts, está agora preparado para medir tensões em corrente contínua.

Com o cabo preto apoiado no borne negativo da bateria, deslize a ponta metálica do cabo vermelho sobre a carcaça e verifique os valores de tensão no voltímetro, como mostra a Foto 6. No exemplo da figura esta bateria, embora não apresente visualmente depósitos de sujeiras, apresentou uma condutibilidade alta de U=5,49V, por resíduos ácidos e umidade.

Para neutralizar a ação do ácido sulfúrico, espalhe bicarbonato de sódio sobre a bateria e despeje água, aguarde alguns segundos e passe um pano seco para limpar (Foto 7). Deve se limpar também os terminais dos cabos de conexão, retirando os sais como azinhavre, que geram microfaíscas podendo provocar explosão da bateria.

Refaça o teste com o multímetro para confirmar a limpeza e neutralização dos resíduos condutores.

Verifique nesta medição após a limpeza que a condutibilidade elétrica caiu para U=0,001V (um milésimo de volt), a carcaça está limpa sem descargas superficiais (Foto 8).

Esta operação pode ser realizada periodicamente, quando o condutor transitar por pistas/solos que emitem elementos condutores pela aparência da bateria.

Obs: Para veículos modernos, recomenda-se ligar em paralelo no veículo uma bateria auxiliar antes de realizar o desligamento da bateria que será substituída. Este procedimento é importante para que as memórias das diversas unidades de comando dos sistemas eletrônicos do veículo não sejam afetadas. Caso estas memórias sejam apagadas, os procedimentos mais complexos de reconfiguração de alguns sistemas deverão ser executados pelo mecânico/eletricista.

 

Comentários